recepcionista de salão de beleza

5 Dicas para contratação de recepcionista.

Em um negócio de beleza, possuir uma recepcionista é essencial, pois além de ela cuidar da agenda, controlar o acesso de clientes, cuidar de prontuários e etc, é quem realizará contato com outros profissionais tendo acesso a telefones e e-mail, se tornando assim a responsável por toda a organização e controle de movimento, que interfere diretamente no lucro de seu negócio.

Para a contratação de uma recepcionista, além de buscar pelas qualidades necessárias, é preciso com que seu perfil de profissional combine com o salão de beleza, ela também precisa ser cordial, educada e atender com paciência e eficácia seus clientes, passando para as pessoas já de primeiro instante uma boa imagem de seu estabelecimento, pois será responsável pelo primeiro contato com todos os clientes.

Como pôde observar o papel do profissional da recepção é de extrema importância, portanto sua contratação exige algumas atenções e cuidados em saber distinguir profissionais capacitados para o cargo, pois de nada adianta seu estabelecimento oferecer um ótimo serviço se o atendimento deixa a desejar.

Veja aqui 5 dicas que poderão ajudar no momento de contratar recepcionistas para seu negócio de beleza.

  1. Trace um perfil e saiba as características indispensáveis

Como citado acima, a profissional para trabalhar com você primeiramente deve combinar com a personalidade do local, por isso definir um perfil é importante. Um exemplo que podemos dar é: Se o salão é frequentado apenas por mulheres é importante que a vaga seja especificamente para o sexo feminino, definindo faixa etária e preferências de suas clientes, se o estabelecimento for frequentado mais por senhoras, ficaria legal contratar alguém muito jovem? Questões desse tipo também fazem a diferença, mas nunca deixando de ter as características necessárias para a função, que exigem da profissional ser comunicativa, proativa, educada, onde saiba diferenciar simpatia de efusividade e intimidade, sendo sempre discreta, atenta, organizada e responsável.

  1. Peça indicações

Pergunte para pessoas que você confia, tais como seus familiares, amigos ou até mesmo aos clientes, que podem ter boas indicações conhecendo alguém com habilidades para a função de recepcionista, mas fique atento para que a proximidade e indicação não influenciem na hora de escolher a pessoa ideal, pois apenas o lado profissional importa no momento da contratação. Cuidar para que não contrate alguém onde futuramente possa lhe trazer dificuldades na hora de conversar, corrigir ou até mesmo demitir.

  1. Verifique os antecedentes e busque referências

Mesmo que o currículo da candidata lhe chame atenção, não deixe de buscar referências nos antigos empregos, mesmo se as experiências estiverem listadas em outras áreas.

Busque saber sobre a conduta, nível de atenção e comprometimento do profissional junto às empresas que já esteve. Se a profissional já trabalhou com caixa e movimentações financeiras, por exemplo, pergunte sobre isso para saber qual é a desenvoltura e capacidade da pessoa para lidar com dinheiro

Essas informações darão mais base para escolher quem irá trabalhar em seu estabelecimento

  1. Saiba os custos da contratação

Depois que já tiver estabelecido o perfil da recepcionista que imagina para seu negócio de beleza, busque saber os custos dessa contratação. O mais interessante é você contratar uma empresa de recrutamento e seleção, que irá trabalhar exatamente sobre o perfil que deseja, além de você ter o apoio de profissionais capacitados para isso que saberá definir se a profissional é adequada para vaga. Se você realmente optar por uma dessas empresas, elas geralmente cobram o valor de um salário do empregado contratado, mas é garantia que vale a pena, então pense nessa possibilidade como um investimento, não como despesa.

Verifique a média de salário que está sendo pago as profissionais deste cargo e quando contratá-la a primeira providência a ser tomada deve ser seu registro, mantendo sua situação legal em seu estabelecimento.

Esses procedimentos irão lhe gerar custos, principalmente junto ao seu contador, que será responsável pelo gerenciamento da área de recursos humanos.

Além de outros custos que não poderão ser negociados, como vale-transporte e vale-alimentação sem contar com os tributos que deverão ser pagos mensalmente como FGTS, que é calculado à razão de 8% do valor do salário da recepcionista .

Por esses motivos se atente a condições que se encontra antes de realizar um contrato, não se esqueça de que você tem algumas alternativas, caso a recepcionista não atenda os requisitos, ela deverá assinar um contrato experiência, com o prazo máximo de 3 meses, findos os quais você poderá demití-la sem qualquer custo indenizatório, e essa negociação poderá ser feita também com a agência de recrutamento, colocando uma cláusula no contrato para casos de não atendimento das necessidades.

  1. Deixe claro as condições de trabalho e esteja disposto a ensinar

Diga claramente qual será o salário, o horário de trabalho, como funciona o processo de trabalho no seu salão e então se houver algo que a candidata não goste ou concorde, esse será o momento para que desista da vaga, antes que seja feita toda a contratação e entrega de documentos, causando assim perda de tempo para os dois lados.

Saiba também, que mesmo a candidata possuindo experiências anteriores, você precisará mostrar como funciona alguns fatores de seu salão, como por exemplo, seu sistema, alguns procedimentos, se usa planilhas de gestão financeira já que a função dela será auxiliar no controle e etc.. Por este motivo você precisará ter paciência e saber que mesmo já tendo um caminho trilhado, cada local tem um ritmo diferente e é necessário tempo para que se acostume com a rotina, é legal que monte um manual de instruções com as tarefas do local, dessa forma ela ficará mais segura em realizar seu trabalho podendo aplicar seus conhecimentos.

Na recepção é o local onde tudo acontece, portanto seguir essas dicas e ser cauteloso durante a contratação é um processo necessário, é ali que se marcam os atendimentos, que sabemos que está dentro do salão, que estudamos o perfil de nossas clientes e onde também chegam as reclamações. Portanto ter uma pessoa preparada irá determinar muitas coisas sobre seu espaço, além de como já citamos antes, tornar boa a primeira impressão do local.

Este é o ponto primordial para seu negócio dar certo, portanto, invista, análise e seja criterioso sempre para que seu cliente se sinta satisfeito desde o primeiro momento fazendo com que ele volte sempre e ainda indique seus serviços, afinal, contratar pessoas despreparadas só irão lhe causar maiores prejuízos.

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