atendimento de clientes no salão de beleza

5 Regras fundamentais para o atendimento de seus clientes

Se você quer ter sucesso em seu negócio, um bom atendimento é necessário, pois ele faz toda a diferença no processo de decisão de compras e é o cartão de visita de seu salão. Todos sabem que o cliente sempre tem razão, por isso é preciso tomar cuidado para não estar entre os estabelecimentos que recebem reclamações pela falta de profissionalismo na hora do atendimento, sendo assim, possuir uma equipe bem preparada para isto é fundamental.

Deve-se ter a consciência que todos em algum momento passam por momentos desagradáveis, em um mercado vasto e que cresce cada vez mais é inevitável que não ocorra algumas situações bizarras no dia a dia, por isso ouvir os seus clientes é preciso, eles que contribuem para que seu negócio seja um sucesso e destacar-se é preciso levando excelência a cada detalhe.

Por esses motivos, separamos 5 regras fundamentais para o atendimento de seus clientes, veja abaixo quais dicas devem ser seguidas para que seu cliente saia sempre feliz com os resultados e satisfeito com o excelente atendimento.

  1. Seja gentil, simpática e educada

Na primeira impressão, o mínimo de gentileza e educação são essenciais. Um “Bom dia”, “Obrigado”, “Por favor” deve sempre estar presentes no vocabulário dos profissionais que lidam com o público, quem não se sente bem ao ser recepcionado por alguém simpático? Atender o cliente com um sorriso é uma forma de mostrar que serão bem tratadas no espaço. Verifique também se seus funcionários costumam ser cordiais durante o atendimento, pois dias ruins não podem interferir na experiência profissional do cliente. Hospitalidade é a palavra certa que deve estar presente no dia a dia, para a arte de receber bem.

  1. Seja um profissional ágil e não deixe o cliente esperando

Conhecer sua agenda e estar sempre atento a ela é preciso para que não ocorram desagradáveis situações com erros nos horários agendados, o que pode causar uma péssima impressão aos frequentadores do local. Não há nada mais desagradável que chegar no horário marcado e perceber que não será atendido por despreparo do salão ou dos profissionais, por isso horários marcados devem sempre ser respeitados, saber acompanhar o ritmo também é necessário e em caso de atrasos ou eventualidades sempre avise ao próximo agendamento, desta forma terá uma noção de quais serão os tratamentos realizados podendo oferecer uma recepção mais personalizada aos clientes na hora do atendimento.

Essas atitudes colaboram para sua credibilidade e mostra que seu estabelecimento se preocupa com quem o frequenta, além de que as pessoas têm pressa e a concorrência não para, por isso ser sempre ágil é estar sempre à frente.

  1. Atenção ao cliente e cuidado ao falar

O tom de voz também deve sempre se manter equilibrado, sem risadas muito altas ou gritos dentro do salão, pois um serviço não pode atrapalhar o outro que está sendo realizado e muito menos gerar incômodo em alguém. Ter cuidado com o que falar é preciso, evitando tratamentos forçados e infantis.

Quando alguém chega ao local deve ter toda atenção, é importante sempre avisá-lo quanto tempo falta para seu atendimento, oferecer entretenimentos como revistas, por exemplo, e manter uma conversa agradável. Essas atitudes sempre contribuem para estreitar o relacionamento.

  1. Lembre-se de que o cliente sempre tem razão

Evite fazer ar de desagrado quando o cliente não gostar de algum serviço. É preciso estar preparada para lidar com adversidades da melhor forma, identificando o que houve de errado para que não se repita em uma próxima vez.

Se colocar no lugar do cliente e buscar uma rápida solução para contornar o problema é preciso, sempre mantendo a calma e tratando do assunto com agilidade e simpatia, oferecendo até mesmo um novo tratamento grátis em caso de insatisfação com o serviço realizado anteriormente.

  1. Trate todos da mesma forma e tenha sempre atitude positiva

Você deve conhecer bem seus clientes e sempre evitar predileções, saber quem frequenta seu estabelecimento permitirá que ofereça benefícios a cada tipo de cliente, ninguém gosta de se sentir inferior ou menos “privilegiado” que o outro.

Evitar palavras negativas como “não” e “não sei” também é importante, pois clientes gostam de honestidade e informações precisas.

Sinta prazer em servir e seja apaixonado por lidar com pessoas, superando assim todas as expectativas e proporcionando boas experiências.

Saiba que o que foi citado acima não são dicas e sim regras, as use a favor de seu negócio, pois quando o cliente se sente bem, ele volta e lembre-se sempre que bom atendimento não está ligado somente à simpatia e cordialidade, é necessário saber as necessidades de seus clientes e proporcionar um ambiente acolhedor e de muita qualidade, por isso é preciso treinar, explicar e capacitar todos os profissionais. Risque de seu vocabulário palavras como: apatia, demora, descaso, desrespeito, ignorância e etc… Reflita como você pode melhorar e faça algumas ações. O relacionamento ao cliente deve ser uma prioridade para uma experiência única, pois relacionamento e atendimento é uma obrigação a todos!

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