E agora, quem convidamos?

O Dilema

Acabei de reformar meu salão de beleza. Ficou maior, mais confortável e agora tenho outras opções de serviços.
Consta em meu cadastro pouco mais de 12000 clientes, dos quais 3500 frequentaram o salão nos últimos 12 meses.
Vou fazer um coquetel de reinauguração. Quais clientes devo convidar?
a) Todas que frequentaram o salão nos últimos 6 ou 8 meses? ou
b) Somente as clientes que têm uma certa frequencia e com potencial de gastar mais?

A Solução

Sem sombra de dúvida a melhor solução é direcionar os convites a quem realmente interessa ao salão, ou seja, às clientes com maior potencial de aumentar seu faturamento. A questão é como fazer esta seleção.
Bem, para começar, precisamos saber a média de visitas e de gasto das clientes ativas nos últimos 12 meses:


Fig1


Agora temos que definir quem convidar…


Alem de artistas e jornalistas, vamos convidar todas as clientes que tenham visitado o salão pelo menos 4 vezes nos últimos 12 meses e que gastaram em média pelo menos R$ 50,00 por visita. Note que todas as clientes que frequentaram o salão gastaram R$ 72,83 em média por visita. Logo estaremos restringindo nossos convidados aos clientes fidelizados.
Veja como ficou parte da lista, aqui ordenada por valor de gasto:

Fig2

Aqui temos 774 clientes com grande possibilidade de comparecer ao seu coquetel. Você pode telefonar para cada um deles usando esta listagem, pode enviar um email ou torpedo (SMS) personalizado usando a mala direta. Sugiro solicitar “RSVP”!
Quanto ao design da mala direta, a organização e decoração do coquetel… Bem, vou aparecer pra tomar um drink!

Bons negócios!

Marcos Mascarenhas Torres
Diretor da Quorum Informática Ltda.
Idealizador do Sistema Graces