A trajetória depende do referencial

O que tem a ver o conceito de “referencial inercial”, de Galileu Galilei (1564-1642), considerado o pai da ciência moderna, com gestão de salões de beleza?

Supondo que você seja cabeleireiro ou um “hair stylist”. Um belo dia, você decidiu que teria um salão de beleza. Estudou, treinou, juntou-se aos melhores, aprendeu a profissão, viajou para conhecer vários salões e descobrir tendências e, com muito esforço, abriu seu salão! Você sabe quanto vale o seu trabalho.
E qual é o seu objetivo? Elevar a auto-estima de suas clientes, valorizando sua beleza.
Para isso, você deve conhecer cada uma delas, saber de suas preferências…

Agora se você é o administrador de um salão de beleza… Dedicou grande parte de sua vida estudando administração e trabalhando em vários processos gerenciais. Seu papel é o de proporcionar o melhor ambiente, com as melhores práticas, para que o cabeleireiro e toda a equipe possam realizar seu trabalho, pensando sempre no bem estar das clientes.

Duas pessoas com trajetórias deferentes, mas com o mesmo objetivo e, quase sempre com visões diferentes de como alcançá-lo. É aqui que entra o conceito de Galileu.
Acho que o cabeleireiro tem uma visão “geocêntrica” onde tudo ao seu redor gira em torno de si, enquanto o administrador tem uma visão “heliocêntrica” na qual tudo gira em torno do cliente. E isto faz toda a diferença!

Quanto vale um bom sistema de informação que auxilie no conhecimento de cada cliente, que saiba suas preferências, suas críticas, que se lembre de seu aniversário e se seu cafezinho é com açúcar ou adoçante, quais produtos prefere, quanto gastou no último trimestre?
Quanto vale um sistema que informe a qualquer momento como está a saúde financeira do negócio?

Depende do referencial!
Para o cabeleireiro, talvez não tenha tanta importância, porque ele é capaz de memorizar as preferências de sua cliente.
Para o administrador, o sistema é muito importante, porque é capaz de lembrar-se de imediato de todas as clientes de todos os profissionais do salão.

Marcos Mascarenhas Torres
Diretor da Quorum Informática Ltda.
Idealizador do Sistema Graces