As características de um funcionário 5 estrelas 

As empresas de todos os segmentos crescem ou fracassam por diversos motivos: falta de planejamento, economia, mercado, etc. Mas não se engane, em todos os casos, existe um fator preponderante, capaz de determinar o rumo de todas as organizações: seus funcionários. 

Uma empresa é um aglomerado de pessoas organizadas em uma hierarquia, onde a competência e o comprometimento de cada um vai determinar o sucesso ou não dos serviços ali executados. Mas na era moderna de trabalho, não é nada interessante ter funcionários “automáticos” trabalhando em sua empresa. É preciso que os colaboradores tenham em mente que são peças fundamentais para o funcionamento do negócio, e que podem contribuir com mais do que apenas sua força mecânica de trabalho. É preciso encorajar ideias, soluções, e acima de tudo, crescimento. As características que transformam o funcionário regular em um colaborador excepcional vão além do conhecimento técnico, e têm mais a ver com comportamento humano. 

COMO MANTER SUA EQUIPE SEMPRE CAPACITADA

Gostar do que faz 

É bastante claro que quanto mais alguém gosta de seu trabalho, mais chances essa pessoa tem de executar um serviço melhor. Mas gostar do que faz vai além do simples gosto pelas tarefas, é gostar do ambiente, dos desafios e de todos os níveis que compõem o sucesso do negócio. É colocar no relacionamento com os clientes uma dedicação especial, pensando no todo. 

Atitude e autonomia 

Obviamente para a organização se manter dentro de um negócio, é preciso respeitar os níveis hierárquicos, mas isso não significa que o funcionário não pode ter a proatividade de indicar soluções ou mesmo assumir certas responsabilidades. 

Quando um colaborador veste de fato a camisa do seu trabalho, a empresa tende sempre a ganhar. É como um time, onde todos os jogadores precisam cooperar para um bem maior, e sempre que algum não o fizer, os outros acabam pagando o preço. Além de tudo, esse tipo de atitude gera confiança e tranquilidade aos líderes, que sabem que quando precisarem que um funcionário lide com alguma situação no lugar deles, saberão exatamente a quem confiar tal tarefa. 

Ambição, sem ganância 

O trabalho duro sempre gera recompensas, e líderes de verdade sabem reconhecer quem as merece. E o ideal é que o funcionário sempre busque uma colocação melhor dentro do trabalho, e se esforce pra isso, ambicione seu crescimento. A palavra ambição é geralmente interpretada como uma coisa ruim, mas não é, de forma alguma. Desde que seja de forma honesta e digna, lutar para crescer e mirar no crescimento profissional é o que realmente se espera de um bom funcionário. Na verdade, é a ganância que mata o potencial de um bom profissional. é preciso ter foco em seu crescimento pessoal e profissional, evitando a armadilha de desejar ou até planejar o fracasso do próximo para se beneficiar. 

Humildade 

Pode parecer que não, mas é bem normal errar no trabalho, seja na execução de algum serviço ou em uma informação equivocada. O mais importante nesses casos não é se cobrar para não errar mais, mas sim ter a sabedoria para absorver a situação e aprender algo com isso, reconhecendo suas limitações e trabalhando para superá-las. Além disso, é preciso ter a consciência de se manter humilde quanto ao seu sucesso, sem diminuir ou desprezar ninguém, reconhecendo o valor de todos. 

Positividade 

Por fim, a última característica capaz de transformar um funcionário em um verdadeiro colaborador é a positividade. Em qualquer ramo haverão problemas, imprevistos e situações complicadas, e a empresa não precisa de alguém que só enxergue o lado ruim de tudo. Para enxergar as soluções, é necessário prestar atenção nas possibilidades e ser positivo sobre os caminhos a serem tomados. Isso realmente agrega valor à equipe e aumenta o espírito de coletividade. 

Como já dito anteriormente, o que faz um funcionário ser indispensável à uma empresa vai além de suas qualificações profissionais. Diplomas são importantes, mas o engajamento é que vai destacar os funcionários chaves de um negócio. 

TAGS: 5 estrelas | blog | diplomas | funcionario | positividade | potencial | recompensas | time | trabalho |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *