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5 dicas para você ser um(a) chefe nota 10

Por Graces | Em 13 de setembro de 2017

Possuir um negócio próprio não é algo simples. São diversas variáveis que os empreendedores têm que levar em conta no momento de realizar a gestão, já que absolutamente tudo deve passar por sua mão.

Cuidar da parte financeira, realizar promoções para garantir a rotatividade de clientes, zelar pela limpeza e pela manutenção dos equipamentos e da infraestrutura e estar em constante relacionamento com os clientes são apenas algumas das variáveis.

No entanto, um dos aspectos da gestão mais desafiadores e de grande importância para qualquer negócio é como manter os funcionários sempre motivados.

Quando falamos em salões de beleza e clínicas de estéticas, este desafio é ainda maior, pois muitos dos funcionários trabalham em esquemas diferenciados, com seus próprios produtos e equipamentos e com suas próprias clientes.

Assim, surge a pergunta: como ser um chefe melhor e fazer com que meus funcionários estejam sempre motivados? É isso o que você irá descobrir através das 5 dicas abaixo.

 

1 – Seja humano

Muitas vezes, pelo estresse do dia a dia ou simplesmente pela personalidade em si, muitos chefes se esquecem que, mais que funcionários, as pessoas que integram sua equipe são seres humanos e devem ser tratados como tal.

Ser humano significa aceitar e respeitar as particularidades de cada um, reconhecer os pontos fortes e tentar melhorar os pontos fracos, não gritar ou chamar atenção no meio de outras pessoas. Significa tratar todos com o respeito que lhes são de direito.

 

2 – Delegue

Um dos maiores problemas de micro e pequenas empresas, caso da grande maioria dos salões e clínicas de estética do Brasil, é a falta de habilidade que o gestor tem em delegar. Aliás, essa é uma das principais causas de falência de pequenas empresas no Brasil.

Por isso, não tenha medo do erro alheio. Ao invés de centralizar todas as decisões e tarefas em suas mãos, deixe que outras pessoas as assumam. Dessa forma, ao mesmo tempo em que você alivia a pressão sobre você, faz com que as outras pessoas se sintam valorizadas pela responsabilidade dada.

 

3 – Tenha ética

O chefe deve servir de exemplo para os funcionários, por isso a ética é fundamental. Trate as pessoas com respeito, independente de raça ou classe social. Não fale mal de ninguém pelas costas. Ninguém pode ser perfeito, mas é possível melhorar a cada dia.

 

4 – Tenha metas e objetivos alinhados

Dentro de um salão de beleza ou qualquer outro estabelecimento com profissionais autônomos, este ponto é muito importante, e os pontos explicitados acima contribui diretamente para seu sucesso. Converse, explique, ajude e faça tudo o que estiver ao seu alcance para que os objetivos pessoais e profissionais de seus funcionários estejam alinhados com os objetivos da empresa.

 

5 – Aposte no feedback

O retorno é uma das melhores ferramentas para melhoria, por isso não tenha medo de falar com sua equipe sobre os erros e acertos cometidos. Tenha em mente e faça com que sua equipe entenda que o erro faz parte de qualquer atividade profissional e representa uma oportunidade de aprimoramento. E sempre, é claro, reconheça os acertos.

 

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