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Como lidar com profissionais estrelas no salão?

Por Graces | Em 4 de setembro de 2017

Muitos donos de salões de beleza têm algum tipo de reclamação sobre um cabeleireiro estrela, com ego elevado e que tem dificuldade em receber comandos. Em geral isso acontece quando um profissional começa a se destacar dos demais, se tornando popular entre os clientes e se tornando relevante para o faturamento.

Essa ascensão pode tornar o cabeleireiro uma estrela das tesouras, elevando suas melhores qualidades profissionais, mas também a soberba. E o que parece ser positivo, com o aumento da procura e retorno financeiro, pode ser fatal para a harmonia da equipe e a saúde da empresa no futuro.

O ego que prejudica a equipe e o salão

A conquista de espaço e valorização do trabalho é desejada em qualquer profissão, principalmente quando o ramo é a beleza. Tudo começa com o elogio de clientes e aumento da procura, que culmina com promoções salariais e até convites para trabalhar na concorrência.

Tudo isso é muito saudável, tanto para o profissional quanto para o salão onde trabalha, o problema é quando a humildade vai dando espaço para a arrogância e o ego inflamado. Dessa forma, o profissional passa a pensar nele e em suas necessidades, em detrimento da equipe ao seu redor e no próprio local de trabalho, tudo para ser o centro das atenções.

Os primeiros sinais são reconhecidos pela equipe, que logo percebem que tudo o que o “cabeleireiro estrela” faz é melhor do que os outros. Em seguida, os próprios clientes também percebem e podem reagir de diversas formas, inclusive se afastando do salão.

Em situações críticas, o profissional estrela menospreza tudo que vem dos demais, não aceitando comentários, sugestões e críticas, tornando a convivência insustentável e insuportável.

É difícil lidar com um profissional quando chega ao sucesso, já que qualquer atitude para controlá-lo pode acarretar em outras interpretações como inveja do sucesso e medo de que ele tome a clientela. Mas o gestor precisa estar atento aos primeiros sinais e agir para que ele não chegue a situações graves.

O salão de beleza é uma empresa e precisa estar atento a harmonia de seu time, consciente que uma atitude crítica como essa pode impactar nos seus resultados. Conversar diretamente com o profissional que apresenta essas atitudes arrogantes pode ajudar a lhe dar consciência sobre seu comportamento, mas tudo dependerá da forma como ele receberá esse feedback.

Como identificar e controlar as estrelas

Nem todos os profissionais que se destacam pela qualidade do seu trabalho, elevam suas piores características. Boa parte deles mantém a humildade e a vontade de continuar crescendo e estudando, além de ter respeito por todos ao seu redor.

Embora alguns profissionais comecem do nada, após muitas dificuldades financeiras e familiares, isso não justifica atitudes de arrogância. Logo, não há um perfil capaz de identificar que profissional pode apresentar essas atitudes negativas a partir do seu sucesso.

Não é possível prever, mas os donos de salão podem realizar constantes treinamentos desde o início da carreira do funcionário, com foco em colaborar com a equipe, manter boas relações interpessoais e ter o direcionamento em elevar o padrão e a qualidade do salão. Dessa forma, o profissional pode ter uma estrutura ideal para ascender profissionalmente, sem esquecer que faz parte de uma equipe.

Mas não basta só treinar, é preciso colocar em prática a ideia de equipe e de colaboração. Privilegiar possíveis estrelas pode ser fatal para os outros funcionários, que se sentiriam preteridos e reagiriam negativamente. Para driblar situações como essas, o salão pode proporcionar planos de carreira para seus funcionários, para que se sintam motivados a conquistar uma melhor posição e retorno financeiro.

Ter uma ou mais estrelas no salão faz bem para os negócios, pois são eles os grandes motivadores da renovação de clientes e capazes de colocá-lo no topo dos melhores. Se bem trabalhados desde o começo, assim como toda a equipe, poderão ser os melhores colaboradores para o crescimento e desenvolvimento do salão.  

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