Aprenda a aplicar o marketing de relacionamento

Todo início de negócio é recheado de contratempos e dificuldades, o que é considerado como algo normal. Uma das maiores dificuldades no início de um empreendimento é a conquista de clientes, que devem ser “seduzidos” pela empresa.

Para ajudar na conquista de novos clientes, é necessário uma série de estratégias, como propaganda, campanhas e divulgação, isso sem mencionar o mais óbvio: a qualidade do serviço.

Contudo, muitos especialistas em negócios e empresas concordam que o processo de manter clientes é mais difícil e complexo do que conquistar clientes.

Para ajudar a manter clientes fiéis, objetivo de suma importância no ramo de salões de beleza e barbearia, é necessário desenvolver algumas estratégias. É justamente para isso que serve o marketing de relacionamento.

 

O que é marketing de relacionamento?

As estratégias de marketing de relacionamento consistem em uma série de ações com o objetivo de manter os clientes próximos, o que acaba fazendo toda a diferença perante a uma concorrência que acaba pecando pela repetição de produtos e serviços.

Manter os clientes sempre interessados e satisfeitos mantém a fidelidade, o que garante uma auto divulgação da empresa, que se beneficia com o “boca a boca”, que por si só, é considerada a melhor e mais eficiente estratégia de marketing existente.

A base do marketing de relacionamento é a capacidade de conhecer os perfis de clientes, que podem ser bastante distintos. Dessa forma, a segmentação, que é uma tendência principalmente no mercado da beleza, se faz importante para um planejamento de marketing de relacionamento, pois conhecer o público-alvo de sua empresa é o primeiro passo para poder começar a desenvolver as estratégias de fidelização.

Também existem casos específicos de clientes únicos, que necessitam de estratégias especificas, pois muitas vezes, um único cliente satisfeito, é suficiente para trazer um grande aumento no fluxo de novos clientes, mas para se encontrar esse indivíduo, é necessário entender como funciona cada cliente.

 

Colocando em prática:

As estratégias de marketing de relacionamento são inúmeras e sua utilidade e funcionalidade podem variar de acordo com cada situação, sendo tudo muito relativo.

Contudo, em qualquer segmento, o mais importante e a base da qualidade é o atendimento, que continua sendo a alma do negócio. De nada adianta atrair o público e tentar mantê-lo de diferentes formas possíveis, pois nenhuma estratégia supera um atendimento de qualidade.

Por isso é importante que a administração e demais colaboradores de uma empresa desempenhem o melhor possível para oferecer o melhor atendimento, que muitas vezes pode ser até mais importante para os clientes do que os valores cobrados pelos serviços.

Com o atendimento de qualidade se tornando rotina, outras estratégias podem ser cogitadas e colocadas em prática.

 

  • Programas de fidelidade: Consistem uma estratégia até simples é muito comum em diversos segmentos. Trata-se da elaboração de prêmios e benefícios para clientes que retornarem ao estabelecimento mais de uma vez, fazendo com que impulsione fidelidade ou ao menos a curiosidade de retornar sempre que possível.

 

É importante definir como vai funcionar esse sistema de premiação e quais serão os possíveis prêmios, que podem variar do perfil e do interesse dos clientes, assim como do segmento do estabelecimento.

  • Redes Sociais: A interação e o contato através das mídias sociais são quase que indispensáveis hoje em dia, e trazer essa interação para as estratégias de marketing de relacionamento através de páginas, blog e canais no Facebook, Instagram e YouTube, funcionam como uma janela entre empresa e cliente, onde são transmitidas informações de forma mais interativa e fácil possível.

Tudo na internet funciona de forma imediata e instantânea, e qualquer informação impulsionada por essas mídias, logo estará disponível para os clientes, isso proporciona a divulgação imediata necessária para satisfação do cliente.

Quando um cliente tiver alguma dúvida sobre alguma informação postada na página do Facebook, por exemplo, basta responder na hora, de forma rápida e instantânea, evitando assim a burocracia do e-mail ou da ligação. Em caso de informações mais pessoais, é possível utilizar os modos de chat particular disponível em quase todas as mídias sociais.

O importante é sempre manter essas mídias atualizadas, com informações, posts e notícias. Caso nenhuma informação ou noticia relevante esteja disponível, essas atualizações podem ser feitas no formato de postagens de curiosidades, como fotos, vídeos ou textos informativos, o que também funcionam perfeitamente no formato de blog.

 

  • Atendimento personalizado: Por mais que a interação em mídias sociais permita um maior contato geral com todos os clientes ao mesmo tempo, o atendimento individual também se faz necessário, pois assim a empresa transmite uma sensação de exclusividade para o cliente.

 

Um bom exemplo são as formas de lembranças de aniversário, que podem ser no formato de uma simples mensagem de parabenização, até mesmo brindes e descontos especiais exclusivas para o dia do aniversário.

Para um atendimento personalizado, deve-se fazer o oposto do que é proposto pelas estratégias de mídias sociais, a dica aqui é enviar e-mails, telefonemas e mensagens privadas que devem ser encaminhadas de forma particular, sem expor a imagem do cliente na internet.

Mensagens privadas podem ser utilizadas para divulgação de promoções especiais, que podem ser enviadas para clientes específicos, como por exemplo, tratamentos promocionais para cabelos crespos, que, caso a divulgação seja feita em uma mídia social compartilhada, terá um alcance muito grande, mas por se tratar de uma informação segmentada, seria interessante que ela fosse divulgada apenas com os clientes que possuem esse mesmo interesse, de forma que o impacto seria direto no público alvo.

Marketing de relacionamento consiste basicamente por conhecer bem os clientes e saber o máximo de informação possível sobre cada um.

Armazenar essas informações na memória é impossível, tendo em vista a quantidade de clientes do estabelecimento. Anotações em papel também podem ser complicadas, pois é uma forma trabalhosa e muitas vezes o papel pode se perder.

O ideal é sempre optar por sistema de administração de salões de beleza, que podem armazenar informações sobre todos os clientes através de uma gestão online, o que facilita para conhecer melhor cada cliente.

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