O fim de um ano e um começo de um novo são momentos não apenas de transição de calendário. Datas como essas são marcadas por novos planejamentos de vida, quando as pessoas estabelecem o novas metas e objetivos para seguirem no novo ano que se inicia, seja uma mudança de vida, conquistas materiais ou sonhos.
Essa prática é válida e costuma funcionar para muitas pessoas que desejam se renovar a cada ano que passa. No entanto, o hábito de se renovar não pode ser aplicado única e exclusivamente para a vida pessoal de cada pessoa, já que a vida empresarial também tem muito a ganhar com renovações.
No caso de salões de beleza, mesmo que renovações não sejam aplicadas à empresa, pelo menos se faz necessário um planejamento, que vai funcionar como orientação por todo o ano.
Para ajudar a montar um bom planejamento anual, selecionamos algumas dicas:
Olhe para trás:
Antes de dar início ao planejamento do ano, é sempre bom fazer uma retrospectiva do ano que está acabando, de forma a entender melhor os erros e os acertos do passado.
Muitas das estratégias de trabalho que funcionaram, podem continuar ou evoluir, enquanto que os erros podem ser corrigidos ou amenizados, servindo assim de aprendizado.
Uma análise retrospectiva é bem útil e funciona como uma espécie de diagnóstico comparativo da empresa, estabelecendo o status em que o empreendimento se encontra até aquele momento.
Essa análise consiste basicamente por levantar o maior número de dados possíveis, como funcionários contratados, despesas a mais, projetos concluídos, equipamentos adquiridos, possíveis calotes, adiantamentos de salário, número de clientes e atendimentos.
Todos os dados levantados podem servir de comparativo para se desenvolver o planejamento do próximo ano.
Planeje os gastos:
Assim como em qualquer outra empresa, o controle de gastos é fundamental dentro de um salão de beleza, por isso é importante utilizar todos os dados disponíveis para ajudar no planejamento do ano.
Um salão de beleza exige gastos com produtos e equipamentos, portanto, é uma boa dica analisar quais os produtos mais utilizados ou mesmo aqueles que poderiam ter se esgotado, pois são esses que devem ser adquiridos em maior quantidade e comprados pelos melhores preços.
Planeje os investimentos:
A parte mais importante de um planejamento anual certamente é o planejamento de investimentos, pois investir no próprio salão é fundamental a cada ano.
O primeiro passo é cogitar as possibilidades financeiras e ter uma noção de quanto será possível gastar em investimento. É importante que os objetivos sejam possíveis dentro dos limites e possibilidades do estabelecimento, pois de nada adianta sonhar alto e não ter como realizar.
O segundo passo é analisar também quais as prioridades do estabelecimento, pois nem tudo poderá ser feito em apenas um ano. Quanto menos prioridades, melhor, pois, como o próprio nome sugere, prioridade é apenas uma, no máximo duas. Dessa forma, o salão vai crescer aos poucos, sem pressa, e principalmente sem dívidas.
O planejamento de investimentos será como um guia, especificando todos os processos a serem realizados, portanto é necessário montar um plano de ação, que vai detalhar não apenas quais são os objetivos, mas também a forma de alcançá-los, os possíveis valores de custo, a quantidade de materiais, tudo deve ser bem explicado no plano de ação, quase como um planejamento a parte.
Fique atento aos resultados:
É fundamental se atentar ao andamento das finanças e ter ciência de tudo o que está sendo realizado em investimentos e processos.
É muito comum que as pessoas montem o planejamento anual e com o passar do ano, acabam esquecendo e deixando de lado tudo o que havia planejado. Esse é um erro comum, mas perigoso.
O ideal é sempre consultar o planejamento sempre que for tomar qualquer decisão estratégica dentro da empresa.
A melhor estratégia é consultar o planejamento quase que diariamente, ou pelo menos uma vez por semana, só para verificar se todos os objetivos estão sendo alcançados.
Fazer reuniões semanais com os funcionários também é uma boa dica para manter o planejamento anual em evidência durante o decorrer do ano.
Se prepare para os obstáculos:
Nem o planejamento mais cuidadoso está livre de contratempos inesperados, portanto é necessário estar preparado para todo o tipo de problema que pode vir a acontecer durante o ano, como assaltos, fenômenos naturais que podem danificar o estabelecimento, ou mesmo a demissão inesperada de funcionários.
Nem todo tipo de problema pode ser resolvido com dinheiro, mas é importante, dentro das possibilidades de cada estabelecimento, manter um dinheiro reservado para emergências.
Esteja aberto a sugestões:
Se reunir com a equipe de colaboradores e manter todos os funcionários cientes do planejamento é uma boa estratégia para um começo de ano. Também é importante que essas reuniões sejam acompanhadas por sugestões dos funcionários.
Já que o ambiente de trabalho pertence a todos, portanto todos têm o direito e o dever de sugerir possíveis mudanças e melhorias no estabelecimento.