Um salão de beleza não é apenas um negócio voltado aos serviços, mas um local onde se trabalha a autoestima das pessoas, permitindo que elas se sintam felizes e a vontade com o próprio corpo. Trata-se de uma grande responsabilidade e que pode ser utilizada favoravelmente, com as ferramentas certas.
Como muitos salões são administrados pelos responsáveis diretos dos serviços prestados, em geral um cabeleireiro que é referência no mercado, a área gerencial pode ficar fragilizada. O gestor de um salão precisa estar atento as tendências, a concorrência, ao marketing, a relação entre a equipe, o estoque e as finanças, onde a falha num desses setores pode causar danos e prejuízos ao conjunto.
Com a quantidade de informações disponíveis na internet, deixar escapar a oportunidade de ter um negócio de sucesso é lamentável. Inclusive, os livros podem ser excelentes professores e dar dicas valiosas para tocar o salão de forma impecável.
Para ajudar, selecionamos livros relevantes sobre o assunto, feitos para quem quer obter mais informações e conquistar o sucesso do seu salão de beleza:
1 – Beleza, Um Bom Negócio: Experiências bem sucedidas na gestão de salões de Rudi Werner
A rede de salões Werner Coiffeur é um grande sucesso e se iniciou a partir do nome de seu dono, Rudi Werner, referência como profissional de beleza. No livro, o autor ajuda o leitor a organizar e administrar seu salão, seguindo sua própria experiência de empreendedorismo e talento.
O livro é ótimo não só para gestores de salão de beleza, mas também para os profissionais da área.
2 – Gestão de Salões de Beleza de Maria Sueli Mendonça
O livro demonstra com detalhes, como é a rotina administrativa de um salão de beleza, dando dicas muito eficientes para otimizar as tarefas. Desde aspectos legais até o atendimento ao cliente, o livro passa sobre todos os processos de um salão de beleza.
3 – Coiffeur Manager: Como ter um salão de sucesso do consultor e escritor Zeno Sanches
Para fazer o livro o autor fez uma longa e profunda pesquisa em salões de beleza do país, para identificar as principais dificuldades gerenciais do ramo. O resultado foi um livro excelente para orientar profissionais a superar as dificuldades, com dicas simples e valiosas.
4 – Administrando o salão de beleza e clinicas de estética de Milton Aquino
O texto indica uma administração inovadora para ter um negócio diferenciado e bem sucedido. O autor faz um apanhado dos erros mais comuns na administração dos salões e propõe soluções criativas e práticas para dar um upgrade.
5 – 60 Ideias de Marketing específico para salões de beleza e estética de Milton Aquino
É um livro dentro de um CD com textos em PDF e que propõe ao leitor 60 ideias de marketing para serem usadas em salões de beleza. As propostas ajudam os gestores e, consequentemente, os clientes também. Tudo bem simples e comprovadamente eficaz.
6 – Estratégias de Negócios para salões de beleza e SPAs de Janet M. D´Angelo
O foco é empreendedores de salões e SPAs, com textos didáticos e que dão o passo a passo desde o planejamento do negócio, sua montagem até a forma como é administrado, seu marketing e a fidelização de clientes.
7 – Salão de Beleza: Organização e Gestão do Trabalho do SENAC
Feito para empreendedores e para tirar as suas principais dúvidas, tem um bom foco em marketing e em técnicas para montar estratégias eficazes.
Receba nossas dicas pelo e-mail e faça o download de nosso e-book “Como Gerenciar a Equipe do seu Negócio de Beleza”, basta se cadastrar!