Possuir um negócio próprio não é algo simples. São diversas variáveis que os empreendedores têm que levar em conta no momento de realizar a gestão, já que absolutamente tudo deve passar por sua mão.
Cuidar da parte financeira, realizar promoções para garantir a rotatividade de clientes, zelar pela limpeza e pela manutenção dos equipamentos e da infraestrutura e estar em constante relacionamento com os clientes são apenas algumas das variáveis.
No entanto, um dos aspectos da gestão mais desafiadores e de grande importância para qualquer negócio é como manter os funcionários sempre motivados.
Quando falamos em salões de beleza e clínicas de estéticas, este desafio é ainda maior, pois muitos dos funcionários trabalham em esquemas diferenciados, com seus próprios produtos e equipamentos e com suas próprias clientes.
Assim, surge a pergunta: como ser um chefe melhor e fazer com que meus funcionários estejam sempre motivados? É isso o que você irá descobrir através das 5 dicas abaixo.
1 – Seja humano
Muitas vezes, pelo estresse do dia a dia ou simplesmente pela personalidade em si, muitos chefes se esquecem que, mais que funcionários, as pessoas que integram sua equipe são seres humanos e devem ser tratados como tal.
Ser humano significa aceitar e respeitar as particularidades de cada um, reconhecer os pontos fortes e tentar melhorar os pontos fracos, não gritar ou chamar atenção no meio de outras pessoas. Significa tratar todos com o respeito que lhes são de direito.
2 – Delegue
Um dos maiores problemas de micro e pequenas empresas, caso da grande maioria dos salões e clínicas de estética do Brasil, é a falta de habilidade que o gestor tem em delegar. Aliás, essa é uma das principais causas de falência de pequenas empresas no Brasil.
Por isso, não tenha medo do erro alheio. Ao invés de centralizar todas as decisões e tarefas em suas mãos, deixe que outras pessoas as assumam. Dessa forma, ao mesmo tempo em que você alivia a pressão sobre você, faz com que as outras pessoas se sintam valorizadas pela responsabilidade dada.
3 – Tenha ética
O chefe deve servir de exemplo para os funcionários, por isso a ética é fundamental. Trate as pessoas com respeito, independente de raça ou classe social. Não fale mal de ninguém pelas costas. Ninguém pode ser perfeito, mas é possível melhorar a cada dia.
4 – Tenha metas e objetivos alinhados
Dentro de um salão de beleza ou qualquer outro estabelecimento com profissionais autônomos, este ponto é muito importante, e os pontos explicitados acima contribui diretamente para seu sucesso. Converse, explique, ajude e faça tudo o que estiver ao seu alcance para que os objetivos pessoais e profissionais de seus funcionários estejam alinhados com os objetivos da empresa.
5 – Aposte no feedback
O retorno é uma das melhores ferramentas para melhoria, por isso não tenha medo de falar com sua equipe sobre os erros e acertos cometidos. Tenha em mente e faça com que sua equipe entenda que o erro faz parte de qualquer atividade profissional e representa uma oportunidade de aprimoramento. E sempre, é claro, reconheça os acertos.
Ficou interessado e quer mais dicas para fazer seu salão ou clínica de estética crescer cada vez mais? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todos nossos conteúdos.