Campanhas e Promoções para o Dia dos Pais

Algumas datas comemorativas ao longo do ano têm o papel de aquecer o mercado, e funcionam para os mais variados públicos e serviços. O Dia dos Pais é uma data que acaba restringindo um pouco o mercado, não para quem procura, mas para quem vende produtos ou serviços. No caso das barbearias, é ainda mais difícil preparar promoções atrativas e com visibilidade suficiente para impactar clientes recorrentes e clientes novos. Isso porque é muito difícil criar promoções que realmente tenham potencial no improviso, sem um planejamento prévio.

Para montar adequadamente uma promoção, um dos primeiros passos é estabelecer o resultado esperado para essa ação. Você pode querer aumentar as vendas, ou aumentar a carteira de clientes, e a sua estratégia vai depender essencialmente dessa escolha/necessidade.

Desconto para Pai e Filho

Algumas promoções têm em sua montagem o potencial de cumprir os dois propósitos citados mais acima. Nesse caso específico, a promoção cederia um desconto no corte de cabelo ou barba do pai no caso de corte do filho. Ou seja, o filho corta o cabelo, e o pai ganha uma porcentagem de desconto em seu corte. A porcentagem desse desconto, é claro, fica a seu critério, mas o importante desse tipo de promoção é a função dupla que acaba cumprindo: aumento nas vendas, já que de certa forma, é um “pacote duplo”, e o aumento da carteira de clientes, já que certamente os serviços da barbearia serão apresentados a pais e filhos. Funciona também para estabelecer um clima mais descontraído e de certa forma familiar no estabelecimento.

Desconto em produtos

Essa promoção depende de um acordo com os seus fornecedores, e fica um pouco mais fácil se alguns deles produzirem de forma artesanal, pois isso pode baratear o preço final. Conseguindo essa parceria, você pode oferecer um pacote com um corte completo (cabelo e barba) e uma pomada para os cabelos, por exemplo, tudo por um preço mais em conta.

Nesse caso, o que cresce é o número das vendas, e possivelmente a longo prazo, já que muitos desses clientes serão apresentados a esse produto pela primeira vez, e se gostarem, tendem a voltar a comprar. Talvez, esse formato não tenha potencial para alavancar as vendas, mas pode gerar um crescimento que se mantém para além da data comemorativa.

Brindes

Outra boa forma de conquistar e manter clientes é distribuir brindes. É uma estratégia mais simples do que as anteriores, mas não menos funcional. Pense em todos os produtos que você vende em sua barbearia, defina um que gere interesse e tenha um custo mediano, e dessa forma, você pode garantir bons brindes. Além do exemplo da pomada (que é inviável pelo custo mais elevado), é possível oferecer, por exemplo, cerveja de brinde por um corte completo, e a tabela pode ir aumentando gradativamente, dependendo dos serviços oferecidos no seu estabelecimento. Isso além de melhorar a experiência, aumenta o valor agregado dos seus serviços.

Desconto duplo

Seguindo moldes parecidos com o primeiro modelo de desconto, nessa versão o desconto atinge pai e filho. 10, 15, 20 por cento, fica a seu critério, mas estabelecer essa relação familiar como condição para a promoção ajuda inclusive a reforçar esse vínculo. A vantagem é que nesse molde, fica um pouco mais fácil adicionar algum brinde mais simples. Descontos e brindes têm o poder de atrair a atenção, invariavelmente, o importante é entender o seu público e saber qual desconto e qual brinde irá atraí-lo de forma mais rentável.

Ainda dá tempo de montar a sua promoção ideal e aproveitar a data da melhor maneira possível. Não esqueça de usar as redes sociais para alavancar seus resultados, e celebre não só o Dia dos Pais, celebre seus resultados.

Acompanhe em nosso blog dicas de promoções e divulgação para seu negócio de beleza que podem ser usadas o ano todo: http://graces.com.br/como-aumentar-o-numero-de-clientes-do-seu-salao/

TAGS: barba | barbearia | cabelo | campanhas | clientes | descontos | dia dos pais | estrategias | promoção | promoções | público | salão de beleza | vendas |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *