Comece a planejar as promoções de fim de ano

24, seja pelo movimento que trazem ou pela simples sazonalidade dos produtos que oferecem. No caso de salões de beleza, barbearias e afins, acaba sendo um desafio saber o que oferecer aos clientes nessas épocas.

Como já dissemos em outras matérias neste blog, o planejamento é essencial para qualquer tipo de ação comercial, e nesse caso, planejar antecipadamente aumenta e muito as chances de obter sucesso e público para cada uma dessas promoções.

Porém, o que mais afeta a potência dessas ofertas é a criatividade na hora de criá-las. Como se destacar em meio a tantas outras opções no mercado?

Acima de tudo, o que vai determinar a linha a ser seguida para a criação da promoção é o entendimento do seu público e de seus serviços. Saiba, antes de mais nada, qual serviço prestado por você gera mais resultado, qual têm mais procura e quais os perfis dos seus clientes.

Compreendendo esses fatores, podemos partir para os passos seguintes no caminho para a estratégia perfeita para o seu negócio.

Defina as datas

Nem todas as datas comemorativas conseguem atender as necessidades do seu negócio de maneira produtiva. Por isso, uma análise deve ser feita sobre cada uma das datas, no sentido de determinar quais geram mais rendimento e têm potencial de crescimento. Com base nisso, as datas estratégicas serão definidas, e é a partir daí que o planejamento das promoções começa de verdade.

Usando a Criatividade

Imaginando o Reveillon, por exemplo, é possível criar um pacote promocional “Ano novo, vida nova”, onde o corte e coloração dos cabelos ganham um preço exclusivo. Isso gera um senso de urgência, além de uma atratividade natural, graças à época do ano. Essa lógica pode ser adotada para os mais variados tipos de serviços e datas comemorativas. Barbearias podem, no caso do Natal, usar a promoção “barba de Noel”, e oferecer alguma vantagem e descontos para quem corta o cabelo e faz a barba.

Como pudemos notar, a criatividade é o que vai mandar na sua promoção, uma vez que seja respeitada a análise feita preliminarmente em relação a público e oportunidades.

Atendimento

Não adianta gerar grandes demandas se o atendimento não corresponder à altura. Assegure-se de que a sua equipe está preparada para corresponder às expectativas dos clientes. É óbvio que esse tipo de preparo é exigido durante todo o ano, mas durante esse tipo de data é necessário uma atenção ainda maior, já que quanto maior a quantidade de clientes, mais chances de algo dar errado. Nada que uma boa gestão não evite.

Divulgação

Um dos fatores que vai determinar o sucesso da promoção é a divulgação. De nada adianta divulgar a promoção apenas no dia em que ela for começar a valer. O ideal é gerar expectativa no público, e isso pode ser feito nas Redes Sociais ou mesmo em conversas dentro do salão. Como já citado anteriormente, o senso de urgência é um grande aliado da propaganda e das vendas.

Seja qual for a estratégia que será adotada, tenha sempre em mente que o planejamento que foi traçado deve ser seguido à risca, pois só a execução dele pode aumentar as suas chances de sucesso.

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