Como manter sua equipe sempre capacitada

Assim como acontece em muitos segmentos empresariais, o trabalho de equipe em salões de beleza é a base para a prosperidade de um bom negócio, principalmente se levarmos em conta a variedade de profissionais necessários para o funcionamento de um salão, já que, por mais capacitado que seja o profissional, ele não é capaz de realizar todas as especializações com competência e dinamismo, ele ficaria sobrecarregado. Por isso que montar um time com bons profissionais é uma tarefa complexa e muito importante, pois de nada adianta ter os melhores equipamentos e produtos, com visão de futuro, estratégias de um grande empreendedor, se não tiver uma equipe competente.  

Salões de beleza

Contratação

A construção de uma boa equipe começa com a contratação e cabe ao empreendedor saber escolher bem os profissionais, que podem ser mais jovens e inexperientes ou com mais prática. Normalmente, profissionais mais experientes costumam optar por abrir seus próprios negócios, então é bom cogitar a possibilidade de se contratar profissionais em começo de carreira, que terão disposição e sede conhecimento, as dificuldades que eles apresentarem podem ser corrigidas com um bom treinamento e orientações.

Investir em cursos e treinamentos especializados é uma ótima dica, pois dessa forma os funcionários terão toda capacitação possível, além de estarem bem informados sobre todas as tendências do mercado. Busque parcerias com empresas confiáveis e experientes para garantir o máximo possível de aprendizado dos profissionais do seu salão.

Agilidade e qualidade

Entre as vantagens de se ter uma equipe capacitada está a agilidade de atendimento, o que contribui para atender o máximo possível de clientes em menos tempo, mas sem deixar a qualidade de lado. De nada adianta uma equipe ágil e rápida, capaz de atender muitos clientes por dia, se todo esse serviço ficar insatisfatório. Da mesma forma que uma equipe que realize um trabalho impecável, mas que leve um dia inteiro, também não é viável. Alcançar o equilíbrio entre agilidade e qualidade no atendimento deve se o objetivo da equipe, pois, de forma geral, é exatamente isso que os clientes procuram.

Clientes atendidos de forma rápida e com qualidade, tendem não só a voltar ao estabelecimento, como a fazer recomendações, trazendo novos clientes. Agilidade associada com a qualidade atinge diretamente toda a reputação do negócio, garantindo o sucesso comercial da empresa. E isso tudo só depende da capacidade do time de profissionais.  

 

Definindo funções

É importante também definir as funções de cada profissional, uma pessoa que é contratada como manicure, deve focar nessa função, mas nada impede ela ajude os colegas em outras funções, desde que não prejudique suas próprias prioridades. Muitas vezes, um profissional é contratado para uma função específica, mas também tem conhecimento em outras áreas. Cabe ao empreendedor determinar uma função específica para esse profissional e incentivá-lo a treinar e aconselhar outro profissional menos experiente encarregado de outro setor, desde que não influencie sua função primária.  Foco nas funções determinadas e ajuda mútua quando possível são a chave de um bom trabalho em equipe.

Foco em objetivo comum

Muitas vezes cada profissional tem uma visão de estilo e padrões de beleza diferentes, o que não se pode deixar refletir no trabalho dentro do salão, pois os estilos da empresa e a visão do empreendedor é a mais válida e deve ser evidenciada para os profissionais desde o momento antes da contratação. Por exemplo, se você tem um estabelecimento focado em cabelo e estilo afro, mas um dos funcionários contratados não considera a beleza envolvida neste estilo e insiste em trabalhar de forma contrária a proposta do salão, este profissional necessita ser chamado atenção, pois ele compromete o objetivo principal do salão.  

Treine seus funcionários da melhor forma possível, ensine todo o funcionamento do salão e transmita seus conhecimentos e experiências, mas esteja disposto a ouvir o que eles têm a dizer, sugestões são sempre bem-vindas e podem ser bem úteis, mas no final o que vale é a decisão do chefe e as definições estabelecidas para o estilo e visão do estabelecimento.  

Saiba como contratar bons profissionais 

Boa convivência

Outro ponto importante e fundamental para administração de qualquer empresa é a boa convivência entre os funcionários, já que um time de qualidade só se presta a um bom serviço quando se dão bem uns com os outros. Estabelecer uma boa convivência pode ser uma tarefa complexa, pois nem sempre isso será possível. As pessoas são sempre diferentes umas das outras e diferenças podem gerar conflitos, por mínimos que sejam.

Saber lidar com as diferentes pessoas que nos rodeiam é um desafio tanto para o empreendedor, quanto para os próprios profissionais. Como líder, o chefe deve orientar os funcionários a deixarem as diferenças de lado na hora e no local de trabalho, e sempre buscarem o respeito mútuo e o bom senso.

Não existe forma de influenciar nos sentimentos, interesses e opiniões das outras pessoas, mas o respeito entre os colegas de trabalho deve ser uma exigência da chefia e uma obrigação entre os funcionários.

Tamanho da equipe

O número de funcionários para se ter em uma equipe pode variar, mas normalmente está associado com o tamanho do estabelecimento e com a quantidade de clientes que ele recebe. De acordo com o SEBRAE, um salão pequeno necessita de pelo menos cinco funcionários, dois cabelereiros, um esteticista, um manicuro e um secretário/recepcionista.

Apesar do mais lógico ser aumentar a quantidade de funcionários de acordo com crescimento do estabelecimento, é sempre bom analisar a capacidade da equipe antes de se contratar novos funcionários, pois muitas vezes uma equipe pequena pode manter a qualidade de um bom atendimento mesmo com um aumento de clientes, desde que não fiquem sobrecarregados. Dessa forma, não seria necessária uma grande quantidade de funcionários para se fazer um bom atendimento, quando uma equipe menor consegue dar conta do serviço.

Uma equipe pequena, mas disposta, competente, bem incentivada, bem remunerada e bem enturmada, realizará um atendimento muito mais profissional do que uma equipe grande e problemática.  

Incentivos

Além de pagar um salário justo e compatível com o trabalho exercido pelo profissional, um bom chefe deve saber motivar seus funcionários. Essa motivação varia muito e pode ser feita de diversas formas diferentes, a mais óbvia e conhecida é o prêmio de “funcionário do mês”, que pode vir acompanhado com um bônus salarial. O problema é que esse tipo de motivação pode gerar disputas desnecessárias entre os funcionários, causando um desequilíbrio na boa convivência da equipe. Por isso outras estratégias de motivação podem ser adotadas durante o dia a dia do salão. Elogie em público, critique em particular, ofereça aumentos salariais quando possível e torne o ambiente de trabalho um local agradável.

Compartilhar conhecimento é uma boa forma de incentivo, pois é sempre bom para o profissional saber que tem capacidade de um dia chegar a um nível de empreendedor, garantindo assim um reconhecimento do funcionário por si mesmo e pelo seu chefe e o reconhecimento é uma das melhores formas de incentivo, pois o profissional pode enxergar no estabelecimento um local de aprendizado e se manterá fiel a empresa que o proporcionou tanto conhecimento.

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