Como montar os perfis de seus clientes

Lidar com clientes no dia a dia é com certeza um dos grandes desafios que devemos enfrentar na gestão dos nossos negócios. Seja pelo aspecto humano ou pelo atendimento de expectativas, é necessário paciência e bom nível analítico para compreender os vários comportamentos e exigências de cada tipo de consumidor. Quando falamos de serviços de estética, esse conceito se torna ainda mais desafiador, já que o cliente acompanha todo o processo do serviço, suas opiniões são percebidas ao longo desse período, em todas as fases da execução. Cabe a nós então, filtrar as informações fornecidas e desenhar então o perfil da clientela, para poder direcionar de forma mais precisa os esforços de produtos, serviços e até de marketing.

Lendo o seu público

Uma das coisas mais importantes para começar a definir os perfis de público é saber enxergar certos padrões. Qual a média de idade dos clientes? Qual a média de gasto? Entendendo essas questões, todo o seu conhecimento a respeito desse público entra em um funil que começa a separar os núcleos dos seus consumidores.

Passando por essa fase, é hora de entender o padrão de vida dessas pessoas com o máximo de informações possíveis. Você se lembra das conversas que geralmente acontecem dentro do salão? Quantas pessoas procuram seus serviços para se prepararem para eventos ou festas? Qual a frequência? Observe bem estes e outros fatores que julgar necessários para a sua ideia, e assim terá condições de separar os perfis em grupos.

Para ilustrar de forma mais simples, vamos imaginar que um dos perfis identificados é de garotas de 19 à 25 anos, que gastam de R$150,00 à R$400,00, e que retornam ao salão, em média, a cada 10 dias. Esse perfil indica boas chances dessas clientes serem frequentadoras constantes de festas e baladas, e procuram estar sempre com os cabelos, unhas e maquiagem em dia para esses eventos. Sendo assim, com esse perfil traçado, a sua chance de montar um pacote de serviços que contemple essas necessidades e atraia o interesse dessas clientes é infinitamente maior.

Seguindo esse exemplo, montar outros perfis baseados em padrões de consumo se torna ainda mais simples, sendo apenas uma questão de fazer as perguntas certas e saber avaliar as respostas.

Elaborando e executando estratégias

Já ciente de quais são os perfis de clientes que frequentam o seu negócio, é preciso criar uma conexão entre essas informações e os serviços a serem oferecidos, justamente para alinhar ainda mais a expectativa do salão e do público. De nada adianta despender todo o trabalho de separar os perfis de clientes e não executar uma boa estratégia de enfoque nesses perfis.

Procure entender quais os principais serviços consumidos por cada tipo de clientela, e assim surgirão as melhores combinações. Clientes que têm uma menor assiduidade, por exemplo, tendem a gastar mais quando vão ao salão, pois geralmente contratam mais serviços por vez. Pensando nisso, seu pacote para esse tipo de público deve oferecer o benefício do preço baixo, além de boas condições de pagamento e a flexibilidade de serviços.

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É interessante observar também que esses perfis não permanecerão sempre os mesmos, podendo acontecer o surgimento de novos padrões ou até a evolução dos já existentes. No que diz respeito a esses perfis, a observação é a ferramenta principal de diagnóstico, independentemente de estudos ou diplomas. O ideal é que você seja a pessoa com o maior conhecimento sobre o seu negócio, e consequentemente, sobre seu público. Buscar esse conhecimento envolve essencialmente observar e analisar comportamentos, e fazendo isso, sua percepção de público se tornará sua principal arma para alavancar suas promoções.

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