Como se destacar no mercado de barbearias

As barbearias são um segmento dentro do mercado da beleza que vem crescendo nos últimos anos. A tendência surgiu para atender a demanda de homens cada vez mais preocupadas com a beleza e a aparência, mas que, por causa de uma série de construções sociais, não se sentem confortáveis em um ambiente tão associado com o público feminino como um salão de beleza tradicional.

Para atrair cada vez mais público, a maioria das barbearias tem seguido padrões diferentes dos salões de beleza tradicionais. Enquanto que os centros de beleza têm investido em ambientes modernos, as barbearias apostam no rústico e no tradicional, de forma a trazer de volta a estética do início do século XX, uma época em que os homens se preocupavam mais com a aparência e que a provisão de cabeleireiro era totalmente exercida por homens.

Apesar desses estabelecimentos terem como fundamento base o tratamento estético masculino, muitos homens procuram mais em uma barbearia do que apenas um local para se cortar o cabelo, eles acabam usando o espaço da barbearia como um ponto de encontro, onde podem conversar e interagir com os amigos.

Por conta do crescimento do público, cada vez mais barbearias entram em atividade e vem crescendo. Contudo, nem todas conseguem se destacar em meio a um mercado tão concorrido. Para ajudar neste problema, listamos algumas dicas para ajudar a destacar o seu negócio no mercado das barbearias.

Ter um público em mente

Como as barbearias são estabelecimentos já bastante segmentados, é difícil imaginar que existam públicos-alvo dentro de um segmento já estabelecido, mas isso pode ser um diferencial dentro do seu negócio.

A definição do público-alvo pode variar de acordo com alguns fatores, como a localização do estabelecimento, que pode influenciar no estilo de cliente atendido pelo salão. Cortes de estilo mais sofisticado, que realçam a elegância ou um estilo mais formal, podem não ser muito requisitados em uma barbearia localizada em uma região periférica, da mesma forma que o oposto também pode ocorrer, uma barbearia localizada em um bairro de classe alta, focado em um estilo mais underground e informal.

Com o estilo do público alvo estabelecido, é válido lembrar que nem por isso que o estabelecimento deve deixar de atender aos outros públicos. A barbearia deve ter um foco e um posicionamento específico, mas também deve atender a demanda de todos os clientes que procurar pelo serviço. Atendimento com qualidade está além de qualquer segmento.

Ficar atento às tendências

Esta é uma dica geral para qualquer tipo de estabelecimento voltado ao mercado da beleza, pois são justamente as tendências que movem este mercado, independente do segmento dentro do mercado. A própria existência e dispersão das barbearias é uma tendência que tem crescido e ganhado mais adeptos.

O empreendedor deve ficar atento aos cortes e penteados que vem ganhando cada vez o gosto do público, independente de seu gosto pessoal, já que muitas vezes tendências podem tanto atrair, quanto causar repudia de muitas pessoas que não querem seguir a moda e preferem um estilo a parte.

As tendências podem ter origens diversas, mas o mais comum é que surjam na mídia, através de alguns astros do cinema, ator de novela ou ídolo musical, pessoas que tem uma forte influência através da cultura popular, e por esse motivo acabam estabelecendo os padrões de beleza. É sempre importante ficar atento à essas pessoas.

Investir em visual e interações

A barbearia se tornou mais do que um espaço para tratamento estético. Esses estabelecimentos, independente do estilo, atraem muitos clientes por serem também pontos de encontro de amigos e colegas.

Muitos empreendedores aproveitam essa visão e investem em uma barbearia mais bonita, com um ambiente mais confortável e agradável, com assentos confortáveis, iluminação adequada e uma decoração correspondente a proposta do estabelecimento. Por exemplo, se o seu estabelecimento aposta em um estilo baseado na testosterona do clássico “homem viril e machão”, vale a pena investir em uma decoração que remete à veículos clássicos, ao futebol e a outros interesses tipicamente masculinos.

Existem diversas atrações que podem ser interessantes de se investir em uma barbearia, como por exemplo, a tradicional mesa de sinuca, jogo bastante praticado por homens e que remete a interação e a descontração. Videogames também podem ser inseridos, apesar de que, dependendo do estilo dos clientes, este pode ser um item pouco interessante, já que homens mais rústicos e tradicionais não entendem os games como algo viril e sim infantil, diferente de um púbico mais moderno, que pode passar mais tempo na barbearia jogando do que propriamente investindo em tratamentos estéticos.

Equipar a barbearia com um bar também é uma ótima ideia para atrair clientes e para mantê-los, pois com esse tipo de atrativo, o cliente vai passar a frequentar o local independentemente se vai utilizar os serviços dos barbeiros. Eles podem simplesmente passar horas se divertindo enquanto esperam pelo horário de atendimento ou enquanto decidem qual será o serviço desejado.

Invista em bons profissionais

A base de um bom negócio está na equipe de profissionais que ali trabalham, pois são esses profissionais que vão estar em contato direto com os clientes do estabelecimento. Se a equipe for problemática, o negócio não irá para frente.

Escolher bons funcionários pode ser uma tarefa complexa, principalmente quando levamos em conta que um estabelecimento como este depende não apenas de profissionais capacitados, mas também de uma equipe bem entrosada, que se dê bem entre si e consiga realizar um bom atendimento.

O ideal é tentar contratar jovens profissionais, pois muitas vezes, barbeiros e cabeleireiros mais experientes optam por investir em seus próprios negócios. Contudo, o mais importante é que a equipe tenha uma boa convivência entre si, o que será refletido na qualidade do atendimento.

Invista em divulgação

A melhor estratégia de divulgação é o boca-a-boca, quanto mais as pessoas falam sobre o negócio, melhor para o negócio, então agradando os clientes, a divulgação será garantida.

Contudo, as estratégias mais tradicionais ainda devem ser mantidas, principalmente as relacionadas à internet.

Divulgar a sua barbearia e o seu trabalho nas mídias sociais é uma estratégia simples, porém muito recomendada e funcional. Publicar fotos, vídeos e informações sobre o seu negócio no Instagram ou no Facebook, garante um número considerável de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, deixando o seu salão em evidência. Crie uma conta da empresa em todas as mídias de relevância e mantenha todas atualizadas com fotos e vídeos dos trabalhos realizados no salão, das promoções, ou simplesmente fotos do ambiente da barbearia.

Eventos também são um ótimo exemplo de propagar o seu negócio, pois são uma das formas mais interessantes de agradar clientes mais antigos e atrair novos. É possível considerar a possibilidade de se criar um dia ou noite do futebol, um campeonato de games, ou mesmo uma noite com música ao vivo.

Investir no agendamento online

Apesar de serem um crescente entre os salões de beleza, os softwares de gestão também têm conquistados cada vez mais adeptos entre os administradores de barbearias também. Esses programas de computador possibilitam uma facilidade na organização do empreendimento, desde administração de finanças até o agendamento de clientes. E essas facilidades garantem um interesse do público, pois caso o cliente não esteja interessado nas interações com outros clientes que acontecem na barbearia, ele pode optar pela possibilidade de não precisar se dirigir ao salão e aguardar uma fila, pois ele marcar um agendamento online e apenas se locomover para o salão quando estiver no horário, e qualquer alteração na agenda, o cliente é informado na hora através de um aplicativo no smartphone. Dessa forma, é possível agradar todos os tipos de clientes, até mesmo aqueles mais calados.

Para ajudar a incrementar os seus negócios com os melhores softwares de gestão de barbearias e agendamento online, fique atento ao nosso blog, onde você confere também mais notícias e atualizações sobre o mercado da beleza.

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