Como ter um bom gerenciamento de pessoal

Um dos principais desafios no cotidiano de um negócio é a gestão de pessoas, e o bom relacionamento e liderança das pessoas pode fazer toda a diferença no atendimento e lucros do salão.

Para ter uma linha guia de como lidar com esse desafio, separamos algumas dicas fundamentais para ter mais segurança e sabedoria na gestão humana.

Distribua tarefas

Uma postura empreendedora de sucesso exige que se tenha liderança o suficiente para delegar funções. Mesmo que as funções de cada um já sejam conhecidas, é importante fazer um acompanhamento da realização das tarefas, e eventualmente, cobrar ações dos responsáveis para aperfeiçoar os resultados. Isso tudo deve ser feito com liderança, sem nenhuma rispidez ou arrogância, respeitando também o ponto de vista do funcionário. Dessa forma, o colaborador se sente respeitado, representado, e passará a ter as mesmas preocupações que você com o funcionamento do salão.

Escute e assimile

Uma atitude muito positiva, mesmo que pareça passiva, é escutar. Ouvir as observações e percepções dos funcionários amplia os seus horizontes, cria novos pontos de vista e ainda estreita o laço de confiança. Quando são ouvidos, os funcionários se sentem reconhecidos, e irão se engajar ainda mais pelos objetivos traçados.

Resolva conflitos

Em qualquer relação humana, é comum que haja embates e conflitos, e o ambiente de trabalho não está isento. Tendo proximidade com seus colaboradores, perceber insatisfações e ressalvas se torna uma tarefa mais simples, que torna capaz a resolução de um problema antes mesmo que aconteça. Nos momentos em que o conflito de fato ocorrer, mantenha a serenidade e calma para ser justo nas ações que virão a seguir.

Registre tudo

Mesmo sendo a maior liderança do ambiente, nem sempre só palavras vão servir para indicar soluções ou exemplificar problemas. O ideal é ter sempre à mão números e relatórios precisos sobre as atividades de cada um dos funcionários. Tendo essa individualidade de dados, fica muito mais fácil analisar o desempenho de cada um, ou até premiar os que se saem melhor. Para ter esse controle, a Ferramenta de Gestão Graces é mais do que indicada, pois contém emissão de relatórios e controle de atividades para facilitar a tarefa.

O segredo de tudo é ser absolutamente sensato e aberto a novas ideias. Se tornando um líder acessível, a equipe vai sempre procurar trabalhar pelo todo, e quem ganha é a empresa em geral.

TAGS: atendimento | clientes | gestão de pessoas | liderança | lucros | Salão | salão de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *