Descubra como evitar os desperdícios

O estoque do salão de beleza deve ser priorizado por uma boa gestão administrativa e financeira, pois ele pode ser tanto uma fonte de lucros como de prejuízos, a aquisição mal feita de produtos, a falta de controle, o desperdício e a falta de repasse dos custos dos produtos implicam diretamente no lucro do negócio, por isso recomenda-se dedicar a ele uma atenção especial, utilizando os métodos mais eficazes e as melhores estratégias.

Um estoque muito cheio significa dinheiro parado, por isso o controle de uso dos produtos é essencial para que se gaste apenas o necessário e evite desperdícios.

Abordaremos neste artigo como isto é possível garantindo sempre a disponibilidade dos produtos para que dessa forma mantenha seu salão sempre na frente da concorrência.

O controle de estoque é a chave para evitar desperdícios e reduzir custos, então, o primeiro passo para que você possa controlar bem o seu é conhecer os produtos, disponibilizando-os para uso profissional, sabendo controlar a quantidade dele utilizada e sua disponibilidade. Saber controlar o fluxo de reposição também é importante, para ter noção de quando deverá ser feita a solicitação de compras para suas renovações e armazená-los de forma organizada após recebê-los.

Deve-se tomar cuidado com os erros que poderão lhe resultar em perdas e custos desnecessários, por isso desde o início saber identificá-los é uma prioridade, crie rotinas para assegurar que os produtos serão recebidos de forma certa e no momento certo, tanto erros administrativos quanto operacionais podem interferir no controle de estoque. Nunca se esqueça que itens com prazo de validade vencido representam perdas e devem ser retirados do estoque e computados negativamente, é necessário cautela para não comprar com muita antecedência para que isso não ocorra e nem com atraso que resultaria na falta de produto impedindo trabalhos de serem realizados e caso haja produtos que estejam parados e não costumam ter saídas, invente promoções com eles, crie brindes mas não o deixe parado até seu vencimento.

Alguns detalhes devem sempre ser observados, pois algumas informações são fundamentais  para que você tenha um controle mais detalhado, definir o prazo médio de uso do produto, quantidade geralmente consumida por produto e os itens que costumam ter maior saída, seja pela venda ou consumo interno, colocando tudo em sua lista de afazeres e assim chegando a uma média de quanto tempo dura cada produto de acordo com os diferentes serviços entregues. Outra alternativa é avaliar o consumo individual de cada um dos seus profissionais, alguns podem utilizar uma quantidade superior ao necessário para um procedimento e gerar um desperdício que vai se refletir diretamente no seu lucro, por isso é necessário que seja monitorado o consumo acompanhando do uso de cremes, shampoos, esmaltes e outros itens, verificando sempre se existem itens armazenados, para isto é preciso que todos os funcionários do salão tenham foco total na redução de desperdícios, este assunto deve ser abordado sempre em conversas e reuniões, conscientizando todos em relação ao uso correto dos itens, pois trabalhar com funcionários bem qualificados é outra forma de evitar perdas no estoque, vale a pena investir em treinamentos para que os membros da equipe estejam prontos para manter o controle sobre o estoque, identificar os produtos de forma rápida e manusear os itens adequadamente de modo a evitar que sejam danificados por exemplo.

Como você viu, controlando o estoque fica mais fácil, registrando aquilo que entra e o que saí, hoje já é possível utilizar sistemas de gestão para isto, veja como: http://graces.com.br/como-um-software-de-gestao-pode-organizar-o-estoque-do-seu-salao/. É desta forma que os grandes salões otimizam seus gastos onde a tecnologia te ajuda a gerenciar e te alerta quando determinado produto está acabando.

Agora que já sabe, não deixe para depois e comece a controlar seu estoque para mantê-lo sempre equilibrado em quantidade de produtos e desta forma evitar desperdícios desnecessários. Esteja sempre a frente de forma correta e organizada, trazendo lucros para seu negócio sempre.

Gostou do artigo? Fique por dentro de nosso site e confira sempre mais dicas e temas como este!

 

Veja também:

Como economizar com estoque de produtos

Você reconhece os 5 principais erros de um controle de estoque

TAGS: administração | controle de caixa | dicas para salão | faturamento |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *