dicas para aumentar seu faturamento

Dicas para Aumentar Seu Faturamento Hoje

  • 15 de novembro de 2009
  • Vendas

Alguns falam de reduzir custos quando se fala em aumentar faturamento. Mas isso é apenas uma das possibilidades. Veja a seguir algumas dicas para aumentar seu faturamento hoje.

Eis aqui duas coisas que você pode fazer agora e contar com mais “grana” no final da quinzena.

1. Revise seus preços

Aumentar preços? Tá louco?!!!

E porque não? É estranho, neste ramo parece que todo dono de salão tem medo do “que as clientes vão pensar?” Ou pior, “vou perder minhas clientes“…

Preste atenção, salão de beleza é um negócio, o seu negócio. E este seu negócio não só deve dar lucro para você, mas também remunerar bem seus seus profissionais (se bem que seus cabeleireiros devem estar ganhando mais que o salão – quase certeza!!).

Quando foi a última vez que aumentou os preços? Você se importa para o quê uma ou outra cliente pensa sobre seu preço?

Pegue sua lista de serviços e revise um a um:

  • Compare com os preços de outros salões.
  • Compare com a última vês que você alterou.

Você pode aumentar um real aqui e outro ali?

No final da quinzena quando fizer um balanço, tenho certeza, que perceberá a diferença que isto fará!

2. Revise o valor dos seus serviços

Mas não é o mesmo que aumentar os preços? Nãaaaaaao!

Vamos assumir que você tenha aumentado 5% todos os preços.

Pegue por exemplo uma coloração. Como saber se este serviço está com preço correto? Compare o preço com salões de seu porte perto de você.

Agora revise seu padrão de atendimento:

– Você oferece mais conforto para suas clientes que a concorrência?

– Tem investido em treinamento contínuo da equipe?

– Seus produtos são de primeira linha?

– As flores na recepção estão sempre fresquinhas?

– E a internet para as clientes, funciona?

– Tem um bistrô onde a cliente pode fazer um lanche rápido?

– A música ambiente é adequada ao horário e ao perfil do seu público?

– O que você tem de melhor que os concorrentes à sua volta?

Com isto em mente, coloque o VALOR do seu serviço um pouco acima da sua concorrência.

Agora você sabe o que dizer para cliente!!

Ah! Valor, valor, valor! Não preço! Acabe com a “tabela de preços”!!

Sua cliente paga pela qualidade do serviço, pelo VALOR que representa para ela e não quer saber de preço. Pode ter certeza!

Faça estas duas coisas agora… Faça hoje! Faça esta semana!!

Depois me conta! Espero ter ajudado.

Abraços,
PS: Adaptado do texto original de Allan Forrest Smith (www.salonpunk.com)

TAGS: barbearia | clínica estética | faturamento | Gestão | preço | salão de beleza | spa | valor |
  1. ACELINO FERNANDES left a comment on 16 de novembro de 2009 at 18:01

    OLÁ PRECISO CONHECER UM PROGRAMA CONTROLE CLIENTES QUE MELHOR SE ADAPTA AO MEU SALÃO.

    • Pink left a comment on 12 de janeiro de 2012 at 13:37

      Isso não poderia ter sido mais útil!

      • amanda left a comment on 20 de janeiro de 2014 at 13:43

        ah sim, ajudou muito! o tema “dicas” foi o fator principal que “ajudou” nesta matéria, obrigada!

  2. ACELINO FERNANDES left a comment on 16 de novembro de 2009 at 18:01

    OLÁ PRECISO CONHECER UM PROGRAMA CONTROLE CLIENTES QUE MELHOR SE ADAPTA AO MEU SALÃO.

  3. graces left a comment on 16 de novembro de 2009 at 23:41

    Acelino,
    Você pode baixar uma das versões do Graces para teste. Basta entrar neste site http://www.graces.com.br.
    Tem três versões, sendo que a versão Lite é a mais simples e mais barata.
    Abraços,

    • Bobby left a comment on 13 de janeiro de 2012 at 08:09

      Artigo extremamente útil, por favor, escreva mais.

  4. Luiz left a comment on 18 de novembro de 2009 at 10:47

    Adiquirimos o programa há um ano e meio, posso garantir que é muito bom, pois facilitou bastante o trabalho de controle, que antes era foi manualmente.E o suporte do Graces sempre nos atenderam como muito efeciencia e rapidez.

  5. Ana Cristina left a comment on 19 de novembro de 2009 at 16:11

    \Ola tenho um salão que tem 5 pessoas trabalhando 2 cabeleireiras,2 manicures e 1 esteticista, qual seria o melhor sistema de trabalho, sendo que trabalho com 2 cartões de credito e tenho um bom estoque , e vendas, vcs podem me indicar algum ?Aguardo ,obrigada pela atenção.

  6. graces left a comment on 20 de novembro de 2009 at 11:37

    Ana Cristina,
    Não sei se entendi bem a pergunta… Você se refere ao comissionamento dos profissionais ou ao rateio de produtos usados nos procedimentos, ou seria um mix das duas coisas?
    Se for isto, não há como responder sem antes fazer uma análise de perfil do seu salão: localização, público alvo, estilo do salão, valores cobrados, procedimentos atuais e vários outros fatores. Há várias maneiras de se trabalhar e não existe uma “receita pronta” para ser usada.
    Posso te recomendar o curso “Como montar e gerir um salão de beleza com resultados“, cujo link está na primeira página de nosso site.
    Outro detalhe, o Graces Standard pode te atender bem, já que ele se adapta a vários estilos de gerencimaento. São mais de 5 anos de experiência embutida nas configurações do sistema. Pode baixar e testar sem compromisso.
    Abraços.
    Marcos Mascarenhas

  7. Elisangela left a comment on 23 de novembro de 2009 at 20:30

    Agradeço ao graces, que vem me ajudando muito na organização do meu salao.
    Ainda estou no processo de transição, do manual para o computador, mas vocês sempre esclareceram
    todas as minhas dúvidas, obrigada!!!

  8. Valéria Lima left a comment on 12 de setembro de 2010 at 20:12

    Faz 07anos que sou manicure e há 02anos sou cabelereira,tenho um salão em casa,aos poucos estou melhorando o ambiente,comprei lavatório novo,bebedouro com agua gelada, reservei espaço para um “cafezinho” e minha ultima aquisição foi a cadeira de corte,que ainda vai chegar, mas não consigo fazer a conta dos gastos e lucros.Como faço para saber se estou tendo lucro ou apenas trocando “cebola”,como dizem?Obrigada pela atenção.

  9. graces left a comment on 13 de setembro de 2010 at 22:31

    Oi Valéria,
    É bom saber que você está progredindo. Fico feliz!
    A sua preocupação quanto à lucratividade do negócio é muito importante.
    Para saber se está tendo lucro ou não faça o seguinte:
    a. Separe a “profissional cabeleireira” do salão! O salão deve ser tratado como uma empresa e a Valéria “cabeleireira” é uma profissional que presta serviços e, portanto, deverá ter uma comissão definida para cada serviço (ou salário fixo). Esta comissão deverá ser a de mercado. Nada de 100% só porque é dona também!
    b. Anote todos os serviços que forem feitos por você: Descrição e valor recebido.
    c. Anote também as pendências (fiado mesmo!).
    d. Anote tudo que você gastar para o salão: produtos usados nos serviços (valor que você pagou), o capuccino servido para as clientes, a água gelada etc.
    e. A cadeira de corte e a tv de LCD que você comprar serão investimentos…
    f. Ao final de cada dia some tudo que você recebeu das clientes (fiado não conta).
    g. Some tudo você gastou (incluindo a comissão da Valéria Cabeleireira!). Não esqueça de considerar como despesas os produtos que você usar em serviços de química, as toalhas e o xampoo do lavatório!
    h. Do valor que você recebeu (f), diminua os gastos (g). Se sobrar, você teve lucro, caso contrário terá tido prejuízo.
    i. Anote os totais. Faça este cálculo toda segunda-feira e depois ao final do mês.
    De maneira muito simplista, isto servirá pra saber se você está ganhando dinheiro como cabeleireira ou como empreendedora!
    Forte abraço e sucesso!
    Marcos

  10. idalia left a comment on 19 de setembro de 2010 at 22:44

    tenho um salao ha quatro mes anoto tudo que faço eu e minha irmã so que nao conssigo fazer o fexamento pra meu lucro enem da minha irmã com devo fazer me ajude bjs. aguardo resporta

  11. graces left a comment on 28 de outubro de 2010 at 14:28

    Oi Idalia,
    Veja os comentários que fiz acima, para Valéria…
    Note que é importante ter consistência nas informações (tem que ser uma rotina: toda segunda-feira e da mesma forma).
    Sugiro usar o Excel, montando uma planilha com as fórmulas já definidas. Ou, melhor e mais fácil ainda, adquira o Sistema Graces. Com ele você consiguirá controlar o lado da empresa (salão).
    Abraços,
    Marcos

  12. Renato left a comment on 29 de novembro de 2012 at 14:41

    Muito boas essas informações. Trabalho com o SÓ DIRETORES e essas informações serão muito úteis para mim. Um grande abraço a todos!

  13. angela left a comment on 27 de março de 2013 at 08:12

    sou proprietaria de um salao a 2 anos mais sempre to no vermelho o q devo fazer ja estou quase desistindo por favor me ajuda

  14. Sidneia Pereira dos Santos left a comment on 8 de abril de 2013 at 19:48

    Vejo que minhas dúvidas são as mesmas de quase todos. Tenho um salão de beleza em minha casa, reservei um comodo e tem tudo independente, tudo muito simples porém organizado.Mas sinto que a rotatividade caiu, pois cada vez mais esse tipo de negócio vem crescendo e a competitividade é grande, preciso de ajuda para driblar as dificuldades que se apresentam na profissão.Realmente preços não correspondem ao valor do seu trabalho e qualidade que se quer dar trabalhando em casa.Preciso de conselho e ajuda.

    • graces left a comment on 21 de junho de 2013 at 22:52

      Sidneia e Angela,
      Leiam este texto que preparei para vocês: “Sou dono de um salão, e agora?”.
      Espero que ajude na conquista de seus sonhos.
      Abraços,
      Marcos Torres

  15. Aliana left a comment on 23 de abril de 2013 at 14:13

    Ai que post óóóótimo! Amei as dicas de vocês 🙂 Vocês tem Facebook ou Twitter?

  16. valquiria left a comment on 29 de dezembro de 2013 at 15:25

    Ola boa tarde,larguei meu trabalho de 15anos em um escritório p/me dedicar aos cursos de manicure, desing sobrancelhas e depiladora,montei meu salão na minha casa ficou uma graça, mas clientes mto poucas já faz 6meses a maioria e p/manicure e elas veem faz e a maioria ñ volta,as pessoas falam q. faço bem (dou o meu melhor sempre)mas demoro pé e mão chego a demorar de 2hs e 1/5 a 3hs ñ consigo ser mais rápida e as pessoas nem querem tentar a 2x e assim estou desanimando, ñ sei o q. fazer eu acredito q. seja a minha demora mesmo,e na minha região tem mto salão de manicure e cabeleireiro, o q. posso fazer p/mudar isso, estou mto triste c/ td isto. Abraços

  17. Cirleni left a comment on 13 de janeiro de 2014 at 00:32

    Ai que post excelenteee! Simplesmente amei as dicas. Já pensaram em fazer uma página no face?

  18. celia left a comment on 29 de janeiro de 2014 at 15:37

    ola. adorei suas dicas; mas estou com serios problemas e preciso de sua ajuda. pago 2 alugueis de 2 comercio e ja estou sufocada de tantas contas mas nao quero abrir mao do meu salao que tenho a 7 anos; ai pensei porque nao juntar as duas coisas em um so lugar. salao e lanchonete sera que combina estou com tanto medo pelos meus clientes por favor m socorre beijosssss

  19. Camila left a comment on 4 de abril de 2014 at 14:48

    Oi, vou comprar um salão de beleza. O espaço é ótimo, lindo, td branco, localização excelente, carteira de clientes, td funcionando. No entanto, não entendo nada desta área. Como é pegar um salão de beleza já funcionando? É indicado ou não? Com que devo me preocupar? Obrigada

    • Graces left a comment on 7 de abril de 2014 at 11:43

      Olá Camila,
      As preocupações são as mesmas em qualquer negócio: o local tem o retorno financeiro esperado? O que os clientes acham do local? E os profissionais?
      Acho que é bem importante você também ter alguma experiencia no ramo ou buscar se aprofundar na área e entender cada vez mais. Como qualquer outro ramo este também é bem dinamico.
      Boas ideias e conhecimentos podem ser obtidos no evento que ocorrerá nesta semana em São Paulo. Acesse o site: http://www.hairbrasil.com e estando lá na feira aproveite e faça uma visita ao nosso stand. Estaremos na Rua M Stand 72.

  20. Rosangela Conrado left a comment on 19 de fevereiro de 2015 at 15:09

    Tenho um salão de cabelereiro e quero montar uma escola de cabelereiros também , no mesmo espaço, principalmente para aumentar o meu faturamento, que atualmente não está cubrindo as despezas, onde busco informações.
    grata
    Rosangela

  21. Rosangela Conrado left a comment on 19 de fevereiro de 2015 at 15:11

    Achei otimo, a abservação, de como aumentar o faturamento, com aumento dos preços

  22. valdirene procopio left a comment on 20 de janeiro de 2016 at 21:00

    Ha três anos tenho um salão de beleza tenho uma auxiliar e uma manicure, pago comissão a elas preciso aumentar meu faturamento e aumentar minha clientela , meu local não é de muito movimento, presto um bom serviço e uso bons produtos do mercado e quero melhorar também a parte administrativa, gostaria também de mudar os moveis do salão, em algo mais inovador, mas estou insegura devido a entrada financeira, preciso de ajuda…

    • Graces left a comment on 16 de março de 2016 at 08:20

      Valdirene,
      Realmente o mar não ta pra peixe para o país, mas acho que não devemos desanimar e não devemos desistir de nossos sonhos nunca!
      Nosso sistema de gestão pode ajudar você em todos os aspectos que você precisa…
      tanto na parte administrativa de seu salão, com controles de faturamento, receitas e despesas, movimento diário, rentabilidade entre outros aspectos,
      quanto na parte de ajuda-la a incrementar o seu faturamento, com ações de marketing direcionadas a seus atuais clientes e também buscando conquistar novos clientes.
      Dá uma olhadinha no nosso site http://www.graces.com.br e teste a ferramenta gratuitamente.
      Um abraço.

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