Economizando ao preencher o estoque

O bom gerenciamento do estoque significa também economia de dinheiro, não só pela facilidade de organização, como também pelo bom relacionamento e credibilidade com fornecedores e clientes.

Imagine a frustração de um cliente ao chegar em seu estabelecimento e não encontrar o produto que procura. Ninguém quer passar por uma situação onde a negligência ocasiona a perda de um cliente fixo.

Um controle de estoque adequado e eficiente pode aumentar os lucros da sua loja, uma vez que permite uma melhor gestão das compras, a redução de perda de vendas por falta de estoque, entre outros.

É necessário, antes de mais nada, entender que a gestão do estoque é muito mais do que apenas o armazenamento e controle de produtos, mas também parte de um mecanismo capaz de aprimorar o funcionamento do seu negócio desde a base até o consumidor final.

Tendo isso em mente, confira algumas dicas para economizar usando corretamente essa função.

Colete informações sobre seu estoque

Entenda totalmente todos os processos que envolvem seu estoque, entradas e saídas, vencimento de produtos, entre outros. Tudo que houver para saber deve estar sob seu controle.

Com tudo isso em mão, fica mais fácil compreender as necessidades e demandas e também a corrigir possíveis falhas.

Gestão de estoque

Analise a demanda e se programe

Agora que você compreende os principais pontos do seu estoque, planeje seus pedidos de acordo com as principais demandas do seu estabelecimento. Estude o volume de consumo de cada produto mensalmente, separando pelo uso nos serviços internos e nas vendas do produto fechado.

Com esse estudo, as reposições dos produtos acontecerão de forma mais inteligente e sem desperdícios, o que gerará grande economia nesse sentido.

Estreite relações com o fornecedor

Entenda bem: você não precisa ser amigo do seu fornecedor, mas o ideal é que a relação mercadológica seja saudável e aberta ao diálogo. Quando seu estoque está ajustado, bem como o volume e periodicidade dos pedidos, há uma maior facilidade de negociação com este fornecedor, tanto para descontos como para prazos de pagamento. Mais um ponto de economia para seu negócio.

Use uma ferramenta de gestão

Não conte com sua memória ou mesmo com cadernos, pois isso deixará a gestão do estoque à mercê da sorte e do tempo disponível para atualizar esses dados. Sistemas de gestão como o Graces facilitam em muito a vida do empresário, já que detém todas as informações, como inventários, venda vinculada de produtos em serviços, controle de produtos fracionados, níveis de estoque, ponto de reposição.

Use o seu estoque a seu favor e deixe que ele passe de problema para solução.

TAGS: cliente | dinheiro | estoque | gerenciamento de estoque | Gestão | salão de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *