Faça o planejamento financeiro do seu salão de beleza

 

Desenvolver o próprio negócio pode ser uma tarefa complicada, principalmente no início, já que muitas dúvidas podem surgir. A resolução de certos questionamentos é importante para o futuro da empresa e podem ser um grande diferencial para os avanços financeiros e o sucesso comercial do seu negócio.

O ideal é ter foco, cumprir certos objetivos e ter paciência, mas acima de tudo, o ideal é saber planejar bem os seus negócios e as suas finanças, pois um bom planejamento garante uma melhor tomada de decisões em momentos decisivos.

Quando o assunto é salão de beleza, a situação não é diferente, mas possui suas particularidades, pois é um segmento que lida com todo tipo de desafio, desde lidar diretamente com o público, até a contratação de profissionais capacitados e equipamentos adequados.

Para ajudar a planejar melhor as finanças do seu salão de beleza e não gastar mais dinheiro do que se tem, sugerimos algumas dicas:

Saiba quais as principais tendências do mercado de beleza

Saiba gastar:

De forma geral, a principal recomendação é não gastar mais do que se tem, o que muitas pessoas fazem não apenas no ramo empresarial, mas também na vida pessoal. Considerando esse objetivo, podemos afirmar que ter uma conta bancária separada apenas para o seu salão é uma excelente dica, pois desta maneira se evita misturar a verba pessoal com a verba da empresa. Quando esse tipo de coisa acontece, o empresário costuma retirar tudo o que sobra de dinheiro no final do mês para si próprio, ou usa de seu próprio dinheiro para arcar com custos da empresa, tudo isso pode trazer prejuízos graves para o estabelecimento. O ideal é que mesmo o dono do negócio estabeleça o próprio salário, e não obtenha nenhum ganho além do que foi estabelecido e guardar o que sobrou para investimentos da própria empresa, como pagamento de contas, contratação de funcionários e compra de equipamentos, mas ainda assim, é necessário saber economizar este dinheiro e apenas investi-lo quando for necessário. Procure também ter sempre em mente quanto e de que forma o dinheiro está entrando na empresa, isso ajuda no controle das finanças.

Conheça bem o ramo:

Estar sempre atualizado é ótimo para os negócios. É preciso conhecer as novas tendências do mercado e também como ele funciona. Tenha em mente que um salão de beleza possui momentos de maior e menor fluxo de clientes durante o ano, isso é normal em qualquer mercado. Esteja preparado para as festas de final de ano, quando os salões ficam com mais movimento devido às festas de fim de ano, e também para os primeiros meses, quando as pessoas estão preocupadas em pagar os impostos anuais, como o IPTU e o IPVA. Saiba também organizar os seus horários e os dias da semana para trabalhar, e quantos funcionários vão trabalhar em cada dia e horário. Normalmente, horários de tarde, próximos ao final de semana, são os mais congestionados.

Cuidado com o estoque:

Um bom administrador deve pensar em tudo, desde parcerias com grandes franquias, até a compra de xampu. Tarefas simples, como a organização e manutenção de um estoque, podem se tornar um grande problema. O ideal é se evitar desperdícios e usar os produtos com moderação, para que não falte e nem sobre. Uma dica é deixar um funcionário responsável pela organização de todo o estoque, para que ele verifique o que falta, quanto custa e quanto comprar de cada produto. Não adianta montar um estoque muito grande de produtos que não serão usados, da mesma forma que é muito arriscado esperar que os produtos se esgotem para comprar mais. A organização do estoque é uma tarefa mais complexa e necessária do que aparenta.

Monte uma boa equipe:

Um time com ótimos funcionários é a base de qualquer salão de beleza, ou seja, não adianta de nada ter todo o planejamento do mundo, os melhores equipamentos e produtos, e ter a melhor localização, se não tiver uma boa equipe. Contratar funcionários já capacitados é interessante, mas normalmente pessoas com experiência optam por investirem em seu próprio negócio, neste caso, a contratação de funcionários mais jovens e com menos experiência é uma opção. Treine seus funcionários da melhor forma possível, ensine tudo sobre o funcionamento do salão, transmita conhecimento e experiências, e sempre procure manter uma boa convivência entre os funcionários. Considerando tudo isso, vale lembrar que nem sempre uma grande quantidade de funcionários é garantia de um sucesso maior no salão, uma equipe pequena, mas disposta, competente, bem incentivada, bem remunerada e bem enturmada, realizará um atendimento muito mais profissional do que uma equipe grande e problemática.

Utilize um bom software:

No início de um negócio, é normal se utilizar de métodos mais simples para se organizar as finanças do salão, pois a demanda de clientes costuma ser menor, assim como os funcionários, a compra de equipamentos e produtos, nada que uma simples planilha não resolva. Mas com o crescimento do empreendimento, cresce também a complexidade. Por isso o ideal é investir em um software capaz de facilitar a organização do seu salão de beleza (conheça o Graces). Dá para se utilizar da tecnologia para se facilitar tudo no salão, deste o agendamento de clientes, até organização de orçamento e despesas, pagamento de funcionários e estoque. Tudo de forma simples, fácil de usar e com alta precisão. A tecnologia sempre pode ser usada para facilitar a vida de qualquer empresário.

Para ajudar a incrementar os seus negócios com os melhores softwares de gestão de salão de beleza, fique atento ao nosso blog, onde você confere mais notícias e atualizações sobre o mercado.

TAGS: clientes | dinheiro | equipe | finanças | financeiro | funcionarios | Gestão | lucro | salão de beleza | software |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *