Liderar é uma arte

Para ser um líder que atende às exigências do mercado, é necessário desenvolver competências específicas. Em um setor tão grande como de beleza no Brasil é comum se deparar diariamente com inúmeras situações, tendo a difícil missão de fazer com que a sua equipe produza e promova resultados além das expectativas. Por isso é importante definir o seu nicho de mercado antes de tudo, pois hoje em dia no setor existe uma grande diversidade e o mais variado tipo de público com demandas e necessidades diferentes e ser líder é saber lidar com isso, acompanhando sua equipe para as melhores soluções a cada desafio nesse ambiente tão competitivo onde a cada dia surgem mais produtos, novidades e marcas. Os serviços prestados contando com a sua equipe bem direcionada pode se tornar um grande diferencial das empresas de salões no Brasil, para isso é importante saber se portar como um verdadeiro líder antes de qualquer coisa.
Confira abaixo 7 lições de liderança para enfrentar esse cenário levando em conta a dica mais clara: Supere a indiferença de suas equipes no atendimento e saiba enfrentar as mudanças frequentes no mercado, oferecendo o melhor para seus clientes. Veja:
1. Os valores da sua empresa e seus valores pessoais devem ser compatíveis;
2. Criar um ambiente de franqueza e confiança é uma obrigação;
3. A maioria dos profissionais que se dizem líderes têm dificuldades em reconhecer o bom trabalho dos seus liderados, portanto, se o reconhecimento não vier como o esperado, pare de reclamar e continue trabalhando;
4. A aprendizagem contínua é fundamental para o sucesso; isso deve ser uma prioridade;
5. O líder deve distinguir as características que devem ser desenvolvidas e quais são falhas determinantes;
6. Ser líder não exige perdão, nem humildade, nem altruísmo, nem nada parecido, liderança exige muita disposição para engolir sapos e lidar com gente dissimulada, uma boa dose de hipocrisia e desprendimento de alguns valores, caso contrário, você pode chegar até o topo, mas não conseguirá se manter nele;
7. Por último, atrair, desenvolver e reter talentos é um trabalho que nunca termina e isso nunca deve ser esquecido.
Ser líder é ser o exemplo, se você exige algo, primeiro o faça, pois você deve inspirar a confiança de seus liderados e agir sempre com equilíbrio promovendo mudanças de atitude. Uma grande responsabilidade não é mesmo? Saiba como agir em cada momento e como levar a sua equipe com você, para que assim, a certeza do sucesso do negócio que comanda seja garantida. Lembre-se, ser líder não é apenas comandar pessoas, mas sim desafiar-se a cada dia e promover assim um ambiente positivo.
Conheça alguns perfis de gestão e saiba qual o seu: http://graces.com.br/blog/qual-o-seu-perfil-de-gestao/.

TAGS: funcionarios | gerenciamento | Gestores | salões de beleza | valor |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *