Mantendo o salão de beleza cheio o ano todo

Assim como em qualquer negócio, o ramo da beleza tem seus momentos de maior procura e maior baixa no ano. Normalmente, o final do ano é sempre a época em que os salões de beleza são mais procurados devido às festas de Natal e Ano Novo, além do fato das pessoas aproveitarem os 13º salário para investir na beleza estética. Já os primeiros meses o movimento é menor, pois as pessoas priorizam o pagamento de contas, anuidades de escolas e impostos (IPTU, IPVA).  Considerando todas essas situações, existem algumas dicas que os profissionais da beleza podem usar para manter o salão cheio, mesmo em épocas de menor procura de serviços.

Mídias sociais:

Divulgar o seu salão e o seu trabalho nas mídias sociais é uma estratégia simples, porém muito recomendada e funcional. Publicar fotos, vídeos e informações sobre o seu negócio no Instagram ou no Facebook, garante um número considerável de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, deixando o seu salão em evidência, independente do período do ano. Crie uma conta da empresa em todas as mídias de relevância e mantenha todas devidamente atualizadas com fotos e vídeos dos trabalhos realizados no salão, das promoções, ou simplesmente fotos do ambiente do salão. Whatsapp também é uma ótima opção para divulgar o seu trabalho diretamente com os contatos, o que pode funcionar, desde que o salão já tenha uma quantidade considerável de clientes fiéis.

Criação de eventos:

A modernidade dos atuais salões de beleza e barbearias permite uma vasta possibilidade ações que podem contribuir com o crescimento do estabelecimento. Eventos, por exemplo, são uma forma interessante de agradar clientes mais antigos e atrair novos. Barbearias, que já investem em ambientes descontraídos, com bar, games, sinuca e outras formas de entretenimento, podem considerar a possibilidade de se criar um dia ou noite do futebol, um campeonato de games, ou mesmo uma noite com música ao vivo, que só é possível com uma estrutura adequada. Em salões de beleza, a criação de eventos pode ser um pouco mais complexa, pois o ambiente costuma ser mais formal. Neste caso, uma opção interessante é investir em um evento de lançamento de algum produto, com direito ao chá da tarde.

Promoções:

Em épocas de pouco movimento, investir em promoções ou pacotes de benefícios é uma boa estratégia para manter os clientes atraídos. Esses descontos podem ser dados em serviços mais associados ao dia a dia, como cortes simples, alisamentos e mechas. Dessa forma, os clientes podem se sentir tentados a abrir uma exceção e gastar um pouquinho com beleza, mesmo que tenha outras prioridades. Queima de estoque de produtos, bônus para clientes com agendamento antecipado, brindes… As possibilidades na elaboração de promoções, descontos e benefícios para clientes é muito grande e só depende da criatividade do empreendedor, que deve conhecer os limites financeiros da empresa, para não ter prejuízos.

Tendências:

Ampliar os conhecimentos culturais e ficar de olho nas tendências populares pode ter um impacto positivo muito grande no empreendimento. Muitas vezes um penteado, uma coloração ou uma maquiagem ficam em evidência devido a alguma novela ou filme. Estar sempre antenado nas tendências pode fazer com que o seu salão seja o primeiro a investir nessa demanda. Claro que não dá pra acompanhar tudo o que se destaca no cinema e na TV, mas as mídias sociais podem ser de grande ajuda, assim como a opinião dos clientes. Caso escute alguém comentando sobre alguma nova tendência, procure saber do que se trata o mais rápido possível, e saia na frente da concorrência.

Praticidade do agendamento online:

Softwares de gestão de salão de beleza possibilitam uma facilidade na organização do empreendimento, desde administração de finanças até o agendamento de clientes. E essas facilidades garantem um interesse do público, mesmo em período de baixa procura. A simples possibilidade do cliente não precisar se dirigir ao salão e aguardar uma fila, já o deixa tentado a marcar um agendamento online e apenas se locomover para o salão quando estiver no horário, e qualquer alteração na agenda, o cliente é informado na hora através de um aplicativo no smartphone.

Com as facilidades da tecnologia, bons preços e uma competência no serviço, seu salão de beleza ficará cheio o ano inteiro.

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