Otimize o uso da sua ferramenta de gestão

No início de um negócio, é normal se utilizar de métodos mais simples para se organizar as finanças do salão, pois a demanda de clientes costuma ser menor, assim como os funcionários, a compra de equipamentos e produtos, nada que uma simples planilha não resolva. Mas com o crescimento do empreendimento, cresce também a complexidade. Por isso o ideal é investir em um software capaz de facilitar a organização do seu salão de beleza.

Dá para se utilizar da tecnologia para se facilitar tudo no salão, desde o agendamento de clientes, até organização de orçamento e despesas, pagamento de funcionários e estoque. Tudo de forma simples, fácil de usar e com alta precisão.

Entretanto, com o passar do tempo, e com o crescimento do estabelecimento, a demanda de clientes vai aumentar, e será necessária toda uma estratégia para continuar mantendo o padrão de qualidade no serviço prestado.

A demanda de mais clientes, pode trazer mais dificuldades para se administrar o salão, desta forma, mesmo o melhor dos programas de gestão pode não dar conta de todas as tarefas necessárias. Neste caso será necessário mudar a forma como a ferramenta é usada, de forma que ela continue contribuindo para o bom desempenho do salão.

Para ajudar a otimizar o uso da sua ferramenta de gestão, selecionamos algumas dicas que podem ajudar.

Online ou offline:

 

Quando se procura por um programa de gestão, é preciso antes de mais nada optar por programa online ou offline.

Na hora de escolher entre online e offline é preciso levar em consideração as configurações do computador do salão, a qualidade da internet e a necessidade de se utilizar mais de uma máquina, pois os programas online só funcionam com internet.

No geral, a única vantagem em se ter um sistema offline, é o fato de que esse tipo de programa dificilmente trava. Uma vez instalado, eles funcionam de forma fluída e sem muita dificuldade e sem precisar de internet para ser usado.

Contudo, um sistema online permite que o programa seja acessado por qualquer pessoa que tenha a senha de acesso. Dessa forma é possível que todos os funcionários do salão tenham acesso à agenda, o que permite maior agilidade na hora do atendimento.

 

Caso seu estabelecimento funcione com um software offline, talvez seja uma boa ideia optar por um online, para que o negócio possa ser administrado de forma mais proativa. Entretanto, um sistema online só é viável quando o estabelecimento possui um bom sinal de internet.

Utilize todas as funções disponíveis:

Como o próprio nome sugere, o objetivo dos programas é auxiliar na gestão, administração e outras atividades rotineiras através das mais variadas funções.

Pensando nisso, é necessário que o empreendedor faça um bom uso de todas as funções disponíveis no programa, pois de nada adianta contratar um serviço e não utilizar o máximo de sua capacidade.

Dentre as várias funções que um programa de gestão pode oferecer, como controle de estoque e fechamento de caixa, o agendamento online merece destaque. Essa função permite que os clientes de um estabelecimento marquem o horário de atendimento diretamente em um aplicativo e a qualquer hora do dia, dispensando o uso de papel, que podem se perder facilmente.

A comanda eletrônica é bem útil e também funciona de forma a economizar trabalho em papel. Basicamente o programa anota todos os serviços utilizados pelo cliente e soma tudo o que foi gasto, facilitando na hora do pagamento. Dessa forma não tem como esquecer de anotar nada que foi consumido, evitando qualquer tipo de desfalque.

Altere o plano:

Quando o empreendedor opta por uma ferramenta de gestão, ele recebe algumas opções de planos, que possuem valores e benefícios diferentes. Dependendo da situação, compensa muito optar por um plano mais barato, pois ele pode funcionar muito bem para um negócio que ainda está em fase inicial.

Um plano online de pouco mais de R$ 50, pode vir acompanhado com algumas funções básicas padrões, como agenda, caixa e comissão. Contudo, um plano mais caro, pode conter suporte via telefone e outras funções mais elaboradas.

Considerando que um plano mais barato já ajudou o estabelecimento a se posicionar no mercado, um plano mais caro pode ser de grande ajuda para que o salão se mantenha em crescimento constante. Em situações como essas, vale muito a pena gastar um pouco mais e obter melhores resultados.

Para ajudar a incrementar os seus negócios com os melhores softwares de gestão de salão de beleza e agendamento online, fique atento ao nosso blog, onde você confere mais notícias e atualizações sobre o mercado da beleza.  

TAGS: administração | agenda | agendamento | comissão | computador | Empreendedor | Gestão | internet | offline | online | planos | salão de beleza | sistema online | software |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *