Preço ou valor? A decisão é sua

Preço ou valor? A decisão é sua

Já comentei em outro artigo sobre a diferença entre preço e valor. A verdade é que se você não puder agregar valor ao seu produto ou serviço e seguir fazendo somente o básico, sem aquele “algo mais”, não terá outra opção senão competir em preço.

Quando qualquer consumidor faz uma compra, ele pergunta a si próprio: “as vantagens ultrapassam os custos?“. Se a resposta for sim, ele sairá feliz com uma grande probabilidade de voltar e pode até contar aos amigos o quanto gostou do seus serviços, produtos ou atendimento.

O ponto aqui é “deixar o cliente feliz“. Numa empresa que trabalhei usávamos a expressão “delight the customer” (algo como “deliciar o cliente” ou deixá-lo mais que feliz, superar suas expectativas).

Como fazer o cliente feliz é o que muitos não sabem, desde o proprietário/administrador até o vendedor ou recepcionista. Fazem sempre o básico! Para persuadir um cliente a pagar mais por um produto ou serviço, todos os funcionários devem ser conscientizados que o propósito do negócio é melhorar, de alguma forma, a qualidade de vida dos clientes.

Como administrador, é sua obrigação ajudá-los a entender que, por trás do pedido de compra, da venda ou de uma reclamação, encontra-se uma pessoa, cuja vida vai ser aprimorada pelo seu produto ou serviço. Desta forma, todos devem sempre se perguntar: como posso melhorar isto que estou fazendo? o que mais posso fazer para que este cliente sinta-se mais feliz?

Vicente Falconi, em seu livro O Verdadeiro Poder, afirma que todo problema é uma meta e que a única definição de liderança que interessa a qualquer empresa é:

“Liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo.”

Tendo em vista que qualquer cliente só procura sua empresa ou seus serviços para resolver um problema (meta) dele, toda sua equipe deve estar preparada para não apenas atingir esta meta (resolver o problema), mas superar a meta!

Para persuadir os clientes a pagarem mais, é preciso compreender a que eles dão valor. Valor é algo que você tem, que os clientes querem e pelo qual estão dispostos a pagar. Muitas empresas sabem o que os clientes querem, mas não sabem se estariam dispostos a gastar dinheiro com isso, nem o quanto.

Lembre-se que criar valor extra para o cliente é um processo sem fim porque o que foi considerado valor extra ontem, hoje será aceito como coisa normal e, amanhã, será visto como insuficiente. Alguns chamam isto de melhoria continua da qualidade.

A decisão é sua. Pode competir em preço ou em valor.

Se não competir em valor, terá que competir em preço.

TAGS: administração | concorrência | Gestão | preço | valor | vantagem competitiva |
  1. UMBERTO left a comment on 23 de abril de 2010 at 14:23

    O sistema graces é ótimo, pra mim o único item que deixa a desejar é a agenda, pois a mesma não se extende (fica do tamanho da tala do micro), o que dificulta muito o dia a dia….

  2. Marcos left a comment on 24 de abril de 2010 at 12:41

    Umberto,
    Concordo contigo. A agenda do Graces já está sendo melhorada… Em breve vamos disponibilizar uma nova versão e sua opinião será importante.
    Abraços

  3. Helen left a comment on 24 de julho de 2010 at 15:07

    O programa me ajudou muito,é bem completo ,inclusive eu uso o STANDARD,mas uma das coisas que ainda está pendente aqui pra mim,é o CEP que pelo menos aqui no RJ não funciona e a mala direta(USO IG) usada pra atrair clientes afastados, aniversariantes…Oprograma diz que foi enviado com sucesso,mas ninguém recebe, e até enviando para uma única pessoa também não envia e sempre grava numa pasta de erros dentro do programa todos os emails que enviei.Gostaria até saber quanto vcs cobram para por essa parte pra funcionar.

  4. graces left a comment on 28 de julho de 2010 at 10:57

    Helen,
    A mala direta deve funcionar corretamente na versão do Graces que você tem. Não é preciso pagar nada mais por isso. Veja como configurar a mala direta no manual online (no menu selecione Ajuda/Ajuda online).
    Note que a mala direta só vai funcionar com o IG se você tiver uma conta paga com eles – o IG gratuito não funciona para envio de mala direta. Caso tenha uma conta paga e não consiga enviar, entre em contato com nosso suporte pelo MSN para analisarmos o problema.
    Quanto ao cadastro de CEPs, desativamos há algum tempo, mas vamos retorná-lo ao sistema assim que possível. Quando o fizermos avisaremos a todos os clientes.
    Obrigado por usar o Graces.

  5. Helen left a comment on 29 de julho de 2010 at 10:37

    Ok,muito obrigada pela atenção.Gostaria de saber se a empresa estará na feira aqui no RJ no RIO CENTRO em setembro,pois será uma oportunidade de comprar uma segunda licença,pois estou querendo instalar em um netbook.Tamném estou com algumas dúvidas referente a uma possível mudança TAMBÉM aqui no RJ em termos de NOTA FISCAL ELETRÔNICA,em como funcionará…Desde já informo e indico GRACES PARA ADMINISTRAÇÃO DE SALÃO.

  6. graces left a comment on 30 de julho de 2010 at 17:07

    Oi Helen,
    Mês que vem faremos 15 anos de empresa, acompanhe pelo twitter (http://twitter.com/sistemagraces) para comprar com desconto!
    Quanto NFe e alterações de tributação aí no rio, estou pedindo para nosso representante te telefonar (Eduardo Fleming).
    Abraços, Marcos

  7. Sleek Hairstiles left a comment on 26 de agosto de 2010 at 14:34

    What are costs for scoring state tests? Do schools bear them?

  8. graces left a comment on 26 de agosto de 2010 at 17:28

    Hi Sleek Hairtiles,
    There’s no cost for one week test.
    Although there´s some schools using our product, it was not developed for that purpose, thus you may face leak of some features or perhaps should adapt some of them.
    Thank you for your inquiry.
    Marcos

  9. Marconi left a comment on 19 de outubro de 2010 at 17:06

    Por favor, gostaria de informações sobre a integração com a nota fiscal eletrônica.

  10. graces left a comment on 28 de outubro de 2010 at 13:47

    Marconi, hoje temos o sistema Graces integrado ao software da Casa Magalhães para emissão de cupom fiscal (ECF) e para NFe.
    Como demoramos pra te responder aqui por este canal, acredito que Eduardo Fleming, nosso representante, já tenha entrado em contato contigo.
    Estamos trabalhando para adicionar algumas facilidades quanto à NFe, NFCarioca e NFPaulista diretamente no Graces.
    Por favor, siga-nos pelo http://www.twitter.com/sistemagraces. Lá as respostas são mais rápidas.
    Abraços

  11. Felipe left a comment on 9 de novembro de 2010 at 14:11

    Post super bacana, e o que diz está super certo, é esse todo o “grande segredo” dos salões de luxo.
    Quanto ao programa não há dúvidas que é o melhor do mercado, uso no meu salão há muito tempo e sempre me deu as soluções que preciso
    Quanto à agenda, existe uma em versão beta, é fantastica! Não há comparação com nenhuma outra do mercado, com certeza vai fazer os concorrentes terem que se mexer, e ainda assim acho dificil superar, apesar de perfeição não existir, essa nova agenda do Graces com certeza tende à perfeição.
    A interface do sistema é simples e intuitiva, o que faz até pessoas semi-analfabetas se identificarem facilmente com o seu uso.
    Claro o programa tem falhas, mas sei que em pouco tempo essas seram corrigidas, não há duvida de que os clientes Plus (que recebem as atualizações gratuitamente) não se arrependeram de escolher o Sistema Graces
    Felipe Gondim
    Brisa Cabeleireiros / Jacques Janine

  12. Helen Bonfim left a comment on 25 de novembro de 2010 at 11:15

    Achei super interessante que vocês estão trabalhando para adicionar algumas facilidades quanto à NFe, NFCarioca..Já indiquei o programa para 2 amigas aqui na galeria.

  13. Ramatulai left a comment on 15 de janeiro de 2011 at 17:12

    Tenho salão (LOOK OBAMA)de beleza,bem localizado(baixa lisboa),so que preciso de saber gerir-la bem,cativar e atrair mais clientes,rentabiliza-lo e ter mais lucros para minha despesas de tudo.
    Tambem queria atraves dos vossos cursos/softwars aprender muito mais a maneira de proporcionar o ambiente,markiting e os profissional ESTRELAS para essa MISSÃO e fazer crescer o salão.Para mim é urgente a vossa resposta.Obrigado!!

  14. graces left a comment on 18 de janeiro de 2011 at 09:52

    Olá Ramatulai,
    Você pode baixar o software Graces para testar por sete dias. Se gostar, podes adquiri-lo.
    Infelizmente não dispomos de cursos em Portugal e também não dispomos de cursos online.
    Contudo podes acompanhar nosso blog e twitter (http://twitter.com/sistemagraces) que tem assuntos interessantes sobre administração.
    Abraços,
    Marcos

  15. espinhas e cravos left a comment on 2 de julho de 2011 at 07:03

    Adorei o topico! meus parabens por este lindo escrito, Achei muito Bom tambem o tipo neste site

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