Qual a melhor forma de usar o sistema de salão de beleza?

No início de um negócio, é normal se utilizar de métodos mais simples para se organizar as finanças do salão, pois a demanda de clientes costuma ser menor, assim como os funcionários, a compra de equipamentos e produtos, nada que uma simples planilha não resolva. Mas com o crescimento do empreendimento, cresce também a complexidade. Por isso o ideal é investir em um software capaz de facilitar a organização do seu salão de beleza. Da para se utilizar da tecnologia para se facilitar tudo no salão, desde o agendamento de clientes, até organização de orçamento e despesas, pagamento de funcionários e estoque. Tudo de forma simples, fácil de usar e com alta precisão.

A tecnologia sempre pode ser usada para facilitar a vida de qualquer empresário, mas muitas dúvidas podem surgir na hora de se utilizar as novas tecnologias no mercado da beleza.

Funcionamento

Softwares de gestão de salão são programas de computador focados na administração de empresas ligadas ao mercado da beleza cujo objetivo é usar a tecnologia para facilitar o gerenciamento do negócio.

Existem softwares de gestão online e off-line, cada qual com suas particularidades. Softwares online são mais indicados para pessoas que preferem não ocupar espaço no computador, pois programas online armazenam dados e informações na nuvem.

Na hora de escolher entre online e offline é preciso levar em consideração as configurações do computador do salão, a qualidade da internet e a necessidade de se utilizar mais de uma máquina.

Sistemas online não necessitam sequer de instalação de programa, já que funcionam como uma conta de algum site. A pessoa interessada apenas precisa entrar em contato com a empresa que fornece o programa para poder ter o direito de usar software, que poderá ser acessado em qualquer dispositivo conectado a internet, como o Facebook por exemplo. Isso facilita muito a administração e o contato com os dados, pois o sistema pode ser acessado em qualquer lugar independente da distância. Não existe a necessidade de se prender a um único aparelho, o administrador pode gerenciar seu salão de qualquer lugar através de um smartphone, tablet ou computador.

O armazenamento de dados na nuvem (ou disco virtual) é um processo muito comum atualmente e tem a função de armazenamento e compartilhamento de arquivos e pastas na internet, sem o uso de uma mídia física. Servidores de armazenamento em nuvem costumam ser totalmente seguros, e por serem online, garante que os arquivos não sejam corrompidos caso o computador seja infectado por um vírus.

As informações salvas na nuvem não podem ser acessadas por pessoas não autorizadas, pois os dados são criptografados de forma que são visíveis para pessoas que tenham acesso ao armazenamento mediante a senha. A criptografia de segurança usada na nuvem de sistemas de gestão de salões de beleza é a mesma utilizada pelos principais armazenadores em nuvem do mercado, como o Google Drive e o Dropbox.

Por não necessitar de instalação e consequentemente, manutenção, um sistema online tende a ter um custo benefício maior, pois como as empresas gastam menos para fornecer o produto, também cobram menos de quem o compra. Outra vantagem dos sistemas online é que muitos disponibilizam uma versão teste gratuita, o que pode ajudar os usuários indecisos.

Para se usar um software online, é necessário ter em mente que o programa é totalmente dependente da conexão com a internet, ou seja, sistemas online não são recomendados para estabelecimentos sem acesso à internet ou com acesso limitado. Para o melhor funcionamento do software, o ideal é que pelo menos 2MB de velocidade. Caso o salão ou a região não tenha um bom sinal de internet, um sistema online não é uma opção viável.

Já os softwares offline necessitam que o programa seja instalado nas máquinas que usarão o produto. As configurações mínimas do computador para o funcionamento do software variam de acordo com o programa que será instalado. Alguns programas são mais específicos que outros, e necessitam até mesmo da montagem de uma estrutura interna específica no computador para receber o software.

A maior vantagem de um sistema offline, é que ele não depende do acesso à internet para ser utilizado. Uma vez instalado, o programa vai funcionar de forma fluida independente de ausência ou qualidade de internet, o que também reflete na qualidade de velocidade do programa, que dificilmente vai travar.

O programa só será usado no computador em que foi instalado, não permitindo a facilidade de compatibilidade com vários aparelhos em locais diferentes e os dados ficam armazenados no servidor do computador, o que pode ser um risco em caso de infecção de vírus.

O preço pode ser mais caro também, já que as empresas cobram pela licença de instalação, manutenção, suporte e atualizações do software, o que necessita da supervisão de um profissional especializado.

A questão estética também pode ser levada em consideração na hora de se optar por um sistema offline, pois o layout desses programas costuma usar um estilo mais retrô, o que combina com estabelecimentos que apostam em uma caracterização mais vintage, como algumas barbearias.

Funções úteis

De forma geral, os programas de salão de beleza foram criados para facilitar o dia a dia dos estabelecimentos e auxiliar no desenvolvimento, funcionamento e faturamento, de forma que os profissionais invistam melhor o tempo em atividades que realmente necessitem de suas habilidades e também em estratégias de crescimento do salão, e não percam tempo com planilhas, anotações e cálculos. Como o próprio nome sugere, o objetivo dos programas é auxiliar na gestão, administração e outras atividades rotineiras através das mais variadas funções.

Dentre as várias funções que um programa de gestão pode oferecer, como controle de estoque e fechamento de caixa, o agendamento online merece destaque. Essa função permite que os clientes de um estabelecimento marquem o horário de atendimento diretamente em um aplicativo e a qualquer hora do dia. Como o sistema estabelece uma conexão entre todos os dispositivos que possuem o aplicativo, como computadores, smartphones e tablets, deixando a agenda visível clientes e funcionários do salão, qualquer alteração no agendamento de uma pessoa, todos ficam sabendo.

O agendamento online proporciona aos clientes uma maior facilidade e integração com o estabelecimento. Oferecer essa oportunidade em seu salão pode fazer toda diferença na competição com a concorrência.

A ideia é que o agendamento online substitua as anotações feitas em papel, que diferente do agendamento online, podem se perder e levam muito tempo para serem elaboradas.

A comanda eletrônica também é bem útil e funciona de forma a economizar trabalho em papel. Basicamente o programa anota todos os serviços utilizados pelo cliente e soma tudo o que foi gasto, facilitando na hora do pagamento. Dessa forma não tem como esquecer de anotar nada que foi consumido, evitando qualquer tipo de desfalque.

Existe também a possibilidade de se usar os programas para ajudar a propagar o seu negócio, já que algumas empresas oferecem estratégias para ajudar na divulgação dos salões associados, ajudando na conquista de novos clientes.

Apesar de estar crescendo, o uso de softwares especializados em salões de beleza é uma novidade para muitos estabelecimentos, ou seja, sair na frente da concorrência e garantir a plataforma, é uma ótima maneira de se destacar no mercado. Mesmo em salões pequenos e considerando que vivemos em uma era digital, investir em um bom sistema de gestão é o primeiro passo para se construir uma grande empresa e garantir sucesso nos negócios.

Para ajudar a incrementar os seus negócios com os melhores softwares de gestão de salão de beleza e agendamento online, fique atento ao nosso blog, onde você confere mais notícias e atualizações sobre o mercado da beleza.

TAGS: administração | blog | computador | dropbox | gestão de salão | google drive | internet | salão de beleza | software |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *