Qual o direcionamento certo do meu negócio? 6 indicadores

Conhecer seu próprio perfil é necessário quando você possui um negócio, deve-se levantar alguns questionamentos como quais papeis terá que exercer dentro da empresa e saber exatamente qual o direcionamento que atua, pois essas coisas nem sempre estão claras na mente do empreendedor. É importante estruturar bem o seu negócio diante daquilo que sabe fazer, ter ciência sobre suas limitações e explicitá-las para delinear o caminho do negócio onde autoconhecimento é crucial. Sempre é necessário tomar cuidado onde pode pisar, veja o que o público alvo procura em seu negócio se conectando com ele através de valores e idéias e dessa forma defina o direcionamento certo a seguir também através de metas, planos e ação.
Sendo assim, os indicadores de desempenho são ferramentas importantes na administração do seu salão seja ele do tamanho que for, sendo usadas para mensurar e analisar seus processos, suas estratégias e seus programas, é essencial saber usá-los, pois podem ser o diferencial para o sucesso de sua organização; e para o setor de beleza não é diferente, é muito útil na hora de monitorar aspectos de desempenho, quantificando seu estado atual e mensurando a distância para alcançar as metas, objetivos e as melhorias que integram o plano estratégico.
Mas você sabe o que são indicadores de avaliação de desempenho e como são utilizados na prática? Vem com a gente e descubra. Veja abaixo 6 exemplos de indicadores:
1- Indicador de qualidade
Os indicadores de qualidade servem para identificar desvios e inconformidades relativas ao processo produtivo. Esse indicador pode ser utilizado, por exemplo, para medir o nível de produtos danificados e compará-lo ao nível aceitável.
Assim, será possível adotar medidas para se detectar os pontos do processo que precisam de melhorias.
2- Indicador de produtividade
Geralmente é utilizado para fazer a avaliação de desempenho de funcionários e colaboradores. Esse indicador faz uma relação entre trabalho, recursos gastos e resultados alcançados.
3- Indicador de lucratividade
Ao pensar sobre o que são indicadores de desempenho, é bem provável que “lucro” seja a primeira palavra que você pensa. De fato, a lucratividade é a principal preocupação dos gestores e é ela que os motiva a garantir que o salão apresente um bom desempenho.
Se as receitas forem maiores que os gastos, você está no lucro. Isso significa que a sua empresa está no caminho certo e apta a se manter no mercado.
Mas não se apoie apenas em números. Há vários outros fatores que, se não tiverem a devida atenção, podem prejudicar o seu negócio mesmo quando as margens de lucro forem positivas.
4- Indicador de sucesso de vendas
Se o seu negócio tem atuação na área comercial, saiba que esse indicador pode ser bastante útil. Ele mostra a relação entre as vendas concretizadas e as oportunidades de negociação em um determinado período de tempo.
Esse índice ajudará o gestor a compreender e avaliar como é feita a abordagem aos clientes. Se o resultado estiver sendo negativo, talvez seja a hora de pensar em novas estratégias que minimizem os pontos fracos no procedimento de vendas e serviços.
5- Indicador de competitividade
Indica a capacidade da empresa competir em seu mercado, de beleza em caso de salões, analisando o market share, e qual a possibilidade de crescimento, observando os índices de satisfação de seus clientes atuais e a percepção da marca entre os consumidores no geral.
6- Indicador de satisfação dos clientes
Esse indicador está ligado ao tópico anterior. Para evitar que haja evasão de clientes, é preciso mantê-los satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos.
Fazer uma boa pesquisa de satisfação é uma excelente maneira de se obter esse indicador. Dessa forma, é possível identificar as demandas do público e bolar estratégias de fidelização.
Gostou de descobrir o que são indicadores de desempenho? Com essas ferramentas de gestão é possível conhecer melhor os aspectos que envolvem o seu salão e pensar ações capazes de potencializar a produtividade. É importante saber escolher os melhores para que eles possam embasar com propriedade e segurança as decisões do negócio. Utilizando os indicadores corretos, eles se tornarão uma ferramenta eficaz na melhora dos seus resultados sendo essenciais para o sucesso.

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