2020: Desafios para o mundo da beleza na nova década

O mundo da beleza está sempre passando por mudanças, só que agora estamos em um momento um pouquinho diferente. É uma nova década, com desafios e detalhes um tanto diferentes em relação aos tempos anteriores.

 

Se pararmos para pensar, no começo da década passada o smartphone e outras tecnologias do tipo eram bem raras. Hoje, tem aplicativos e filtros para tudo, inclusive no segmento de beleza.

 

Além disso, tem outro detalhe: acostumamos a procurar tudo o que queremos saber na internet. Por um lado tornou a vida de muitas pessoas bem mais prática, mas por outro gerou alguns absurdos que inclusive chegam ao salão pela boca de alguns clientes.

 

Para entender todo esse cenário, preparamos esse artigo para que veja de forma mais ampla o que o mundo da beleza deve encarar na próxima década.

 

Quais os desafios para o mundo da beleza a partir de 2020?

 

“Personalidade” é mais do que um termo em alta. É a busca ideal da maior parte das pessoas, e com o segmento de beleza não é diferente. Mesmo com tendências bem definidas, muitos e muitas buscam originalidade no visual, e mais ainda uma experiência completa para tal.

 

Diante desse cenário, tem alguns detalhes que os salões de beleza precisam ficar atentos, caso busquem o crescimento do negócio.

 

“Experiência 360º”

 

O que falamos sobre trazer uma experiência completa para o cliente tem a ver com esse conceito. Na prática, é fazer com que o local entregue tudo aquilo que o cliente precisa para  que ele não precise procurar outros lugares para serviços próximos do que um salão poderia oferecer.

 

Já existem alguns lugares que oferecem os serviços de um salão de beleza e uma loja de produtos de beleza, por exemplo, ou serviços de massagem, maquiagem… Enfim, tudo o que for possível para garantir uma experiência completa.

 

Mesmo as barbearias já possuem uma ideia similar ao adicionar pubs e lanchonetes junto ao serviço tradicional. Se for de seu interesse, invista naquilo que seja possível entregar com excelência.

 

Relacionamento dentro e fora do salão

 

É quase um clichê falar que estamos “sempre conectados”. Mas isso não deixa de ser verdade, especialmente nos segmentos como moda e beleza. Além de trabalhar o relacionamento dentro do salão, é interessante considerar o relacionamento fora também.

 

Algumas das ações possíveis, e não invasivas incluem:

 

  • Redes sociais para interação direta e dinâmica
  • Lojas virtuais para compras de produtos de onde quiser
  • Inscrição por e-mail, canais no youtube, e outras formas de interação mais direta
  • Apps e filtros voltados para beleza.

 

Para cada um desses segmentos, existem muitos detalhes que podem assustar os donos de salão de beleza menos atentos com o avanço da tecnologia. E aqui vai um conselho importante: não precisa investir em tudo, mas fique de olho no que possa agregar valor ao seu negócio.

 

Os reais desafios para o mundo da beleza a partir de 2020 não é saber tudo sobre tecnologia e sobre tendências, mas usá-la para entender o que seus clientes procuram e desejam. Lembre-se que a personalidade também está na simplicidade das tarefas, então saiba como escolher o que seu público busca. Até a próxima!

TAGS: marketing para salões | nova década | novos desafios | relacionamento | relacionamento com cliente | salão de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *