A saúde da pele no inverno: principais problemas e seus tratamentos

  • 24 de junho de 2020
  • Blog

O inverno está chegando, e como todo ano, as semanas que a antecedem trazem uma amostra do que vamos passar pelos próximos 3 meses: bastante frio, um pouco de chuva, e um tempo seco. Tem quem ame esse período, tem quem passe um sufoco, da mesma maneira que a sua estação “irmã”, o verão.

 

Por isso a saúde da pele no inverno é tão importante: enquanto no verão os cuidados com a hidratação são fundamentais para aproveitar o melhor do sol, a hidratação e outros cuidados mais específicos são importantes para manter a pele bem protegida durante o período. Especialmente se você mora em regiões que esfriam muito, como o sul e o sudeste brasileiro.

 

Quais os principais problemas da pele no inverno?

 

A pele no inverno passa por alguns desafios que não se resumem apenas a botar um casaco quentinho e se proteger dos efeitos do clima. Nossa pele, de forma geral, é bem sensível, o que torna detalhes como a umidade do ar e as temperaturas baixas no geral mais suscetíveis a certos problemas.

 

Entre eles, destacamos os seguintes:

 

  • Ressecamento da pele
  • Desnaturação de proteínas (destacado pela pele esbranquiçada)
  • Psoríase
  • Dermatite atópica
  • Ictiose

 

Isso vale tanto para o rosto como para todo o corpo. Os efeitos desses problemas são bem conhecidos: coceira, descamação da pele, caspas, além de exposição a efeitos químicos ainda mais críticos sem o devido tratamento.

Como cuidar da saúde da pele no inverno?

 

Todos esses problemas podem ser evitados com algumas soluções simples e diretas para a pele, nada muito diferente do que já realiza no dia a dia. Caso ainda não faça todos, especialmente se você não tem quadros alérgicos e esses problemas não se manifestam com tanta frequência, vamos para algumas recomendações clínicas.

 

Alimentação e Hidratação

 

Uma alimentação saudável, bem como beber água constantemente, são a base para uma pele saudável no inverno. Invista nelas antes mesmo de procurar por produtos específicos no cuidado com a pele.

 

Para os alimentos, opte por alimentos com altas concentrações de colágeno, vitamina C, Vitamina A e D. Exemplos incluem peixes, hortaliças, e frutas cítricas como abacaxi, maracujá e morangos, esta última fruta da estação. Alimentos com altas quantidades de pectina, como maçã, tomate e cenoura, também cuidam bem da pele.

 

O consumo constante de água literalmente irriga os poros da pele, evitando o ressecamento e facilitando o transporte de nutrientes para ela. Não pense que água constante é necessário apenas no verão.

Exposição controlada ao sol

 

O sol é uma das fontes mais ricas de vitamina D, e com ela você pode manter sua pele saudável e protegida dos efeitos do inverno. Na verdade, a saúde da pele no inverno pode ser ainda melhor com o sol: graças as temperaturas mais baixas, os dias de sol são menos nocivos ao organismo, o que torna sua exposição bem mais tranquila.

 

É super simples: basta buscar uma exposição de cerca de 15 minutos em dias de sol. A regra de buscar o sol da manhã ou da tarde continua valendo, e não esqueça do filtro solar.

Cuidado com o banho quente

 

O banho quente no inverno é maravilhoso, mas tome cuidado! Ficar muito tempo no chuveiro em alta temperatura pode fazer muito mal a sua pele. O risco se dá pela proteção natural que retiramos da pele conforme nos banhamos, especificamente a oleosidade natural.

 

A longo prazo, isso tende a ressecar a pele e torná-la mais suscetível aos efeitos do frio. A recomendação é que, além de diminuir o tempo de banho, não deixar a água quente demais. Além disso, é recomendável não usar bucha com muita força, para não potencializar os efeitos. Assim é possível curtir o banho quentinho sem prejudicar a saúde da pele no inverno.

Uso de Hidratantes

 

Por fim, o uso de hidratantes é fundamental nesse período. Se você faz todos os cuidados regulares, o uso de hidratantes pode ser reduzido, mas não o descarte por completo. Eles fornecem uma proteção extra para a pele, especialmente se você sai bastante. E não deixe de especificar os modelos para mãos, corpo, pés, rosto ou mesmo lábios, que nesse caso pode ser apenas uma manteiga de cacau.

 

Gostou das dicas? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões. Não deixe de cuidar bem da saúde da pele no inverno, e até a próxima!

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