Ações que você pode adotar para animar os clientes de seu salão

Com o passar dos anos, muita coisa mudou na forma como os clientes entendem um salão de beleza, sendo necessário de o profissional entregar mais que o esperado.

A grande dica atualmente é vender uma experiência única para as pessoas que frequentam o estabelecimento. Isso vai fazer com que elas vejam o negócio de uma maneira diferente, mais acolhedora.

A ideia é agregar valor aos serviços. Quando o estabelecimento consegue alcançar esse patamar, o preço passa a ser um fator de menor importância para os clientes.

Lembrando que “valor”, não está necessariamente relacionado com preço, valor pode ser definido como a importância que cada pessoa dá a um determinado produto ou serviço, baseando-se na necessidade, satisfação e utilidade. Em outras palavras, o valor é quando determinado produto ou serviço oferece prazer em ser consumido. Quando isso acontece, o preço acaba ficando em segundo plano.

 

Atualizando os serviços

Manter um estabelecimento atualizado com as novidades do ramo é o mínimo que se pode oferecer aos clientes. Contudo, é necessário que o salão não perca a sua identidade, ou seja, se é especialista em cabelos cacheados, essa informação precisa ser destacada e continuar sendo atualizada, oferecendo assim tudo o que for necessário e possível para que o público alvo não seja perdido.

Salões e estabelecimentos segmentados devem sempre ficar atentos com a identidade própria, pois muitas vezes, é melhor manter o serviço específico, do que procurar mais especialidades.

Quando é possível ser feito, é sempre bom atualizar os serviços, dessa forma, atraindo mais clientes, ou mesmo mantendo os clientes frequentes, que de fato amam uma novidade.

 

Formas variadas de pagamento

Ainda que o uso de cartões de crédito e débito sejam muito comuns atualmente, muitos salões pequenos ou em começo de funcionamento, ainda não possuem essa opção.

Contudo, variar as formas de pagamento é uma obrigação para qualquer estabelecimento que almeja o crescimento.

O uso de cartão já é mais comum que o dinheiro vivo, e certamente, disponibilizar dessa “opção” chamará muito a atenção dos clientes atuais e com certeza será um diferencial.

 

A importância de um bom atendimento

Conquistar mais clientes é sempre muito importante, contudo, manter os clientes fiéis deve ser uma prioridade maior, pois além de ser uma questão de respeito com o cliente, o bom atendimento com os frequentadores involuntariamente acaba atraindo mais clientes, que serão atraídos através do “boca a boca”.

Por mais difícil que seja imaginar, o fato é que são nos detalhes de um bom atendimento que se esconde a melhor propaganda de qualquer negócio, inclusive os salões e barbearias, e isso eleva o valor desses estabelecimentos. Atitudes como o acompanhamento e atualização do histórico do cliente, chamá-lo pelo nome, programa de fidelidade, oferta de brindes, desconto em produtos, entre outros. Vale lembrar também que manter clientes no salão é mais barato que atrair novos.

 

A importância do pós-venda

É muito comum que um profissional da beleza faça uma propaganda prévia de seus serviços, o que serve para promover o trabalho e o estabelecimento, consequentemente, atraindo mais clientes, que muitas vezes são notificados particularmente. Contudo, é difícil um profissional questionar o cliente quanto ao serviço após esse serviço ter sido realizado.

Conversar com o cliente, perguntar se deu certo, relembrar um determinado tratamento, apenas realça o vínculo entre profissional e cliente, o que é muito importante para a fidelização.

O cliente gosta de saber que o profissional lembrou dele, isso faz com que ele se sinta mais próximo, mais querido e mais respeitado.

 

O bom atendimento para com os clientes é a base para o sucesso de qualquer negócio, especialmente salões de beleza e barbearias, que lidam com o cliente de forma muito próxima. Contudo, saber administrar um negócio, também é muito importante e necessário. Para auxiliar na administração do seu salão, o sistema de gestão Graces conta com diferentes ferramentas úteis, que facilitam todas as operações, proporcionando que o profissional tenha mais tempo para focar no atendimento ao cliente.

TAGS: clientes | dicas para salão | gerenciamento | Gestão | gestão de salão de beleza | marketing | marketing para salões | planejamento | relacionamento com cliente | salão de beleza | serviços |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *