Arquivo do cliente e confidencialidade: suas obrigações

  • 10 de junho de 2019
  • Blog

Mais do que oferecer um bom ambiente para suas clientes, um salão de beleza precisa oferecer segurança, e isso não vale apenas para os procedimentos na hora de atender, mas de dados também. É o que chamamos de arquivo do cliente e confidencialidade.

Todo empreendimento precisa de uma política de proteção de dados bem estabelecida. Ao fazer qualquer entrega de dados pessoais, assumimos a responsabilidade que essas informações não sejam vazadas para ninguém.

Quais são suas responsabilidades com o arquivo do cliente?

Se ainda não tinha se dado conta dessa importância, aqui vão alguns pontos importantes para definir suas obrigações com o arquivo do cliente. O também chamado acordo de confidencialidade serve para qualquer tipo de negócio, e o seu salão também está incluso. Veja a seguir quais são suas responsabilidades.

Quem pode revelar as informações?

Ao entregar suas informações pessoais para o salão, este pode revelá-las apenas com autorização do próprio cliente. Ele também determina que tipo de informações podem ser reveladas, e cabe ao salão informar tudo no momento em que faz o cadastro.

Quanto tempo dura o sigilo de informações?

Virtualmente, enquanto o salão estiver de portas abertas. Para estes casos, não se pode nem deve enviar nenhum tipo de informação, pois isso acarreta em crime e multa por quebra de sigilo.

O ideal aqui é que, ao estabelecer um contrato ou qualquer tipo de acordo, se estabeleça um tempo de obrigação de sigilo mesmo com o fim do negócio, para que não vaze informações de qualquer natureza.

O que deve ser feito ao fim do contrato?

Em nosso caso, se o cliente não quiser ter mais seus dados relacionados ao salão. Para tanto, o cliente deve estar presente, e informado de que todos os seus dados serão apagados pelo salão. Da mesma forma, caso o local não abra mais as portas, informará aos clientes que, se tiverem qualquer pendência positiva ou negativa, que sejam acertadas.

É importante ressaltar que o arquivo do cliente é uma responsabilidade de ambos os lados. Enquanto o salão de beleza cuida para que nenhum dado seja vazado, os clientes também devem se assegurar que essa responsabilidade esteja em dia, e que ele não tenha nada pendente.

O que pode ser definido como quebra de sigilo? Qual a multa para esses casos?

Quebra de sigilo pode ser considerada um tipo de infração ou até mesmo crime em alguns casos. Ao ter um banco de dados, ou mesmo realizar contratos em que cessão de dados é necessária, é importante que o salão tenha esses termos bem delimitados, para que as ações em caso de quebra sejam devidamente tomadas.

Quem está no dia a dia do salão de beleza dificilmente repara em todos esses pormenores do arquivo do cliente. Mas é essa confidencialidade que vai garantir mais respeito e cuidado por todos aqueles que estão relacionados ao seu negócio.

Esta é sua responsabilidade enquanto gestor. Até a próxima!

TAGS: arquivo do cliente | confidencialidade | dicas para salão | segurança |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *