Os principais cuidados para manter o salão funcional e, acima de tudo, seguro.

Gerir um salão é uma tarefa bastante trabalhosa, pois envolve o cuidado com o ambiente, as pessoas e com os materiais e equipamentos. Por isso, é importante criar o costume de inspecionar e otimizar essas três frentes, que mantêm seu negócio girando e em evolução.

Quando se fala em equipamentos, é necessário que se coloque nessa categoria também as cadeiras e poltronas para os cortes ou serviços, as tesouras, máquinas, secadores, pranchas e afins. Todo e qualquer instrumento utilizado nos serviços devem ser averiguados, para garantir que estejam adequados para uso e que gerarão o resultado que se espera.

Isso é necessário principalmente para equipamentos elétricos, e não é muito difícil entender o porquê. Secadores, por exemplo, são equipamentos muito potentes, que consomem grande quantidade de energia, e em um salão de beleza estão quase sempre ligados e em uso. Esse uso constante altera a durabilidade e vida útil do equipamento, e a vistoria periódica ajuda a identificar qual o momento ideal para a manutenção ou troca da peça. Pranchas e máquinas de corte também passam pelo mesmo processo, mas possivelmente precisem de uma vistoria ainda mais constante, já que são de longe os equipamentos mais utilizados.

Leia também: 7 dicas para manter a higiene do seu negócio de beleza

Secadores de Cabelo

Secadores de cabelo devem ser limpos com o aparelho sempre desligado, usando um pano levemente umedecido. É importante remover todos os fios de cabelo da entrada de ar. Se o aparelho tiver um filtro de abertura fácil, é recomendável que seja feita a limpeza também no filtro.

Pranchas

As pranchas de cabelo exigem uma limpeza um pouco mais complexa. Para isso, ligue a prancha na tomada e coloque na temperatura mais baixa por 5 minutos. A chapa aquecida ajuda a soltar qualquer sujeira que possa estar impregnada na superfície. Após os 5 minutos, desligue o equipamento e deixe-o esfriar um pouco sobre uma toalha por cerca de 5 minutos. Passado esse tempo, use um pano levemente úmido para fazer a limpeza, e caso note que existe alguma sujeira resistente, espere a chapa amornar e utilize um algodão umedecido com álcool. Terminando o processo, use novamente um pano úmido para limpar a chapinha.

Máquina para cortar cabelos

O outro dos itens muito utilizados no salão é a máquina de cortar cabelos, e além da limpeza, é preciso sempre checar a hora certa para lubrificá-la. Normalmente, essas máquinas vêm com um pote pequeno de óleo lubrificante e uma pequena escova, mas caso não encontre, esses itens são normalmente vendidos em grandes perfumarias e lojas do ramo. A escova pode ser substituída por uma escola de dentes.

Remova o pente da máquina e, com um papel ou pano macio e que não solte pêlos, limpe os dentes da máquina, removendo todos os pequenos fios que costumam se prender. Após isso, pingue algumas gotas do lubrificante, e espalhe entre os dentes da máquina com a escova.

Outros itens, como a cadeira do barbeiro/cabeleireiro, tesouras, pentes, escovas e afins, devem ser sempre higienizados entre um corte e outro, para resguardar a segurança do cliente. Obviamente, lâminas de barbear ou cortar cabelo têm sempre que ser descartáveis, utilizando uma nova a cada corte.

Cuidar da integridade das cadeiras, verificando sempre se há falhas em suas estruturas, como rachaduras (se for de madeira ou plástico) e parafusos soltos. Esse tipo de cuidado evita acidentes perigosos e danosos aos clientes e à reputação do seu estabelecimento.

É sempre importante ressaltar que a higiene do seu salão é ponto primordial para gerar confiança e conforto aos seus clientes, e aliada a esses cuidados citados acima, garante a total qualidade da execução dos seus serviços.

Um bom gestor e dono de empresa, seja qual for o segmento, está sempre empenhado em melhorar a forma como enxergam seu projeto. Seguir essas dicas vai dar as melhores impressões não só aos seus clientes, mas também aos seus colaboradores e fornecedores.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.