Sempre há situações no salão de beleza, na verdade em qualquer profissão, nas quais os pedidos inusitados dos clientes podem não ser apenas uma surpresa, mas se transformar em situações mais complicadas. O profissionalismo deve valer acima de tudo, mas é preciso alguns leves preparos na postura para que qualquer situação do tipo possa ser contornada.
Pedidos inusitados dos clientes e ações que podem ser tomadas
Em primeiro lugar, o que seriam pedidos inusitados dos clientes? Dentro de um salão de beleza, isso pode ir desde serviços não cobertos pelo salão, até posturas inadequadas que podem interferir na rotina de trabalho.
Vejamos alguns exemplos do que costuma acontecer, e quais atitudes mais adequadas a tomar.
Pedir por produtos, serviços ou técnicas não disponíveis
Esses são alguns pedidos inusitados mais comuns, para sermos sinceros. Em alguns casos, não chegam a ser inusitados ou absurdos, apenas desconhecidos para os clientes. Nesses casos, nada melhor do que um bom esclarecimento para deixar tudo bem claro.
O que pode ser considerado inusitado pode vir de clientes de longa data, que já conhecem a forma de operação no salão, e buscam por serviços “exclusivos”, ou que se sentem seguros para conseguir. Mesmo um melhor amigo de um dos funcionários do salão pode chegar com algo do tipo.
O esclarecimento continua, mas também pode ser uma grande oportunidade para pensar em novos serviços para o salão. Em alguns casos, pode até ser possível se o profissional se disponibilizar para tal.
Propostas de pagamento “únicas”
Existem clientes de todos os tipos, já falamos sobre isso por aqui. Mas sempre há espaço para figuras cada vez mais variadas e únicas, seja em comportamentos como em decisões. Isso inclui a forma de pagamento: seja descontos absurdos, a troca de serviços, terão alguns clientes que podem pegar muitos gerentes desprevenidos.
Formas de pagamento são imutáveis. Mais do que a saúde financeira ou a política de trabalho, nenhum gerente pode fraquejar com elas, por respeito aos profissionais que se esforçam ali. Mesmo propostas de pessoas próximas devem ser refutadas, principalmente para valorizar o próprio negócio.
Pedidos íntimos dos clientes
Infelizmente, isso acontece em muitos locais de trabalho, o que pode trazer reações das mais adversas entre os profissionais. Tem quem possa achar “tranquilo”, tem que possa achar um absurdo propostas íntimas vindas dos clientes, e nesses casos, o ideal é que o gestor seja responsável por atentar-se a esses aspectos.
Por um lado, o cliente pode não ter razão no que faz, mas o profissionalismo deve ser realmente valorizado ao ter atitudes educadas e firmes. Em caso de insistências, é recomendável aos profissionais tomarem as atitudes cabíveis, uma vez que clientes com propostas absurdas podem ser bem insistentes em alguns casos.
Por fim, seja com bom humor ou firmeza nas ações, os pedidos inusitados dos clientes devem ser tratados com toda educação possível. Ainda que rendam histórias de bastidores futuras, o momento pede por posturas que serão lembradas com cuidado no futuro.
Seu salão de beleza pode se tornar uma grande referência pelo bom atendimento, e todo cuidado, inclusive nas horas inusitadas, pode auxiliá-lo. Não deixe de investir bem no seu salão de beleza, e até a próxima!