Consumo de água no salão: Dicas para economizar

Diminuir o consumo de água no salão é mais do que uma medida para economizar nas contas dentro do estabelecimento. É uma forma direta de se adequar às exigências do governo: apesar das chuvas, o verão é uma época de calor intenso, o que causa problemas hídricos sérios.

 

Então mais do que uma questão de urgência, é bom ter alguns cuidados importantes na economia de água dentro dos salões. Você ganha ao pagar um valor menor nas despesas, e o ambiente também com o consumo. E não é preciso uma mudança drástica no dia a dia, como veremos a seguir.

 

Dicas para diminuir o consumo de água no salão

 

A dica mais importante para reduzir o uso de água no salão de beleza é a consciência. Dentro das políticas de trabalho, é muito importante instruir todos os membros da equipe a levar os cuidados a sério. Infelizmente, uma boa parte da população não leva as questões ambientais com tanto cuidado, o que faz da tarefa um pouco mais desafiadora.

 

Trabalhe a consciência de todos dentro do salão, e os resultados serão mais consistentes, e econômicos no fim das contas.

 

1 – Crie soluções práticas para beber água

 

Bebedouros são itens essenciais em um salão de beleza. O que pode tornar uma conta cara não é o consumo em si, mas o que acompanha ele, como muitos copos descartáveis, por exemplo. Existem saídas práticas, como bebedouros existentes em grandes instalações, ou reduzir o uso para um único copo por pessoa.

 

2 – Use produtos de beleza na medida certa

 

Lembrando que não é “usar pouquinho para economizar”, mas sim pecar pelo excesso. Especialmente para os cabelos, que em casos de produtos em grandes quantidades (como shampoos), também pede por uma quantidade expressiva de água para o enxágue. Sempre busque o equilíbrio na lavagem.

 

3 – Reaproveite a água no salão

 

Dependendo do consumo de água no salão, é possível reutilizá-la para outras ações de limpeza. Por exemplo: caso o enxágue não possua elementos como amônio, hidróxidos ou mesmo metais pesados, não há problemas em utilizar na limpeza do chão. O ideal aqui é sempre o bom senso: se não tem como usar, não use. Nenhuma economia vale o risco a qualquer um presente no salão de beleza.

 

4 – Faça manutenções regulares no encanamento

 

Esta uma ação a ser feita periodicamente. Não é incomum que problemas com o consumo de água também aconteçam por conta de falhas no encanamento e seus vazamentos, problemas nos interruptores, etc. Ter um bombeiro de competência para resolver essas urgências, ou avaliar se está tudo certo, poupa muitos problemas.

 

Reduzir o consumo de água no salão de beleza é muito simples em ações e prevenções. E justamente por isso é importante ter atenção nessas ações e evitar eventuais problemas com contas, ou pior ainda, com a falta de água. Até a próxima!

TAGS: consumo de agua | consumo de água no salão | economia | Equipe de salão | Funconários | Lavagem de cabelos | salões de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *