Elas chegaram tem algum tempo na praça. De tempos em tempos, ficam em moda e são o padrão do homem, um símbolo de masculinidade e virilidade. E daí passam e a cara lisa volta a ficar em evidencia. Hoje em dia, a cultura da barba encontrou uma face bem diferente das quais estavam habituadas. Há gostos para todos, da barba cerrada aos vários estilos de bigodes, e inclusive a falta de pelos faciais.
Nos últimos anos, a cultura da barba veio de uma forma diferente por aqui. Enquanto as trends antigas eram focadas mais em um ou dois estilos de artistas famosos da época, nos dias atuais toda a mítica em torno dos pelos faciais é valorizada. Como mencionamos acima, há uma variedade incrível de estilos, e já tem um tempo em que as tendências de barba são tão comuns quanto as de penteados.
Mas será que vale mesmo investir mais em barbas ou será uma moda tão passageira quanto a do passado? Temos dois pontos bem distintos nos quais vamos ajudar que você encontre sua resposta.
A popularização da cultura da barba
Em todas as épocas em que esteve em evidencia, a barba vinha carregada de vários significados. Os mais comuns, e que se mantém até hoje, são de virilidade e masculinidade, um sinal de poder. Contudo, desde o século XX tivemos uma outra percepção das barbas, a ponto de ganharem uma série de características bem próprias.
Foi apenas no último século que as barbearias começaram a se formar. Antes, a profissão de barbeiro era itinerante, com seus profissionais realizando toda sorte de atividades dos mais variados tipos a cada cidade em que passavam.
Hoje, das lojas com uma estética bem única, até a criação de vários produtos específicos para os pelos faciais, essa cultura se difundiu para todos os cantos.
No Brasil, os últimos anos mostraram uma ascensão bem expressiva de novos entusiastas, marcas de produtos especializados, e mais recente ainda uma versão modernizada das barbearias. Agregando serviços como pubs, ou mesmo a temática de moto clubes e outros lugares com barbudos em potencial, elas têm ganhado cada vez mais espaço.
O outro lado da moeda, e a atenção no investimento
O Brasil entrou muito bem em aspectos mais “gourmet” em diversos pontos comerciais, não limitados apenas a comida, e a barbearia é uma delas. Não tem nada de errado nisso, principalmente por conta da criatividade que pode ser alcançada com o negócio. Entretanto, mercados que se estruturam através de “trends” devem ter um planejamento pensado por um detalhe bem importante.
Por mais que sejam culturais e muitas até atemporais, modas são passageiras, ou muito voláteis. Barbas podem não mais sair de moda, como observamos atualmente, mas não seria novidade se essa mesma cultura mudasse para outros rumos daqui alguns anos, e nessas mudanças o negócio acabar de lado.