O que tem a ver o conceito de “referencial inercial”, de Galileu Galilei (1564-1642), considerado o pai da ciência moderna, com gestão de salões de beleza? E aqui posso dizer:
A sua trajetória depende das suas referencias.
Supondo que você seja cabeleireiro ou um “hair stylist”:
Um belo dia, você decidiu que teria um salão de beleza. Estudou, treinou, juntou-se aos melhores, aprendeu a profissão, viajou para conhecer vários salões e descobrir tendências e, com muito esforço, abriu seu salão! Você sabe quanto vale o seu trabalho.
E qual é o seu objetivo? Elevar a auto-estima de suas clientes, valorizando sua beleza.
Para isso, você deve conhecer cada uma delas, saber de suas preferências…
Agora se você é o administrador de um salão de beleza…
Dedicou grande parte de sua vida estudando administração e trabalhando em vários processos gerenciais. Seu papel é o de proporcionar o melhor ambiente, com as melhores práticas, para que o cabeleireiro e toda a equipe possam realizar seu trabalho, pensando sempre no bem estar das clientes.
Duas pessoas com trajetórias deferentes, mas com o mesmo objetivo e, quase sempre com visões diferentes de como alcançá-lo. É aqui que entra o conceito de Galileu.
Sua trajetória e suas referencias fazem a sua visão.
Acho que o cabeleireiro tem uma visão “geocêntrica” onde tudo ao seu redor gira em torno de si, enquanto o administrador tem uma visão “heliocêntrica” na qual tudo gira em torno do cliente. E isto faz toda a diferença!
Quanto vale um bom sistema de informação que auxilie no conhecimento de cada cliente, que saiba suas preferências, suas críticas, que se lembre de seu aniversário e se seu cafezinho é com açúcar ou adoçante, quais produtos prefere, quanto gastou no último trimestre?
Quanto vale um sistema que informe a qualquer momento como está a saúde financeira do negócio?
Depende do referencial!
Para o cabeleireiro, talvez não tenha tanta importância, porque ele é capaz de memorizar as preferências de sua cliente.
Para o administrador, o sistema é muito importante, porque é capaz de lembrar-se de imediato de todas as clientes de todos os profissionais do salão.