Uma barbearia pequena, muitas vezes de bairro, pode ser tão ou mais bem sucedida quanto os modelos de salões de beleza do mesmo tamanho. E da mesma forma, as barbearias estão encontrando formas cada vez mais criativas de existirem em diversos lugares, e são elas que vamos mostrar nesse artigo.
De certa forma, as barbearias são um pouco mais fáceis de montar em relação aos salões não pela simplicidade de serviços, comparando ambos, mas pela identidade que carregam. Muitas vezes, é bem possível reconhecer uma barbearia pequena pelas cores, decoração, ou mesmo profissionais ativos.
Contudo, com as ideias certas, você pode se destacar com essa imagem. Confira a seguir!
1 – Decoração é fundamental
Uma barbearia pequena de sucesso investe sempre em uma boa decoração para atrair seus clientes. Nesse ponto, é bom investir no seguro: cores neutras, móveis confortáveis, e se for possível trazer aquele chão de madeira, melhor ainda. A decoração pode trazer um pouco da personalidade dos seus proprietários, mas sem exageros.
2 – Invista em um corte único
Algumas das barbearias que ganharam destaque nos últimos anos tiveram como base algum corte ou técnica muito chamativa. Um exemplo conhecido é do Seu Elias, em Belo Horizonte. Sua barbearia pode ser pequena, mas o diferencial é um corte ou técnica que ninguém na região faz. É interessante fazer uma “pesquisa de campo”, para averiguar.
3 – A música como aliada
A relação entre barbearia e música é quase intrínseca. Do hip hop nos Estados Unidos, ao samba e bossa nova brasileiros, não é incomum encontrar uma trilha sonora que cativa dentro das barbearias. Para trazer esse clima ao seu ambiente, considere uma temática musical para o salão. A decoração, inclusive, pode intensificar esse detalhe de uma forma chamativa.
4 – A leitura não fica de fora
Se você cresceu pelas barbearias e salões de beleza nos anos 90 e 2000, uma coisa não fica de fora: as revistas e quadrinhos. Hoje as revistas podem estar um pouco menos em voga, mas podem ser uma boa alternativa para os clientes passarem o tempo enquanto não são atendidos. Como alternativa, considere publicações mais anacrônicas, como guias, especiais, e os quadrinhos para o público infanto-juvenil.
5 – Uma boa internet ajuda
Se os clientes não tiverem vontade de uma boa leitura, uma alternativa bacana é simplesmente uma boa internet para usarem enquanto não foram atendidos. Uma conexão equilibrada, e de preferência separada da utilizada para as ações dentro da barbearia, já deixam o público mais reservado com algo a se ocupar. Só não esqueça de manter a simpatia no atendimento, certo?
Gostou das ideias? Sua barbearia pequena pode ser muito bem sucedida, abrindo possibilidades para crescimento. E para tornar o salão ainda mais organizado e eficiente, não deixe de conferir todos os recursos que a Graces tem a oferecer. Até a próxima!