O mercado nacional de estética e beleza é altamente competitivo e isso não é novidade. Se destacar em meio a tantas opções é consideravelmente desafiador, e a tendência é que essa dificuldade aumente muito com o avanço da tecnologia no mercado.
Por isso é essencial oferecer aos clientes diferenciais que vão colocar o seu salão um passo à frente de seus concorrentes, e uma forma eficaz e útil de fazer isso é capacitar seus funcionários, mantendo-os atualizados com as melhores práticas do mercado.
Considerando a rotina cheia de afazeres e tarefas de um salão, oferecer meios acessíveis para que seus profissionais se capacitem é primordial, e uma boa maneira de fazer isso é oferecendo os cursos dentro do próprio estabelecimento. Mas como fazer isso?
Busque parceiros
Entre em contato com seus fornecedores e conheça treinamentos que eles possuem, verifique a possibilidade de receber profissionais dessas empresas para aplicarem esses cursos no seu estabelecimento. Isso costuma baratear os custos e estreitar a relação comercial. A opção também é interessante nos casos de lançamentos de novos produtos, já que receber um treinamento prévio pode significar se antecipar ao mercado e “morder” essa uma fatia desses clientes antes de todo mundo.
Cursos Online
Já indicamos aqui cursos online para maquiagem, mas existem opções para os mais variados serviços. A grande vantagem está no fato de o curso poder ser feito praticamente de qualquer lugar, eliminando problemas como horários e trânsito. Dessa forma, é muito mais tranquilo oferecer um novo curso, já que não compromete demais o expediente do funcionário.
Varie os temas dos cursos
Além dos cursos voltados à área operacional, podem ser oferecidos treinamentos de atendimento, etiqueta pessoal ou marketing no salão de beleza. Essas são opções que trarão tanto resultado quanto às voltadas aos serviços, e tendem a captar e manter novos clientes.
Use isso a seu favor
Já que você oferece esse diferencial no seu salão, por que não divulgar? Esse tipo de esforço chama a atenção da clientela, que confia mais em quem treina e capacita sempre seus funcionários para executarem serviços de alto nível de ponta a ponta.
Tendo esse pensamento como meta, a tendência é ter um salão mais preparado para as mudanças do mercado, e pronto para fisgar novos e interessados clientes.