O termo visagismo é derivado de visage que significa “rosto” em francês, sendo que foi criado por Fernand Aubry, um cabeleireiro e maquiador.
Mas, foi o paulista Philip Hallawell que deu maior significado ao conceito.
Assim, pode ser definido como o alcance da imagem ideal por meio da análise exclusiva de uma pessoa.
Dessa forma, é possível realçar não só a beleza interior, como também a exterior.
Como funciona o serviço de Visagismo
Este tipo de serviço indica que a beleza se torna evidente quando o profissional ajuda o seu cliente a integrar o como ele se sente e como se vê.
Por exemplo, provavelmente uma pessoa já visitou o seu salão pedindo um corte igual ao que viu em alguém no Instagram.
Isso é comum porque nós replicamos o que nos inspira.
Mas, o problema é que o resultado não foi como o cliente esperava.
Isso prova que nem todos se encaixam nos padrões, isto é, o que fica ótimo em uma pessoa pode não combinar com outra.
Ao trabalhar com o serviço de visagismo, você ou um profissional adequado do seu salão, faz uma análise minuciosa sobre a identidade do cliente e a ideia que ele quer transmitir, evitando o tipo de problema que foi citado acima.
Também é feita uma avaliação da aparência física para refletir exatamente o perfil do cliente, seja ele ousado, clássico, fashionista ou romântico.
Portanto, é importante que você não se limite somente a ideia de cuidados com o cabelo.
O profissional visagista domina uma série de técnicas que valorizam a beleza natural do rosto incluindo a maquiagem e o design de sobrancelhas.
Quais são as principais técnicas
O rosto é o ponto central do visagismo, sendo que há 9 tipos:
- Triângulo de base;
- Triângulo invertido;
- Hexagonal de lateral reta;
- Hexagonal de base reta;
- Retangular;
- Redondo;
- Quadrado;
- Losangular.
Por isso, a primeira técnica seria saber o tipo de rosto.
Além disso, devemos voltar a falar de Hallawell, o homem que deu cara ao visagismo.
O autor recomenda que sejam analisados os arquétipos de personalidade definidos pelo psicanalista Carl Jung.
Dessa forma, dá para definir os temperamentos de beleza de cada pessoa, sendo que há 4 opções:
Em primeiro lugar, há a beleza melancólica que indica sofisticação, sensibilidade e elegância.
Esta é uma beleza artística que inspira calma e tem muito charme.
Já a beleza fleumática indica espiritualidade e serenidade, por isso, também é acolhedora, meiga e diplomática.
A pessoa que tem uma beleza colérica tem atitude, além de confiança, força, determinação, poder e está sempre à frente na liderança.
Por fim, existe a beleza sanguínea do visagismo que remete uma pessoa destemida, criativa, dinâmica, extrovertida, sendo caracterizada pela energia e vibração.
Ou seja, esta última beleza é de pessoas entusiasmadas e alegres.
Como trabalhar com este serviço
A resposta é simples e direta, você precisa de um bom curso de visagismo para aproveitar as oportunidades no mercado da beleza.
Portanto, converse com a sua equipe e proponha a ideia, talvez um dos funcionários do seu salão queira se profissionalizar na área e precisa simplesmente de um incentivo.