Como fazer folha de pagamento: 5 passos simples

Saiba como fazer folha de pagamento com a Graces!

Se você sabe como fazer folha de pagamento, também sabe como pode ser difícil incluir todos os detalhes de maneira correta, sem faltar nenhuma informação. E diferente de outros procedimentos relacionados aos funcionários, erros no preenchimento dos detalhes, seja da gerência ou dos próprios colaboradores, podem gerar falhas de pagamento sentidas imediatamente.

Logo, para evitar esse tipo de situação, é fundamental ter um processo que seja ao mesmo tempo simples de implementar, que permita a revisão dos dados, e por fim finalizá-los para que todos os funcionários sejam devidamente pagos na data estabelecida.

Para fazer o processo corretamente no salão de beleza, confira nossos passos simples para fazer a folha de pagamento corretamente.

1 – Faça toda a folha de pagamento dentro do artigo 464 da CLT

Este é o artigo responsável por regulamentar todas as informações relacionadas ao preenchimento da folha de pagamento. Junto do artigo 225 do Decreto 3048/1999, a folha de pagamento é considerada um documento contábil, operacional e fiscal, necessário tanto para a empresa como o colaborador.

Para ficar claro a importância deles, veja a descrição do artigo 225 abaixo.

Art. 225. A empresa é também obrigada a:
I – preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos;
II – lançar mensalmente em títulos próprios de sua contabilidade, de forma discriminada, os fatos geradores de todas as contribuições, o montante das quantias descontadas, as contribuições da empresa e os totais recolhidos;

2 – Não se esqueça das informações obrigatórias

Fazer a folha de pagamento corretamente exige informações obrigatórias, e que deve ser preenchidas com bastante cuidado. Basicamente, toda folha de pagamento devem constar os seguintes dados.

  • Dados da empresa e/ou do empregador;
  • Dados do profissional, incluindo cargos e funções.
  • Descontos, relacionados a impostos como INSS e FGTS, e outros relacionados a recursos como VT e VR;
  • Dias trabalhados
  • Horas extras trabalhadas, e possíveis adiantamentos;
  • Valor bruto do salário
  • Valor líquido do salário

Detalhes como impostos, benefícios, horas extras e valores bem delimitados de salário bruto e salário mínimo devem ser sempre enfatizados no preenchimento e cobrança por informações corretas, para evitar quaisquer problemas. O ideal é ter um molde pré-pronto da folha de pagamento, garantindo assim que todos os dados estejam preenchidos.

3 – Tenha informações trabalhistas pré-prontas

Detalhes como cargos, descontos tributários, e outras informações relacionadas a categoria, e nosso caso, os salões de beleza, podem ser previamente preenchidos e atualizados conforme as mudanças na própria empresa e na legislação.

Com valores de referência, é possível calcular taxas e outros detalhes importantes relacionados a folha de pagamentos dos funcionários de maneira adequada.

4 – Avalie todas as horas trabalhadas pelos funcionários

Esse fator é crucial sobre como fazer folha de pagamento correta para todos os funcionários.

Para tanto, uma folha de ponto, seja ela física ou digital, deve ser controlada pelo gerente do salão, para garantir que todas as horas sejam pagas corretamente, ou que sejam convertidas em algum outro acordo com o funcionário, como folgas, por exemplo.

O importante é que o funcionário seja pago corretamente pelas horas de trabalho acordadas em contrato.

5 – Apresente o recibo de pagamento ao colaborador

Com tudo finalizado, e correto, entregue os recibos de pagamentos aos funcionários. Aqui, é muito importante que todos os profissionais estejam cientes dos valores, para que eles sejam contestados ou não.

Conte com o Sistema Graces para receber outras diversas dicas para o gerenciamento do seu salão de beleza! Por exemplo: trouxemos uma nova solução para os gestores de salão de beleza que buscam facilitar não só o controle de pagamentos, como tornar a vida dos clientes e dos funcionários mais prática.

Nos acompanhe

Quer receber mais novidades ?

Preencha os campos abaixo e receba tudo em primeira mão.