Franquia de beleza ou salão de marca própria? Conheça as modalidades de negócio

  • 17 de abril de 2019
  • Blog

Franquia e negócio próprio, embora sejam caminhos distintos, nem sempre são escolhas. Normalmente, esses dois caminhos surgem como oportunidades, que podem ser ou não seguidas, de acordo com as decisões tomadas.

Essas decisões não são fáceis e podem comprometer toda uma carreira. Contudo, é necessário se analisar as prioridades, as possibilidades, modalidades de negócio e principalmente as ambições e metas do profissional.

Para se tomar a decisão certa, é necessário também ter conhecimento de mercado e de administração, é necessário ter ambição sobre controle e também ter disposição para riscos, pois uma decisão desse nível pode ser crucial para o crescimento profissional definitivo ou estabelecimento definitivo em uma vida estável.

 

Possibilidades dentro de uma franquia

Uma franquia de salões de beleza pode abrir uma vasta gama de possibilidades para qualquer profissional cabeleireiro, desde os iniciantes aos mais experientes.

A primeira vantagem de se trabalhar em uma franquia, é o fato de se ter menos responsabilidades. Quando o profissional não é responsável por administrar o negócio, suas preocupações se resumem a realizar o seu trabalho com competência e focar no atendimento individual de cada cliente. Menos responsabilidades dentro de qualquer seguimento significa menos lucro, de fato, mas também significa menos dores de cabeça, menos complicações e mais tempo disponível.

Outra vantagem fica por conta da experiência adquirida, que pode ser levada para toda vida profissional, independente do segmento. Trabalhar em uma franquia de respeito é uma experiência valida no momento que se procura novas carreiras, é um ponto a mais no currículo de qualquer profissional.

O próprio trabalho dentro da franquia é mais fácil, pois o profissional não tem a obrigação de ter que administrar equipamentos e produtos, sendo exigido apenas alguns itens que muitos cabeleireiros e barbeiros preferem ter o seu próprio, como tesouras e maquinas de barbear.

 

Possibilidades em um negócio próprio

Quando o profissional cabeleireiro possui o próprio salão, ele deve considerar certos obstáculos que fazem parte da realidade de um empreendedor, mesmo que existam também algumas vantagens.

Entre os obstáculos está o comprometimento com o negócio próprio. Se por um lado, ser dono do próprio negócio garante uma certa liberdade de planejamento e administração, por outro exige muita responsabilidade, paciência, conhecimento e comprometimento.

O trabalho excessivo pode ser compensado com uma maior renda e maior flexibilidade nos horários e dias de trabalho, já que o dono do empreendimento pode fazer o seu próprio horário, claro que tudo dentro do bom-senso e das lógicas de mercado.

Caso o negócio próprio venha a prosperar e se torne uma franquia de sucesso, o profissional cabelereiro pode deixar de ser dono de um negócio próprio para se tornar um empreendedor de fato, o que pode abrir um oceano de possibilidades.

 

A transição

Uma questão muito importante que deve sempre ser colocada em evidência é o quando fazer a transição de uma franquia para um negócio próprio e vice-versa.

Nesse contexto é necessário avaliar as possibilidades em ambas as situações.

Um negócio próprio que está em crescente pode ser mais oportuno do que a introdução em uma grande franquia, tudo depende da dedicação e ambição do proprietário.

Caso o negócio próprio esteja em baixa, a introdução em uma franquia pode valer a pena. Mesmo com um lucro menor, o profissional pode se dedicar e tentar poupar uma quantia para assim poder iniciar ou dar continuidade em seu próprio negócio se assim desejar.

Claro, existe a opção de se manter dentro da franquia e tentar crescer lá dentro, o que muitas vezes é uma ambição muito maior do que iniciar a própria franquia.

TAGS: administrar | barbearia | empreendimento | franquias | marca própria | negócio próprio | salão de beleza |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *