Outubro rosa no salão de beleza – Confira 5 ações

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Por que o outubro rosa no salão de beleza, é importante?

Em primeiro lugar, é interessante entender porque existe o outubro rosa e o que significa.

Sendo assim, este é um movimento que surgiu nos Estados Unidos a partir de 1997.

Assim, ao decorrer dos anos, diversos países se uniram em prol da conscientização acerca da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Infelizmente, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, sendo que a incidência e mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.

Como resultado, o mês de outubro se tornou um mês de informação e apoio, garantindo que diversas mulheres descobrissem a doença na fase inicial, aumentando as chances de cura e qualidade de vida.

Conforme o Instituto Oncoguia, 95% dos casos diagnosticados no início, têm a possibilidade de cura.

Nesse sentido, prossiga a leitura e saiba como o seu salão pode ajudar a campanha.

O que podemos fazer para o outubro rosa no salão de beleza?

Há diversas formas de você abordar este tema em seu salão, mas saiba que o primeiro passo é orientar o público interno, ou seja, os colaboradores.

O tumor pode se manifestar por meio de um nódulo no seio, surgimento de um “caroço” na axila, alteração na pele da mama com aspecto de casca de laranja ou saída de água ou sangue pelo mamilo.

Portanto, você pode trazer um profissional ou até mesmo uma mulher que já teve a doença para palestrar sobre o tema e compartilhar o seu caso de superação.

Talvez, ensinar a sua equipe a realizar o autoexame pode ser outra estratégia interessante.

Além disso, para promover o outubro rosa no salão de beleza, você pode permitir que os colaboradores tenham folga em determinado dia para que possam realizar os exames.

Conforme a Dra. Fabiana Makdissi, mastologista e líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo Cancer Center, os homens também podem sofrer com o câncer de mama, embora seja algo raro.

Por isso, permita que todos os colaboradores façam os exames, incluindo a mamografia.

E-commerce e Salão de Beleza combinam muito bem hoje em dia. Acontece que, além dos serviços tradicionais dos salões, hoje em dia a opção de compras online se tornou mais do que viável: hoje, ele é o carro chefe para muitos negócios dentro do segmento de beleza.

Mas parece uma questão simples, não é verdade? Criar uma seção própria para vendas online no estoque, organizar os produtos, e garantir que a equipe do e-commerce realize os trabalhos, certo? Mais ou menos… E vamos te mostrar porque.

O que vender no E-commerce de salão de beleza?

Diferente de um salão de beleza tradicional, que até pode ter uma seção de comercialização de produtos, porém mais limitado, um e-commerce do tipo é como investir, virtualmente, em um negócio totalmente novo.

Com isso em mente, a escolha dos produtos deve ser pensada a dedo para que o investimento na empreitada seja feito com a menor margem de erro.

Os custos operacionais de um e-commerce não ficam apenas na montagem de uma loja virtual bem estruturada, com sistemas de segurança, pagamentos, e uma escolha adequada de produtos.

Fatores como o estoque para armazenagem dos produtos, que deve ser separado do uso no salão, sistema de entregas, embalagem, entre outras questões após a compra, tornam os custos grandes o suficiente para que a escolha de produtos gerem o quanto baste de lucros.

Com isso bem definido, vamos para algumas ideias de produtos

Shampoos e Condicionadores

Provavelmente serão os carros-chefe do seu e-commerce de salão de beleza. O que será um diferencial para os interessados em sua loja online são as marcas e as especificações dos produtos, para atender a demanda mais variada. Na mesma categoria, você pode incluir cremes para cabelo, e outros produtos do tipo.

Informando os clientes

Por outro lado, logo após informar a equipe de colaboradores, chegou o momento de conscientizar a clientela.

Dessa forma, você pode investir em materiais informativos sobre o outubro rosa no salão de beleza.

Tal como, dá para fazer parceria com planos de saúde, influenciadores digitais ou até mesmo prefeituras, cedendo o seu salão como um local para a conscientização.

Como resultado, todos os seus esforços devem estar relacionados à campanha.

Isto é, não se limite ao espaço físico.

Trabalhe com conteúdos específicos nas redes sociais, convide especialistas para fazer lives, faça email marketing, use os folders, dentre outros.

Note que diversas são as alternativas, sendo que você deve identificar aquilo que melhor irá informar a sua clientela.

Aqui, o ideal é que você mostre com sinceridade, a sua preocupação com a saúde dos clientes.

Outubro rosa no salão de beleza – Comunicação visual

Provavelmente você sabe que o símbolo da campanha é um laço rosa, mas já considerou fazer uma ação outubro rosa com este símbolo?

Em primeiro lugar, o laço foi feito pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama no ano de 1990.

Mais tarde, os laços se tornaram populares e hoje são usados para enfeitar locais públicos em prol da conscientização.

E além dos laços em lugares públicos, várias cidades passaram a iluminar monumentos públicos com a luz rosa, dando destaque à campanha.

Aqui, note que para trabalhar com o outubro rosa no salão de beleza, é preciso conhecer a história.

Por exemplo, no ano de 2002, o Brasil apresentou sua simpatia à campanha com a iluminação em tom rosado do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista ou Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

Toda esta ideia e história, podem ser trazidas ao seu salão de beleza.

Sendo assim, peça aos funcionários para que usem o uniforme com uma fitinha rosa.

Inclusive, você pode fazer a sexta-feira rosa, em que todos os colaboradores usam roupas ou acessórios de cor rosa, não somente a fitinha.

Bem como, dá para usar os banners, adesivos, placas, totens e é claro, a iluminação rosa na fachada.

Outra opção seria oferecer um mimo para os clientes referente ao outubro rosa no salão de beleza.

Talvez dar uma rosa para cada um que visitar o local?

Como um dono de salão, você sabe exatamente qual a importância da comunicação visual, por isso, lembre-se:

Não se limite somente ao espaço físico.

Invista na mudança temática da logomarca no perfil das redes sociais e use a cor rosa para os posts.

Invista em campanhas de doação

Outra estratégia interessante seria a de investir em promoção relacionada ao outubro rosa no salão de beleza.

Você lembra que no primeiro tópico falamos um pouco sobre o nódulo no seio, “caroço” ou alteração na pele da mama?

Tudo isso pode ser identificado com o autoexame, garantindo que a pessoa entenda quando as mamas estão normais ou não.

Por exemplo, você pode fazer uma parceria com uma ONG ou hospital, em que um dos representantes ensine seus clientes a realizar o autoexame.

Assim, é possível fazer um evento exclusivo, e aqueles que trouxerem mais amigos podem conferir descontos em determinados serviços do salão.

Note que este evento de outubro rosa no salão de beleza não precisa ser limitado, pois abre portas para novas oportunidades.

Dá para fazer parceria com uma empresa que venda produtos temáticos, por exemplo.

Como resultado, parte do dinheiro obtido no evento, pode ser doado para a ONG.

Por outro lado, lembre-se que a doação de cabelo pode ajudar pacientes a passarem pelo tratamento sem tanto impacto na autoestima.

Por isso, outra  ação interessante seria a de fazer parceria com ONG de perucas.

Vamos supor que em um evento, você ofereça cortes pela metade do preço.

Além do seu salão lucrar e ser visto por uma quantidade maior de pessoas, o cabelo pode ser doado para fazer perucas.

Outubro rosa no salão de beleza – Conclusão

Por fim, tenha sempre em mente que o seu salão de beleza pode contribuir grandemente com o outubro rosa, tendo em vista que os serviços são oferecidos pessoalmente.

Portanto, como dica final, priorize a sinceridade em cada uma das suas ações.

Preocupe-se com a clientela e busque desenvolver as melhores campanhas, eventos e descontos para de fato conscientizá-la.

Com estratégias genuínas e verdadeiras, certamente os resultados serão excelentes.

Meta:

O outubro rosa no salão de beleza é uma oportunidade de aumentar as vendas, mas principalmente de conscientizar a todos. Conheça as melhores ações.

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