Lidando com menores de idade em um salão de beleza

  • 18 de março de 2020
  • Blog

Salões de beleza possuem planos de ação e de investimentos voltados para um público essencialmente adulto. Também existem ideias para o público infantil, incluindo salões próprios para eles, mas existe uma questão que deve ser voltada para os salões “principais”: como lidar com menores de idade em um salão de beleza?

 

Isso inclui não apenas os pequenos, mas adolescentes também. Em um ambiente que traz um pouco de relaxamento, inclusive passando várias horas, pode ser propício para a presença de jovens de várias idades. E isso exige cuidados muito importantes no salão.

 

Como lidar com menores de idade em um salão de beleza?

 

É bem simples: trate-os como qualquer cliente quanto ao respeito e atenção nos serviços que eles desejam. Mas com um limite: tal como alguns adultos, jovens podem ser indecisos ou incertos do que desejam, e não estarem satisfeitos mesmo depois de um resultado positivo.

 

E diferente dos adultos, certos pontos não podem ser abordados por serem justamente, jovens. Isso inclui algumas técnicas de tratamento capilar, tratamentos estéticos que só podem ser feitos com a presença do responsável, ou mesmo o consumo de alimentos e bebidas no local.

Criando uma política de trabalho para menores de idade

 

Para essas e outras questões importantes, é muito importante que se crie uma política de trabalho no salão de beleza para lidar com menores de idade. Algumas questões já são definidas previamente no Código de Defesa do Consumidor, e é a partir dele que o salão de beleza também pode estabelecer suas regras.

 

Quanto às regras em si, os profissionais devem ter o tino de agir conforme a própria realidade do mercado, mas alguns pontos devem ser obrigatórios.

 

  • O consumo de bebidas e alimentos dentro do salão deve ser proibido
  • Dependendo da proximidade com escolas e outros estabelecimentos do tipo, evitar a presença de jovens com uniforme escolar sem a presença de responsáveis.
  • Proibir alguns procedimentos de maior risco dentro do salão, ou apenas acompanhado dos responsáveis.

Tenha um pulso firme

 

Lidar com menores de idade é um desafio muito grande, e não pelo gênio deles. Questões legais estão envolvidas, bem como a postura dos próprios donos do salão. Por isso, é importante que exista uma política de trabalho que torne situações do tipo um pouco mais fáceis de lidar.

 

Para que todo esse posicionamento dê certo, respeite as próprias regras. Mais do que mostrar a importância desse ponto aos próprios jovens, que terão o próprio julgamento, você passa confiança a seus responsáveis, e criar um ambiente mais propício a todos.

 

Lidar com menores de idade em um salão de beleza só será realmente problemático se você não tiver a postura confiante na qual eles podem respeitar. O que na prática, não é muito diferente com os clientes adultos. Trabalhe isso com cuidado, e até a próxima!

TAGS: cortes de cabelo | ideias novas | público infantil | salão de beleza | salão de beleza infantil |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *