Como ter autoridade nas redes sociais

Autoridade nas redes sociais

O que é ter autoridade?

Muitas são as definições do dicionário para autoridade. Direito ou poder de mandar, ordenar, decidir e se fazer obedecer; Forma de controle baseado no poder atribuído a determinadas posições ou cargos; Superioridade advinda dessa posição ou cargo.

Porém, uma definição do dicionário nos chama muito a atenção e pode ser relevante para nosso papo hoje:

“Pessoa de reconhecido mérito ou saber em algum ramo de atividade, o que lhe granjeia respeito e credibilidade; dignidade, respeito”.

Ou seja, autoridade é alguém que é reconhecido por saber algo, por deter o conhecimento em alguma área e assim ser respeitado por isso.

Quando falamos principalmente no Marketing Digital, ser autoridade em

algum assunto significa que essa pessoa é reconhecida pelo público por saber, por conhecer muito sobre determinado assunto.

A pessoa que tem autoridade sobre o assunto é sempre procurada para dar direcionamento, opinião ou tirar dúvidas sobre aquilo.

Ser autoridade em algum assunto, em alguma técnica, em alguma área é – sem dúvida alguma – um grande diferencial no mercado. É algo que pode realmente mudar o rumo da carreira de qualquer profissional.

Se você for fazer uma cirurgia do coração, vai procurar qualquer médico, qualquer clínico geral ou vai buscar um cardiologista?

Digamos que você tem um problema em sua empresa, alguma cobrança indevida de impostos, um processo complicado, vai buscar qualquer advogado ou algum que seja autoridade em direito tributário?

Se quiser ser medalhista olímpico em surf, você não vai procurar qualquer personal trainer ou professor de educação física, vai procurar um coach especialista em surf.

Percebe como uma autoridade é sempre a referência, é sempre aquele profissional que buscamos em um momento decisivo, em um momento delicado, onde queremos resolver um problema?

E é claro que esse profissional é sempre mais bem remunerado.

Uma consulta com um clínico geral tem um valor. Com toda certeza, a consulta com um cardiologista renomado, autoridade em cirurgia cardíaca é bem mais caro.

Por isso mesmo, precisamos nos desenvolver para sermos considerados autoridade naquilo que fazemos.

Observe porém que a autoridade não é algo imposto, é algo conquistado.

Então precisamos entender como conquistar, como desenvolver essa autoridade.

Para ser considerado uma autoridade, o profissional precisa ter algumas características importantes:

  1. Formação – todo profissional precisa estudar e estudar sempre! Quanto mais alto for o seu nível de formação, quanto mais horas de estudo e pesquisa você tiver, maior será a visão do mercado sobre a sua autoridade.
  1. Experiência – nenhum profissional, é considerado autoridade sem exercer a profissão. Não estou dizendo que alguém no início da carreira não possa ser competente, ou não conquistar autoridade. Já vi inúmeros profissionais com anos de experiência e sem nenhuma competência. E também já conheci alguns profissionais que, em pouco tempo mostraram toda sua competência e conquistaram o respeito do seu público. Porém é essencial alguma experiência, atrelada às outras características.
  1. Resultados – de nada adianta ter formação e experiência se o profissional não apresentar os resultados do seu trabalho. Hoje em um mercado extremamente competitivo em todas as áreas, para que um profissional realmente se diferencie e seja considerado uma autoridade, ele precisa mostrar os resultados do seu trabalho.

E como fazemos tudo isso nas Redes Sociais?

Há alguns anos atrás, para ser conhecido, reconhecido e identificado como autoridade em algum assunto, o profissional precisava de muitos anos de estudo, trabalho e resultado.

Hoje, com as Redes Sociais, o nível de comunicação mudou tanto que rapidamente um profissional se torna conhecido do seu público, em pouco tempo ele passa a ser reconhecido e fama como autoridade naquele mercado.

O alcance das Redes Sociais tornou possível o alcance diretamente de um profissional ao seu público alvo.

Isso é maravilhoso, pois facilita muito o crescimento e desenvolvimento do mercado. Mas também requer muito mais cuidado por parte dos profissionais.

Veja na prática, quais são os passos importantes para que você seja reconhecido como autoridade por seu público alvo:

  1. Sem dúvida alguma, o primeiro passo é estar presente nas Redes Socias. Você precisa ser visto, estar em uma Rede Social hoje é parte do trabalho de qualquer profissional. Você pode sozinho gerenciar as suas Redes Sociais ou ter um profissional ou empresa que faça isso por você. Mas, é essencial a sua presença.
  1. Ter uma identidade. No mundo das Redes Sociais, somos reconhecidos muito rapidamente por nosso comportamento e precisamos então imprimir a nossa identidade. Usar sempre a mesma paleta de cores, as mesmas fontes e principalmente, ter o cuidado em escolher características que sejam condizentes com a mensagem que queremos transmitir. Por exemplo: se você quer transmitir uma imagem de um profissional calmo, tranquilo, sereno, tradicional, acolhedor, nunca irá usar cores como vermelho, laranja ou amarelo…
  1. Mostrar sua formação. Como já falamos, um profissional que busca ser reconhecido como autoridade em sua área, precisa sempre estudar. E você precisa mostrar isso ao seu público. A cada curso que você participar, cada certificação que alcançar, é muito importante que você comunique ao seu público.
  1. Mostre sua rotina. O seu público quer te ver trabalhando, precisa ver você atendendo, saber como é o seu trabalho, como você desempenha cada atividade do seu dia a dia.
  1. Prova Social – é aqui que você prova a sua autoridade, ê através da Prova Social que você mostra o resultado do seu trabalho. Seja por fotos de antes ou depois ou pelo relato de suas clientes, mostrar o resultado do seu trabalho é o principal passo para você conquistar a autoridade em seu mercado.
  1. Pessoas se conectam com pessoas. Por isso seu público quer saber do seu Life Style. Coisas simples da sua rotina podem te conectar com o seu público. E para que o público te respeite, ele quer te conhecer como pessoa, se sentir próximo. É claro que não precisa fazer da sua Rede Social o seu diário. Não tem que postar TUDO o que acontece no seu dia. Mas alguns detalhes podem te aproximar do seu público. Procure conhecer melhor o público que você quer alcançar, com quem você quer se identificar. Por exemplo: se o público que você quer alcançar é de mulheres que são mães, mostre a sua rotina levando os filhos na escola de vez em quando, por exemplo.

E então, pronta para conquistar a autoridade, ser reconhecida e conquistar um faturamento maior?

Como sua Mentora, eu estou aqui para te ajudar. E te convido para a próxima terça feira, onde vamos falar sobre o Marketing além das Redes Sociais…

Giovana Quini
Giovana Quini

Profa. Ms. Giovana Quini
Mentora e Palestrante
Especialista em Gestão de Pessoas
Apaixonada pelo mundo da beleza

Site: Clube das Empresárias
Instagram: @giovanaquini.oficial

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