Como competir com o atendimento delivery

O mercado da beleza é altamente personalizável e pessoal, capaz de se adequar especialmente a cada necessidade de cada cliente para produzir o resultado específico esperado. Porém, mesmo tendo esse vasto potencial de adaptação, somente nos últimos anos observou-se que havia ali um espaço para aprimorar os serviços e as formas de executá-los mais rápida e efetivamente.

É importante perceber, no entanto, que riscos e oportunidades são diametralmente opostos, e um sempre vêm acompanhado do outro. Com a inovação do mercado estético dos últimos anos, ficou cada vez mais comum a prática de atendimento delivery, praticado por profissionais não vinculados a nenhum salão. Alie essa comodidade e a facilidade na comunicação através da internet e se percebe um grande desafio aos salões: como competir com esse nível de facilidade de atendimento?

Separamos algumas dicas para lidar bem com esse desafio e ter ainda mais tranquilidade para crescer em meio às inovações tecnológicas e mercadológicas. Confira abaixo.

Flexibilize o atendimento
Usando a lógica, conseguimos entender que o que leva um cliente a escolher um atendimento delivery é a praticidade de não ter que sair de casa para conseguir realizar um procedimento estético. Essa evolução não é negativa para ninguém, mas é preciso que os salões se adaptem a essa nova realidade, ou os clientes irão migrar em massa para esse novo modelo.

Para manter o cliente interessado em seu salão, alguns métodos simples podem funcionar, e o primeiro deles é o agendamento flexível. Converse com seus funcionários e entenda quais deles têm maior disponibilidade de horário e a disposição deles para oferecer essa flexibilização. Dessa forma é possível oferecer horários e dias diferenciados aos clientes, facilitando o comparecimento deles.

Venda bem o seu peixe
De nada adianta oferecer horários flexíveis, se o cliente ainda assim não enxergar uma vantagem no seu serviço. Por isso, é importante saber promover o seu salão não só com boas promoções e pacotes de serviços, mas também mostrando ao público a funcionalidade do salão.

Mostre que mais do que serviços variados, seu negócio oferece uma “consultoria completa” de beleza, ressaltando ainda mais os atributos de quem é atendido. Esse tipo de atendimento agrega o sentimento de serviço especializado e só pode ser realizado por uma equipe. Obviamente, esse tipo de atenção só é possível estando em um salão.

Venda bem esse senso de unidade dos seus profissionais, e a percepção do público manterá o salão cheio.

Renda-se se for capaz
Se for possível logística e financeiramente, ofereça também a facilitação com o delivery em alguns serviços que julgar possíveis. Obviamente, para isso é necessário um acordo muito bem costurado com os profissionais que realizarão as visitas, mas nada que impossibilite essa inovação dentro do seu negócio. Unindo as duas modalidades de atendimento, ainda é possível criar um vínculo com o cliente que o traga para dentro do salão eventualmente, fazendo uso dos seus serviços e gerando lucro de todas as formas convenientes.

O segredo de tudo é o equilíbrio, e saber que, mercadologicamente falando, nada é eterno. Cabe a quem administra um negócio analisar, estudar, e saber quando transformar uma ameaça em oportunidade.

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