Como identificar a persona do seu negócio de beleza

persona

A identificação de uma persona era um processo feito por grandes empresas, tendo em vista que somente elas tinham as ferramentas ideais para mapear os clientes.

No entanto, quando consideramos os dias atuais é possível afirmar o seguinte:

Todos podem aplicar algoritmos para analisar os dados de consumidores, pois a informação está em nossas mãos.

Mas para isso, é fundamental o estudo e treinamento de técnicas como a definição da persona do seu negócio.

O que é persona

Primeiro de tudo, cabe mencionar que as personas representam personagens fictícios que são desenvolvidos com base em pesquisas do seu salão de beleza.

Dessa forma, as personas representam os tipos de usuários, sendo uma estratégia que lhe ajuda a compreender as necessidades e comportamentos de cada cliente.

Nesse sentido, é possível afirmar que a persona seria um método de segmentação do mercado baseado no marketing digital.

Exemplo de persona

Para tornar a explicação do termo mais simples, deixe-nos lhe oferecer um exemplo de persona do seu negócio:

Leandra, 27 anos: casada, tem 01 filho e trabalha como gerente de uma loja de roupas, sendo a responsável pela venda de produtos.

Leandra é amante da moda e sempre acompanha as últimas tendências de beleza, além de estar por dentro de todas as novidades no Instagram e Pinterest.

Apesar de ter uma rotina corrida, Leandra consegue otimizar o tempo para cuidar de seu filho, gerenciar a loja e procurar por novos serviços que valorizem a sua beleza.


Como obter informações

Primeiro de tudo, saiba que a persona do seu negócio pode ser identificada com base em dados dos clientes.

Isso significa que você precisa fazer pesquisas para identificar as informações que foram citadas no exemplo do tópico acima.

Portanto, você pode trabalhar com questionários para entender características como:

Idade, gênero, escolaridade, cargo que ocupa, rotina, principais responsabilidades, metas, tipos de informações e quais os principais veículos de comunicação que o consumidor usa.

Também é interessante trabalhar com pontos mais específicos como, por exemplo:

  • Interesses do cliente dentro do setor (o que busca em um salão de beleza);
  • Diferenciais de um salão que fazem com que ele retorne;
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Quem o influencia;
  • Características que não gosta em uma barbearia.

Aliás, uma pergunta interessante seria entender o melhor dia da semana que o consumidor prefere visitar o seu salão ou o que faz com que ele se sinta bonito.

Note que há uma enorme variedade de perguntas que podem ser feitas e você deve selecionar as que apresentarem maior relevância para o seu salão.

Como resultado, você conta com informações como a idade média do seu público alvo ou a rede social predileta, a fim de desenvolver boas estratégias de marketing digital.

Como identificar a persona do seu negócio

Falando de modo geral, como funciona o processo de identificação da persona?

Bom, primeiro de tudo, escolha as pessoas que irão participar da pesquisa e valorize os perfis que sempre interagem com sua marca.

Logo em seguida, estruture o roteiro de perguntas.

Verifique as opções que adicionamos no último tópico e faça um roteiro fluído não composto apenas por perguntas.

O passo final é o de abordagem, em que você deve escrever uma mensagem para apresentar a sua marca e todos os seus objetivos de pesquisa.

E assim como tratamos em nosso conteúdo de Avaliação de Serviços, é interessante oferecer um incentivo ao cliente para que ele participe. Também é ideal que você o agradeça pela participação.

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