O marketing viral é uma técnica que visa desenvolver o interesse do público nos produtos e serviços da sua marca.
Dessa forma, é comum o uso de mensagens que se espalham rapidamente de pessoa para pessoa, garantindo que o próprio usuário compartilhe o seu conteúdo.
Nesse sentido, as técnicas são aplicadas nas redes sociais, sendo que o mais comum é a criação de vídeos surpreendentes e emocionantes que podem ser compartilhados no Twitter, Facebook, Youtube, dentre outros.
No entanto, o marketing viral pode ser uma faca de dois gumes.
Parte do controle está nas mãos dos usuários, incluindo o risco de mensagens mal interpretadas.
Portanto, é relevante saber lidar com a estratégia a fim de obter o sucesso do seu salão nas redes.
Quais os benefícios em trabalhar com a técnica?
Em primeiro lugar, entenda que o marketing viral é barato, tendo em vista que os usuários fazem partes significativas do trabalho da divulgação da sua marca.
Além disso, o alcance é gigantesco.
Um vídeo viral tem a capacidade de atingir milhões de pessoas, inclusive indivíduos que moram no exterior.
Certamente este tipo de alcance abre portas para novas estratégias para o seu salão de beleza como a de abrir uma filial em outra cidade ou país para atender os clientes obtidos pela internet.
Em terceiro lugar, este tipo de marketing não é invasivo porque o próprio usuário toma a decisão de compartilhar o conteúdo ou participar da campanha.
Por fim, se você de fato acerta o alvo e trabalha de forma criativa, dá para desenvolver uma conexão pessoal com o público e assim, aumentar as vendas.
Como trabalhar com o marketing viral e aumentar as vendas do salão
Uma das principais estratégias para evitar que o usuário ignore a sua campanha é trabalhar com um elemento visual em seu conteúdo de marketing, como as cores chamativas e fotos.
Também é importante trabalhar com mensagens que sejam instantaneamente traduzidas como engraçadas, inspiradoras ou identificáveis.
Sejam os vídeos no TikTok ou Reels do Instagram, tenha em mente que você deve se adaptar às mudanças de consumo de mídia.
Como segunda técnica do marketing viral, priorize a interação com o público.
No mínimo, seu conteúdo precisa incluir algum tipo de call to action (CTA), indicando o que o usuário deve fazer depois de ver a campanha.
Por exemplo, caso você compartilhe um vídeo no TikTok com dicas de um penteado simples, encoraje o público a criar seu próprio conteúdo mostrando como eles fizeram o penteado.
Por outro lado, saiba que os clientes são fortemente motivados por como se sentem, portanto, crie campanhas que gerem uma resposta emocional.
A propaganda do Itaú com a Fernanda Montenegro e a bebê Alice foi uma aula para quem tiver dúvidas de como criar uma campanha que gere resposta emocional no público através do marketing viral.
Em apenas quatro dias, foram mais de 4,5 milhões de visualizações, sendo que o acesso foi de forma orgânica.