Na internet, você pode encontrar praticamente de tudo, com uma variedade de detalhes interessantes, mas que são ao mesmo tempo perigosos. Isto é, por um lado, você tem mais autonomia para fazer tudo à sua maneira. Por outro, os riscos que essas mesmas informações causam quando não há uma filtragem é igualmente perigoso.
E não há exemplo melhor para esse questionamento como os tutoriais na internet. Os tutoriais são bem populares hoje em dia, em todos os segmentos. Para quem busca por praticidade e economia para vários processos, os milhares de vídeos e textos disponíveis na web facilitam essas necessidades.
Nos salões de beleza, isso poderia ser prejudicial? Em um primeiro momento, poderíamos dizer que sim, mas vamos um pouquinho além. Com o direcionamento certo, ele pode se transformar em uma vantagem.
Quais os riscos dos tutoriais de internet para os salões?
Se precisamos pontuar os “riscos” para o salão, o principal deles seria a realização por conta própria. Em uma pesquisa lançada pelo Instituto Sophia Mind, 88% das mulheres pesquisam por informações do segmento de beleza por conta própria.
As razões são várias. Conhecer em detalhes como funcionam esses processos, como fazê-los em casa, sugestões para buscar o salão… É por essa razão que colocamos as aspas mais acima nos riscos.
Por um lado, essa pesquisa e autonomias, que não dependem mais de um salão, poderia causar a diminuição no número de clientes. Isso sem contar o nível de exigência, uma vez que elas chegariam muito mais informadas antes mesmo do primeiro atendimento.
Por outro, elas podem representar mais uma oportunidade para o seu salão.
Como os salões podem aproveitar as oportunidades com os tutoriais de internet?
Existem alguns pontos importantes que um salão de beleza pode aproveitar com a internet. Mais do que ter uma presença online nas redes sociais, que tal o próprio salão oferecer esses tutoriais tão visados?
Com as informações vindas diretamente de profissionais, e passadas com mais clareza, é possível trazer muitas vantagens para o salão. Veja algumas abaixo.
- Maior autoridade para o salão de beleza – Ser um salão de referência em sua região é uma das metas para ter mais clientes. Na web, isso pode ser conseguido ao entregar tutoriais, bem como um conteúdo em geral bem informado e conciso. Traga informações claras em vídeos curtos, e o alcance é garantido.
- Relacionamentos mais diretos – Tutoriais de internet, embora mais “frios” em informações, não deixam de trazer um pouco da história e experiência de quem escreve. Mostrar isso através dos materiais com certeza traz mais credibilidade para o salão, e aumenta a referência dos profissionais presentes neles.
- Desmente os mitos e esclarece pontos – Tem muitos tutoriais que não levam em conta uma série de detalhes, que sem a devida conscientização pode levar os espectadores a correr riscos desnecessários. Um salão de beleza que informa isso de maneira segura em seus tutoriais ganha ainda mais em credibilidade.
A tendência dos tutoriais na internet para os salões de beleza é prejudicial apenas se não souber como utilizá-la.
Use como uma oportunidade de negócios, e se seu salão crescerá ainda mais.