Negócio próprio x franquia- Vantagens e desvantagens

  • 3 de abril de 2019
  • Blog

Amplamente desenvolvida nos últimos vinte anos, a franquia comercial ainda tem um futuro brilhante pela frente. Existem muitas franquias comerciais para cabeleireiros que comercialmente têm declinado sistemas adaptados a diferentes públicos, rápidos e de baixo custo.

Se aderir a uma franquia comercial oferece muitos benefícios, muitas vezes é difícil deixar a rede para recuperar sua independência e sua liberdade. Contudo, alguns questionamentos podem ficar pairando sobre a cabeça de quem optar por abandonar uma franquia e se dedicar ao próprio negócio: Qual o futuro para o salão depois da franquia? Como manter o dinamismo e o nível de qualidade?

 

As vantagens da franquia:

A franquia oferece um ambiente pronto para se trabalhar, em compensação, existe a perda da identidade corporativa e existe uma taxa mensal fixa ou proporcional ao volume de negócios, existem também alguns processos que podem ser exigidos por uma franquia, como a formação interna, processos de desenvolvimento, descontos em um fabricante de produtos, entre outras coisas.

Inicialmente, muitos cabeleireiros optam pela franquia para desenvolver seu salão com suporte de qualidade, guardando o dinheiro que é recebido e acumulando para futuramente montar seu próprio negócio.

 

Quais soluções após a franquia?

Uma vez que o contrato com franquia é quebrado, independente dos motivos, que podem ter relação com a opção de escolha do funcionário ou da empresa, é necessário realizar algumas etapas para se alcançar tal objetivo.

A primeira coisa a se fazer é remover o sinal e todos os visuais referentes à marca. Um retorno à sua própria identidade deve ser preparado: definir o nome do seu salão, definir um logotipo, imprimir cartões de visita, criar seu próprio site e mais importante, assegurar a continuidade de profissionalismo estabelecido pela franquia anterior.

O problema mais encontrado é o monitoramento de processos de qualidade para manter esse alto nível de qualidade. Além disso, você precisa encontrar parceiros de qualidade para vários suprimentos, como os produtos para os cabelos dos clientes, toalhas, equipamentos, e outros itens, que devem manter os mesmos padrões de qualidade e também de higiene dos tempos de franquia.

 

Uma alternativa à franquia

Para manter este alto nível de qualidade com suporte local, mantendo a sua própria identidade, é possível aderir a serviços turnkey, adaptadas à realidade de seu salão. Após a franquia, é possível chegar a um alto nível de sofisticação, dando ao seu salão uma exclusividade e qualidade de atendimento do mesmo nível da franquia. É possível também que o negócio próprio se torne uma franquia a parte no futuro, mas esse já é um objetivo mais complexo de ser alcançado.

TAGS: barbearia | dicas | Empreendedor | empreendedorismo | empresa de beleza | empresário | s | salão de beleza | sistema de gestão |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *