O que não pode faltar na sua barbearia – Produtos

  • 27 de fevereiro de 2019
  • Blog

As barbearias são um segmento do mercado da beleza que possuem um público bastante característico e direto: Homens interessados em manter a boa aparência. Com o crescimento desse público alvo, o crescimento desse tipo de estabelecimento tornou-se inevitável.

Investir em barbearias se tornou um negócio rentável e uma oportunidade de crescimento lucrativa. Contudo, para começar a investir neste segmento, é necessário antes conhecer o mercado e seus produtos, para dessa forma oferecer o melhor atendimento possível.

Para um dono de barbearia, conhecer produtos é essencial, assim também como o fato de os homens buscarem cada vez mais informações sobre os assuntos que são do seu interesse. Quando um homem se interessa por um assunto, ele costuma buscar todas as informações sobre o assunto, que pode ser relacionado às atividades físicas, à veículos, à esportes, à passatempos, e nos casos dos homens mais vaidosos, corte de cabelo e barba, assim como produtos e cosméticos especiais.

É importante que um barbeiro profissional tenha conhecimento atualizado sobre o mercado da beleza masculina, e os produtos e equipamentos necessários para o atendimento, estando sempre um passo à frente de seus clientes, pois o bom profissional respeita a opinião dos clientes e até escuta as sugestões, mas sempre deve ter autoridade na função que exerce.

Para relembrar os profissionais de tudo o que é necessário para um bom atendimento, selecionamos alguns produtos indispensáveis para um bom atendimento em uma barbearia.

 

Gel de barbear

Quando um homem faz a barba de maneira amadora, costumasse usar a tradicional espuma de barbear, que tem como função amolecer os pelos da barba, de forma que facilite o corte.

Em uma barbearia profissional, o uso de espuma é comum, contudo, é usado apenas quando o objetivo é o barbear completo, ou seja, remoção completa da barba. Como na barbearia é comum os clientes preferirem modelos de barba desenhadas ou apenas aparadas, a espuma não é recomendada, pois ela impede a visão da posição dos pelos, cobrindo toda a área da barba.

Para situações onde a barba será apenas modelada ou aparada, é recomendado o uso do gel de barbear, que tem a mesma função da espuma, mas com uma consistência menos densa e aparência transparente, o que permite uma perfeita visão dos pelos da barba, possibilitando que o barbeiro modele e desenhe a barba com total segurança e clareza.

Como se não fosse o suficiente, o gel para barbear também possui a função hidratante, o que ajuda a não irritar a pele devido a ação da navalha.

 

Xampu para barba:

Mesmo alguns profissionais do ramo da barbearia já podem ter cometido o erro comum de usar xampu de cabelo na barba. Esse não é um equivoco muito incomum, já que na teoria, o xampu para os cabelos teria a mesma reação hidratante na barba. Contudo, os pelos da barba são menos densos e volumosos que os pelos do couro cabeludo, mesmo os pelos de barbas muito grandes, e essa exposição faz com que o xampu aplicado na barba entre em contato direto com a pele, o que pode causar ressecamento da pele e da barba, além também de proporcionar o surgimento de caspas e também a queda dos pelos da barba.

Por esses motivos, é recomendável o uso de um xampu especial, que além de não causar danos à barba e à pele, também possui funções benéficas especificas para a barba, como limpeza e controle de oleosidade, além também de evitar alergias e coceira.  

 

Pomadas especializadas

Um dos produtos mais bem relacionado com a função de babeiro, certamente são as pomadas especializadas em finalização.

Esses produtos tem a função de finalizar peteados e modelagens de barba e bigode, como um gel modelador, deixando a barba e o bigode com um formato especifico, além de dar brilho à modelagem.

Existe uma diversidade considerável de pomadas, que podem variar de acordo com o tipo de barba, de bigode, do comprimento, da densidade, do volume, entre outras características especificas. Sem contar também as ceras que podem causar efeitos diferenciados.

Esses produtos são essenciais também pela sua exclusividade, já que, por mais que não sejam tão difíceis de serem adquiridos por qualquer pessoa que queria usa-la de forma amadora, as pomadas necessitam da habilidade, disponibilidade e experiência do barbeiro, já que só a pomada por si só não terá a mesma eficiência do que quando utilizada por um profissional.

Um barbeiro de respeito deve manter um estoque variado de pomadas, de diferentes tipos e funções, evidentemente, considerando o fato de que o profissional tem a habilidade necessária para usar o material da melhor forma possível.

 

Óleos

Os óleos para barba possuem uma função bastante especifica: Proporcionar à barba uma textura menos áspera e seca, deixando-a mais macia, o que facilita o penteado.

Esses óleos são necessários para suprir a necessidade da barba pela oleosidade da pele. Quando a barba cresce muito, seus pelos acabam ficando distantes da superfície da pele, que proporciona a oleosidade necessária para maciez dos pelos da barba.

Barbas mais compridas, acabam ficando com o pelo mais seco e duro, o que incomoda muitos homens. Ao aplicar o óleo especifico na barba, os fios absorvem o produto, deixando a barba mais macia, além também de proporcionar um efeito hidratante, fortificante e brilhoso.

 

Loções

Estes são produtos que possuem duas funções diferentes, o que define o tipo do produto.

Algumas loções são usadas antes do processo de barbear, o que ajuda para preparar o pelo para o uso da navalha, além de ajudar a pomada na função de amolecer os pelos.

Existem também as loções pós-barba, que acalmam e refrigeram a pele após o processo, prevenindo de possíveis irritações, que podem acontecer devido ao uso da navalha e da máquina de corte.

 

Balm de barba

O balm é um produto com consistência de creme que serve basicamente para alinhar os fios da barba após um processo de desenho ou modelagem.

É feito a partir de óleos essenciais, manteiga de karité, óleo de argan e outras substâncias, e possuem um aroma agradável.

O balm é indispensável para modelagem dos fios, pois corrige os fios mais rebeldes, deixando-os perfeitamente alinhados e fixados, além também de hidratar a pele e os pelos.

O produto proporciona que a modelagem ganhe um aspecto natural, fazendo com que a barba, mesmo as mais volumosas, continue com movimento e aparência natural.

 

O uso de todos esses produtos faz toda a diferença quando se começa em uma barbearia. Claro que com o passar do tempo, e o crescimento do negócio, novos produtos podem ser adquiridos, de forma a profissionalizar ainda mais a qualidade o atendimento, melhorando a qualidade dos serviços prestados.

É importante lembrar que todos esses produtos podem ser encontrados em lojas especializadas em diferentes valores e marcas, que podem diferenciar a qualidade do produto. Portanto, é necessário que o profissional saiba pesquisar os melhores preços e produtos de forma eficiente, para que dessa forma não tenha prejuízos financeiro e também não adquire produtos de qualidades duvidosas.

Apostar nos melhores produtos e equipamentos, mas também nos melhores profissionais, é a chave para o sucesso do negócio.

 

Para mais informações e dicas sobre cabelos, tratamentos e tudo relacionado ao mercado da beleza, não deixe de acessar graces.com.br/blog.

TAGS: barbearia | empreender | gel | pomadas | produtos | xampu |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *